CLAUSULA SQL - PARTE 2 - A MISSAO
Boa Tarde, pessoal....
Bom, como já deve ter dado para perceber, eu sou uma negação para elaborar cláusulas SQL. e agora, lá vai mais uma:
Tenho 2 tabelas exatamente iguais, e o que de uma tabela para a outra é o que vai ser gravado nela. Em uma eu gravo somente os Clientes/Fornecedor/Outros. E na outra, eu gravo somente os PossÃveis Clientes.
Agora, uma pergunta: Gostaria de fazer uma cláusula para pegar TODOS os CLIENTES das 2 tabelas e as colocar em ordem alfabética por Razao.
Sei que tem como fazer isso, mas não faço nem idéia. Será que alguem poderá me ajudar???
Bom, como já deve ter dado para perceber, eu sou uma negação para elaborar cláusulas SQL. e agora, lá vai mais uma:
Tenho 2 tabelas exatamente iguais, e o que de uma tabela para a outra é o que vai ser gravado nela. Em uma eu gravo somente os Clientes/Fornecedor/Outros. E na outra, eu gravo somente os PossÃveis Clientes.
Agora, uma pergunta: Gostaria de fazer uma cláusula para pegar TODOS os CLIENTES das 2 tabelas e as colocar em ordem alfabética por Razao.
Sei que tem como fazer isso, mas não faço nem idéia. Será que alguem poderá me ajudar???
Monte dois SELECT's: uma que retorne todos os clientes/fornecedores/outros e a outra consulta que retorne todos os possiveis clientes. Estas duas consultas devem possuir o mesmo número de campos. depois junte as duas consultas com a cláusula UNION .
Porém me surgiu uma grande dúvida:
Porque vc não modelou o teu banco de dados de forma que vc tivesse somente UMA tabela, e a separação entre clientes e possiveis clientes fosse realizada através de um campo POSSIVEL_CLIENTE ( True se não é cliente ainda, False se já é um cliente da empresa de vcs ) ?????????????????
Porém me surgiu uma grande dúvida:
Porque vc não modelou o teu banco de dados de forma que vc tivesse somente UMA tabela, e a separação entre clientes e possiveis clientes fosse realizada através de um campo POSSIVEL_CLIENTE ( True se não é cliente ainda, False se já é um cliente da empresa de vcs ) ?????????????????
O Union funciona assim ( Não tenho como testar , mas é para ser assim ):
SQL1="Select * from Clientes where clientes = 'S' order by Razao "
SQL1 = SQL1 & " UNION "
SQL1 = SQL1 & "Select * from PossivelCliente order by Razao"
Sobre ordenar complicou ... não me vem uma idéia agora de como ordenar isto ...
Mas de qualquer jeito tá muito estranha a modelagem destas tabelas...
Porque, se tu construiu um diagrama ER ( Entidade Relacionamento ) e avaliou ele, deveria perceber que cliente e possÃveis clientes são a mesma entidade, porém o que muda nas duas é o atributo...
Tenho grandes dúvidas se vocês fizeram a melhor opção ...
E porque teria que ter o "P" na frente do código do possÃvel cliente ?
Quem sabe vcs exibiriam um label em vermelhor, por exemplo , para possÃveis clientes ? Ou concatentar um "P" na frente do código toda vez que o cliente for um possÃvel cliente ?
Porque, se tu construiu um diagrama ER ( Entidade Relacionamento ) e avaliou ele, deveria perceber que cliente e possÃveis clientes são a mesma entidade, porém o que muda nas duas é o atributo...
Tenho grandes dúvidas se vocês fizeram a melhor opção ...
E porque teria que ter o "P" na frente do código do possÃvel cliente ?
Quem sabe vcs exibiriam um label em vermelhor, por exemplo , para possÃveis clientes ? Ou concatentar um "P" na frente do código toda vez que o cliente for um possÃvel cliente ?
Que banco de dados vc esta usando aà ?
Sinceramente, continuo achando que foi feita uma má escolha.
A maior prova disto é está consulta que vc está realizando .
Se existe pelo menos 3 tipos básicos de operação:
- Manipular cliente;
- Manipular possivel cliente;
- Alterar de possivel cliente para cliente.
Vc teria que programar para que estas ações estivessem disponiveis só para determinados usuários.
A maior prova disto é está consulta que vc está realizando .
Se existe pelo menos 3 tipos básicos de operação:
- Manipular cliente;
- Manipular possivel cliente;
- Alterar de possivel cliente para cliente.
Vc teria que programar para que estas ações estivessem disponiveis só para determinados usuários.
Que erro ocorreu ?
Vc poderia ajudar também, não é verdade ?
Coloca o banco de dados que vc está usando, o sql que vc usou, o nro e descrição do erro ... [S37][S37][S37]
Vc poderia ajudar também, não é verdade ?
Coloca o banco de dados que vc está usando, o sql que vc usou, o nro e descrição do erro ... [S37][S37][S37]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas