CHAVE PRIMARIA E LOGIN DE ACESSO
Fala aê galerão !
Eu estou criando um projeto para o colégio no visual studio 2010, com o banco de dados no access, porém tenho uma dúvida:
Não posso deixar com que o usuário faça um cadastro com um login já existente. Já coloquei login como chave primária no access, porém, quando executo o programa no debug, ele dá erro. A minha ideia é criar um msgbox de erro, e não deixar o usuário cadastrar, informando na caixa de mensagem que o usuário já existe, e que a janela de cadastro volte a ser executada. Alguém pode me dar essa mãozinha ?
Valeu !
Eu estou criando um projeto para o colégio no visual studio 2010, com o banco de dados no access, porém tenho uma dúvida:
Não posso deixar com que o usuário faça um cadastro com um login já existente. Já coloquei login como chave primária no access, porém, quando executo o programa no debug, ele dá erro. A minha ideia é criar um msgbox de erro, e não deixar o usuário cadastrar, informando na caixa de mensagem que o usuário já existe, e que a janela de cadastro volte a ser executada. Alguém pode me dar essa mãozinha ?
Valeu !
José [txt-color=#e80000]ANTÔNIO[/txt-color] de ERIVELTONVGA.
Acorda,procure ler direito.
Acorda,procure ler direito.
kkkkk. Não era bem isso
Coloque um autoincremente na chave primaria, assim nunca irá ter dois registros iguais.
vlw
vlw
Na Hora de cadastra um novo usuário, execute uma pesquisa para saber se o mesmo já existe.
Exemplo:
SeuRecordset.Open [Ô]Select nome from tbl_acesso where nome = [ô] [Ô] & txtusuario.text & [Ô] [ô] [Ô], SuaConexao, adOpenDynamic, adLockOptimistic
if SeuRecordset.eof = True then
[ô]Adiciona novo registro
Else
msgbox [Ô]Usuário já cadastrado![ô] , vbApplicationModal + vbExclamation, [Ô]Atenção![Ô]
End if
Exemplo:
SeuRecordset.Open [Ô]Select nome from tbl_acesso where nome = [ô] [Ô] & txtusuario.text & [Ô] [ô] [Ô], SuaConexao, adOpenDynamic, adLockOptimistic
if SeuRecordset.eof = True then
[ô]Adiciona novo registro
Else
msgbox [Ô]Usuário já cadastrado![ô] , vbApplicationModal + vbExclamation, [Ô]Atenção![Ô]
End if
Show VELDRAME... Mas eu só tenho uma dúvida (Que pode ser meio idiota >< sou iniciante): O item [Ô]SeuRecordset[Ô] seria o nome do banco de dados, assim como minha conexão ?
@Edit: Tentei procurar as funções dos comandos [Ô]adOpenDynamic, adLockOptimistic[Ô] mas não consegui entender... eles estão acusando erro, o que eu faço ?
@Edit: Tentei procurar as funções dos comandos [Ô]adOpenDynamic, adLockOptimistic[Ô] mas não consegui entender... eles estão acusando erro, o que eu faço ?
O que o VELDRAME escreveu significa,sua tabela,porém isto é do vb6.
Você está desenvolvendo em vb2010.Isto também pode ser feito em
vb2010 porém vai ter que adicionar a referência ADO em seu projeto
e fica um pouco diferente do vb6.
Você está desenvolvendo em vb2010.Isto também pode ser feito em
vb2010 porém vai ter que adicionar a referência ADO em seu projeto
e fica um pouco diferente do vb6.
Primeiro, desculpe ter te passado o exemplo em VB6, li a sua dúvida mas não me toquei que era VB.NET (o tópico é de VB6).
Mas em resumo, faça uma consulta no banco de dados para ver se o nome de usuário já foi cadastrado para outra pessoa.
Mas em resumo, faça uma consulta no banco de dados para ver se o nome de usuário já foi cadastrado para outra pessoa.
Basta aplicar LÓGICA...
Antes de salvar o usuário na tabela do banco, você verifica se o usuário já está cadastrado e em caso positivo, exibe a mensagem [Ô]usuário já cadastrado[Ô]
Antes de salvar o usuário na tabela do banco, você verifica se o usuário já está cadastrado e em caso positivo, exibe a mensagem [Ô]usuário já cadastrado[Ô]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas