CHAMAR UMA FUN?ÃO VB.NET DENTRO DE UMA FUN?ÃO JAVA
BOM DIA A TODOS
GOSTARIA DE FAZER UMA CHAMADA DE UMA FUNÇÃO VB.NET OU C# DE DENTRO DE UMA FUNÇÃO JAVASCRIPT ISSO TUDO DENTRO DO ASP.NET.
TIPO ASSIM NO EVENTO
Valor_Ult.Attributes.Add([Ô]onblur[Ô], [Ô]this.className=[ô]CaixaTextoSai[ô];[Ô])
DENTRO DA FUNÇÃO CAIXATEXTOSAI() FAZER A CHAMADA DA FUNÇÃO EM VB.
SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR
DESDE Jà AGRADEÇO A ATENÇÕES DE TODOS.
GOSTARIA DE FAZER UMA CHAMADA DE UMA FUNÇÃO VB.NET OU C# DE DENTRO DE UMA FUNÇÃO JAVASCRIPT ISSO TUDO DENTRO DO ASP.NET.
TIPO ASSIM NO EVENTO
Valor_Ult.Attributes.Add([Ô]onblur[Ô], [Ô]this.className=[ô]CaixaTextoSai[ô];[Ô])
DENTRO DA FUNÇÃO CAIXATEXTOSAI() FAZER A CHAMADA DA FUNÇÃO EM VB.
SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR
DESDE Jà AGRADEÇO A ATENÇÕES DE TODOS.
Para entender isso, primeiro vamos supor que eu tenha um arquivo js no meu projeto, chamado: [Ô][txt-color=#0000f0]scripts.js[/txt-color][Ô], dentro de uma pasta chamada [Ô][txt-color=#0000f0]scripts[/txt-color][Ô];
no source da página (ou seja, no HTML), colocamos uma vinculação da página ao arquivo javascript externo:
Acima temos:
[txt-color=#0000f0]<script[/txt-color] => indica um campo javascript;
[txt-color=#0000f0]src=[Ô]../scripts/scripts.js[Ô][/txt-color] => O caminho que aponta onde está o arquivo externo javascript e o nome do arquivo (Obrigatório);
[txt-color=#0000f0]type=[Ô]text/javascript[Ô][/txt-color] => O tipo do campo (opcional) - O ASP.Net reclama se não coloar mas nunca tive problemas na hora de rodar o programa.
[txt-color=#0000f0]</script>[/txt-color] => Fecha o campo javascript
Agora vamos colocar o código javascript dentro da arquivo scripts.js
Acima criamos um função (function) com o nome [Ô]chamaAlerta[Ô] que espera um parâmetro (message) e exibirá uma messageBox com a mensagem do parâmetro.
Para chamar uma função javascript pelo codeBehind:
Acima
[txt-color=#0000f0]ScriptManager[/txt-color] => cria um registro de uma função javascript no html da página;
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color] => o próprio code behind que está chamando o ScriptManager;
[txt-color=#0000f0]Me.GetType()[/txt-color] => O tipo de objeto que está chamando o ScriptManager;
[txt-color=#0000f0]funcaoQualQuer [/txt-color]=> Um nome para sua função. Pode ser o nome que você quiser: [txt-color=#e80000][Ô]pirulito[Ô][/txt-color], [txt-color=#e80000][Ô]XLTO[Ô][/txt-color], [txt-color=#e80000][Ô]balaDeChocolate[Ô][/txt-color], etc... O que você precisa entender é que esta função não é e nem é o nome da função [Ô][txt-color=#0000f0]chamaAlerta[/txt-color][Ô], ela será criada dinamicamente para chamar a função [Ô][txt-color=#0000f0]chamaAlerta[/txt-color][Ô];
[txt-color=#0000f0]chamaAlerta([ô]esta é a mensagem que eu enviei do code behind[ô]);[/txt-color] => Esta é a função que será chamada no arquivo externo javascript com a mensagem que eu quero exibir para o usuário (Tem que terminar com [txt-color=#0000f0]();[/txt-color], mesmo que não tenha parâmetros).
[txt-color=#0000f0]True [/txt-color]=> Parâmetro que indica se o ASP irá criar ou não as tags javascript obrigatórias.
Na prática, ASP vai criar isto no HTML da página, incluindo as tags obrigatórias (que não vou colocar aqui):
[txt-color=#0000f0]Aqui tem um bom exemplo de uso do ScriptManager[/txt-color]
Trabalhar com arquivos externos é a melhor prática para se trabalhar com ASP.NET. Evite colocar seus códigos javascript dentro do HTML da página.
no source da página (ou seja, no HTML), colocamos uma vinculação da página ao arquivo javascript externo:
<script src=[txt-color=#e80000][Ô]../scripts/scripts.js[Ô][/txt-color] type=[txt-color=#e80000][Ô]text/javascript[Ô][/txt-color]></script>
Acima temos:
[txt-color=#0000f0]<script[/txt-color] => indica um campo javascript;
[txt-color=#0000f0]src=[Ô]../scripts/scripts.js[Ô][/txt-color] => O caminho que aponta onde está o arquivo externo javascript e o nome do arquivo (Obrigatório);
[txt-color=#0000f0]type=[Ô]text/javascript[Ô][/txt-color] => O tipo do campo (opcional) - O ASP.Net reclama se não coloar mas nunca tive problemas na hora de rodar o programa.
[txt-color=#0000f0]</script>[/txt-color] => Fecha o campo javascript
Agora vamos colocar o código javascript dentro da arquivo scripts.js
[txt-color=#0000f0]function[/txt-color] chamaAlerta(mensagem){
alert(mensagem);
}
Acima criamos um função (function) com o nome [Ô]chamaAlerta[Ô] que espera um parâmetro (message) e exibirá uma messageBox com a mensagem do parâmetro.
Para chamar uma função javascript pelo codeBehind:
ScriptManager.RegisterStartUpScript([txt-color=#0000f0]Me[/txt-color],[txt-color=#0000f0] Me[/txt-color].GetType(), [txt-color=#e80000][Ô]funcaoQualQuer[Ô][/txt-color], [txt-color=#e80000][Ô]chamaAlerta([ô]esta é a mensagem que eu enviei do code behind[ô]);[/txt-color][Ô],[txt-color=#0000f0]True[/txt-color])
Acima
[txt-color=#0000f0]ScriptManager[/txt-color] => cria um registro de uma função javascript no html da página;
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color] => o próprio code behind que está chamando o ScriptManager;
[txt-color=#0000f0]Me.GetType()[/txt-color] => O tipo de objeto que está chamando o ScriptManager;
[txt-color=#0000f0]funcaoQualQuer [/txt-color]=> Um nome para sua função. Pode ser o nome que você quiser: [txt-color=#e80000][Ô]pirulito[Ô][/txt-color], [txt-color=#e80000][Ô]XLTO[Ô][/txt-color], [txt-color=#e80000][Ô]balaDeChocolate[Ô][/txt-color], etc... O que você precisa entender é que esta função não é e nem é o nome da função [Ô][txt-color=#0000f0]chamaAlerta[/txt-color][Ô], ela será criada dinamicamente para chamar a função [Ô][txt-color=#0000f0]chamaAlerta[/txt-color][Ô];
[txt-color=#0000f0]chamaAlerta([ô]esta é a mensagem que eu enviei do code behind[ô]);[/txt-color] => Esta é a função que será chamada no arquivo externo javascript com a mensagem que eu quero exibir para o usuário (Tem que terminar com [txt-color=#0000f0]();[/txt-color], mesmo que não tenha parâmetros).
[txt-color=#0000f0]True [/txt-color]=> Parâmetro que indica se o ASP irá criar ou não as tags javascript obrigatórias.
Na prática, ASP vai criar isto no HTML da página, incluindo as tags obrigatórias (que não vou colocar aqui):
[txt-color=#0000f0]funcion [/txt-color]funcaoQualquer([ô]esta é a mensagem que eu enviei do code behind[ô]){
chamaAlert([ô]esta é a mensagem que eu enviei do code behind[ô]);
}
[txt-color=#0000f0]Aqui tem um bom exemplo de uso do ScriptManager[/txt-color]
Trabalhar com arquivos externos é a melhor prática para se trabalhar com ASP.NET. Evite colocar seus códigos javascript dentro do HTML da página.
PEGUDO NAO SEI SE ME EXPRESSEI DIREITO, MAS ISSO QUE VC ME PASSOU E CHAMAR UMA FUNÇÃO JAVASCRIPT DENTRO DE UMA DE VB.NET O QUE EU QUERO E CHAMAR UMA DE VB.NET DENTRO DE UMA DE JAVASCRIPT.
Cara,
Este tipo de programação eu não faço.
Prefiro mil vezes usar javascript e WebService para chamar códigos no code Behind, mas aqui tem uns links que podem te ajudar:
[txt-color=#0000f0]CHAMAR CODEBEHIND PELO JAVASCRIPT[/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Calling a code-behind function from JavaScript[/txt-color]
Este tipo de programação eu não faço.
Prefiro mil vezes usar javascript e WebService para chamar códigos no code Behind, mas aqui tem uns links que podem te ajudar:
[txt-color=#0000f0]CHAMAR CODEBEHIND PELO JAVASCRIPT[/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Calling a code-behind function from JavaScript[/txt-color]
muito obrigado
Olá Malac, se fosse no padrao asp net mvc seria muito simples usando ajax. Faria exatamente o que você precisa. Ou seja, uma chamada ajax executando uma funcao qualquer e retornando normalmente um json. O json retornado ai você trata da forma que precisar usando javascript. Não sei o tamanho do seu projeto, mas se estiver no inicio recomendo pesquisar sobre asp net mvc, pra mim é infinitamente mais simples de fazer as coisas.
BOM DIA LAMPIAO, OBRIGADO PELO CONSELHO E SE TIVER COMO VC ME MANDAR UM EXEMPLO OU ALGUNS LINKS PRA MIM DA UMA OLHADA AGRADEÇO
DESDE JA AGRADE SUA ATENÇÃO.
DESDE JA AGRADE SUA ATENÇÃO.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas