COMECO DE PROJETO

MGALDINO 26/04/2012 13:42:19
#400839

Pessoal boa tarde!

Estou com uma duvida que talvez já tenha sido discutido aqui no fórum, porem não encontrei.
Venho do VB6 e hoje estou com uma oportunidade de construir um projeto usando C#.
Conheço um pouco a linguagem já trabalho com ela no meu atual emprego. Porem para construir um projeto do 0 acho que devo ter uma ajuda a mais.
Antes quando começava um novo projeto, o chute inicial era começa modelando o meu banco de dados, conforme fosse surgindo novas telas adicionava a tabela relacionando com as existentes.
Hoje orientado a objeto e em camadas como devo começar.
Construindo minhas classes modelo antes, depois o base de dados, telas, regras de negocio?
KERPLUNK 26/04/2012 13:59:40
#400841
Resposta escolhida
Comece fazendo o levantamento do que a aplicação deve fazer. Todas as coisas que ela deve controlar e o ambiente em que ela deve rodar. Depois levantamento de necessidades do usuário, se vai usar somente em rede interna ou internet, número de usuários, fluxo de informação e estrutura disponível. À partir daí, você vai poder decidir que tipo de projeto vai ser feito(web ou desktop) e então com base nisso e nas informações sobre as necessidades da aplicação, criar o banco de dados ou mais granulado possível.
Só com isso, já tem aí um bom trabalho, reuniões com usuários, reuniões com business, equipe de infra-estrutura, banco de dados... O começo é bem frustrante porque não se faz nada [Ô]prático[Ô], é tudo conceitual...
MGALDINO 26/04/2012 14:08:02
#400842
Então KERPLUNK!

Algumas coisas ja esta decidido, Base de dados, o aplicativo tem a necessidade de ser Web, o servidor de dados da aplicação! Ja tenho tambem copia do projeto que hoje roda na empresa, e hoje a ideia é uma versão melhorada do que existe e esta em Desktop.
Acho que o conceitual ou melhor a primeira analise com o Cliente já foi feita, sabemos como tem que funcionar, a duvida é mesmo como começar a por a mão na massa!

Por onde começar!
Construindo as Classes inicialmente, será que seria mais viável?
KERPLUNK 26/04/2012 15:05:57
#400845
Bom, se o banco de dados já está modelado COMO ELE DEVE SER, ou seja, certinho mesmo, então sim, comece a fazer o framework da sua aplicação(entidades, DAO, Business Layer) principalmente para a parte do CRUD. Para ter uma idéia de como fazer isso, tem um programinha que eu publiquei esses dias aqui no site que gera pra você todas as classes básicas à partir de um banco de dados(somente SQL por enquanto). Então, se seu banco de dados for SQL e estiver certinho, tente gerar as classes com esse meu programinha, senão, gere as classes do banco de exemplo que está no mesmo programinha e veja como elas ficam.
MGALDINO 26/04/2012 18:24:54
#400868
Então resumindo KERPLUNK.

Partes para iniciar um projeto.

1° - Levantamento de requisitos, Analise de Ambientes. -----> Levantar dados basicos de como o projeto vai funcionar.
2° - Modelagem da Base de Dados ----> Criar Meu banco de dados
3° - Classe Básica... entidades, DAO, Business Layer ---> Criar Clases Modelos(Atributos, Propriedades, Metodos basicos, Framework)
4° - Criar minhas classe de Negocio -----> Logica do Sistema
5° - E por Fim a de Apresentação -----> WebForm interação com o Cliente.

Seria esses passos a seguir para um desenvolvimento ao menos parcialmente correto???


Obrigado mais uma vez pela ajuda!
KERPLUNK 26/04/2012 18:30:58
#400870
Sim, a grosso modo é isso mesmo, existem pequenos detalhes em cada um desses passos, mas é basicamente isso aí sim!
MGALDINO 26/04/2012 19:01:53
#400874
Valeu Obrigado pelo retorno!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas