CLASSES - APOSTILA

FOXRJ 04/01/2017 20:14:01
#470362
Prezados,

Estou me aprimorando no VB e empaquei nas classes. Pelo que vi (e acho que estou errado), Classes não servem para nada e acabam dando muito mais trabalho do que facilitando a vida.

Calma ... duvido muito que isto seja verdade e até chego a acreditar que elas devam ser um tremendo adianto, mas sou da velhha guarda... tempo de PASCAL com suas Procedures... ... mas queria aprender.

Alguma sugestão de apostila, link no youtube ou coisa parecida que consiga me mostrar como as Classes são úteis e como funcionam?

Abs
KERPLUNK 04/01/2017 21:23:50
#470367
é em C#, mas os vídeos do meu canal mostram exatamente isso. é só uma questão de converter o dialeto, de C# para VB, mas a idéia é a mesma.
JOAOBENEVIDES 04/01/2017 21:47:44
#470371
e posso ti falar viu amigo foxrj e super otimo usar classes eu acomplanhei os video e estou traduzindo todo meu sistema
KERPLUNK 04/01/2017 22:03:30
#470373
Uma maneira simplificada de entender classes e OOP:
Sabe aqueles formulários que você preenche, tipo ficha de emprego, ou qualquer outra, onde os campos já estão prontos? Pois é, aquilo é um template de dados, ou seja, todos os formulários terão mais ou menos os mesmos dados, alguns desses dados serão obrigatórios outros não, bem simples de entender. Vamos imaginar um desses formulários para um cadastro qualquer com os seguintes campos:
- Nome
- Endereço
- Data de nascimento
- Gênero

Essa estrutura de dados. Todos que preencherem esse formulário informarão esses mesmos dados, não há mais nada necessário para o objetivo do formulário. Pode-se dizer tranquilamente que esse formulário é uma classe, com as propriedades Nome, Endereço, Data de Nascimento e Gênero. Cada pessoa que preencher um desses formulário, é uma instância dessa classe com os dados dessa pessoa. A pessoa que preenche, não precisa saber disso, mas quando você arquiva esses formulários, você atribui à cada um deles um número que é sequencial. Esse número é o número de identificação e pode ser considerado uma outra propriedade da classe, adicionado [Ô]Id[Ô] aos campos já existentes no formulário, campo esse que quem preenche é você ao arquivar o formulário preenchido. Com esses dados, tenho certeza que você seria perfeitamente capaz de criar um formulário simples, com esses campos, uma tabela também com esses campos em um banco de dados de sua preferência e fazer um programa funcional, certo? Pois é, ficaria um programa pequeno até, mas se usar OOP, fica ainda menor, mais simples e muito mais rápido, além de ser reutilizável por outras aplicações. Veja os vídeos que passei e vai entender ainda melhor.
NICKOSOFT 05/01/2017 07:33:00
#470384
Nem sendo em OOP tao aprofundado, mas em meus programas onde tem manipulacao de banco de dados direto, faço u a classe so c isso, so c rotinas q manipulam o banco de dados, tem uma de abrir a conexão, tem do crud, de retornar dataset e assim vai, apenas tem q ser functions bem genericas q aceitam todos os parametros q vc precisa enviar e retornam um tipo de dado pra vc trabalhar no form solicitante
Pense q se tiver 200forms no seu programa, todos tem mais alguns varios botoes onde vc abre o banco de dados, manipula dados, e em todo botao vc coloca toda essa rotina de codigo, se vc dispara isso pra classe ja sera uma economia de codigo, e se mudar o banco, vc tem um lugar so pra trabalhar, nao todos os forms.....so pe sar nisso ja vale a pena olhar c carinho pras classes, isso é mais criar em camadas do q qualquer coisa, mas ja vale a pena.....
FOXRJ 05/01/2017 10:58:06
#470390
Tô começando a entender... com a explicação do formulário.... embora para mim.... se tenho os campos e coloco direto no banco de dados... já seria isto...

Vou ver os vídeos.... risos.... quem sabe entra na cabeça do dinossauro aqui....



abs
JABA 05/01/2017 11:39:22
#470392
Faça seu login para responder