CARRINHO DE COMPRAS

DIAS 22/05/2012 13:42:46
#402473
Boa tarde, nunca fiz um carrinho de compras e preciso fazer um até quinta feira.
Li alguns artigos na internet com relação a carrinho e tudo o que envolve.
Tem artigos que demonstram a criação do carrinho de compras utilizando cookie, profile, session..etc
Minha duvida é bem basica, só quero começar a entender como funciona pra por em pratica.

Independente do que eu vou usar se é com cookie ou profile eu preciso incluir todos os item em um banco de dados, certo?
Digamos que eu tenha uma tabela vendas no meu banco sql.
Nessa tabela venda eu teria 6 campos, nome cliente, endereço do cliente, codigo produto, produto, valor produto, valor total venda.
Se no meu carrinho eu tiver 4 item contendo os 3 campos que vão completar a minha tabela vendas codigo,produto,valor.
Eu teria que fazer 4 ou 5 inclusoes no meu banco de dados?

Agradeço a quem puder me ajuda, a principio que só entender como teria que funcionar.

Obrigado!



AJSO 22/05/2012 22:02:10
#402505
Caro DIAS

A principio isso que descreveu de forma bem simples é o básico.
Tudo o que é colocado no carrinho até a finalização do pedido e o recebimento fica temporariamente armazenado
Você deve neste seu desenvolvimento prever algumas anormalidades que possa ocorrer.
Queda de conexão pelo lado do cliente
Duplicidade de pedido
Metodos de processo de dados efetuado no Banco de Dados.
Segurança das transações e evitando INJECTION

Mão na massa que basicamente é isso com o tempo pode incrementar outras funcionalidades ao seu carrinho.............


Boa Sorte.
SOPRANOSP 18/06/2012 14:33:34
#404380
Amigo
Achei mas facil fazer usando Profile , utilizei um exemplo de um curso de E-COMMERCE ,utilizando C# e as tabelas de SQLMembership que fica bem mais facil gerenciar,caso queira posso disponibilizar um exemplo?
usei para esse site
Brindes Personalizados
MARCELOKROL 18/06/2012 18:44:53
#404417
Dica o nosso guro macoratti

http://www.macoratti.net/07/08/aspn_cp1.htm
http://www.macoratti.net/aspn_ces.htm
http://www.macoratti.net/12/03/aspn_car1.htm

veja se te ajuda ate mais
CHARLESTON10 19/06/2012 10:19:45
#404439
Em minhas aplicações java se para desktop, eu utilizo uma tabela temporária onde o cliente vai armazenar todos os itens de pedido dele.
e ao finalizar é feito um while para pegar todos os itens pedidos e inseridos na tabela de produtos vendidos e os dados da conclusão de venda em outra tabela;

Ex. rápido:

tb_temp (tabela dos itens pedidos - que seria o carrinho de compras)
codigo_venda
codigo_produto
valor
qtde
total

tb_vendas (tabela de conclusão de vendas)
codigo_venda
codigo_cliente
sub_total
total_recebido
etc...

tb_produtos_vendidos (tabela que armazenara todos os itens vendidos)
codigo_venda
codigo_produto
qtde
total
etc..

Ao concluir a venda - é feito uma varredura na tabela temporária, que pega todos os itens do codigo de venda x - e armazena ta tabela de produtos vendidos;
Caso queira ver todos os itens vendidos da venda x - so fazer um select duplo nas duas tabelas vendas e produtos vendidos e retornar os dados.

=]

Acredito que seja a mesma lógica, mas usando outras ferramentas em caso de aplicações web;
espero ter ajudado.
JABA 08/08/2012 20:52:09
#407537
1- Você só irá guardar as informações quando o cliente realmente validar a compra.
Não esqueça de fazer uma transação quando for salvar os itens do pedido, pois não poderá haver perda de informação. Se um item falhar, cancele o pedido na transacao com um roll back.

2- Existe uma outra opção que é guardar as informações do pedido numa tabela temporária do banco de dados. Só que isso afeta o desempenho e não é muito recomendado.

vlw
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas