COMISSAO DE PEDIDOS

SOUZA 13/03/2011 19:16:02
#367913
Pessoal a um tempo atraz tive um topico onde o cliente queria a tela de pedidos dele = a tela do sistema mas eram muitos campos e utrapassava quantidade de componentes tanto no vb quanto no access pois eram 20 linhas que so a grade de numeracao da mais de 200 campos entao o que fiz pra resolver fiz um lancamento pra cada linha ou seja cada produto que ele vender com grade vai registras quantas vezes forem com o mesmo numero de pedido mas com o codigo da venda auto numerativo entao ai começa a dor de cabeça tambem pois nao sei se lanço a comissao pedido a pedido ou junto tudo em uma só ou crio um relatorio trazendo os dados e entao ele entra com a % da comissao alguem tem ideia pra resolver isso ?
NETMANIA 13/03/2011 22:34:11
#367916
No sistema que desenvolvi, eu armazenava na parte dos pedidos (no meu caso, na tabela onde ficavam as informações básicas) o percentual da comissão que o vendedor iria receber pela venda. Depois era só pegar o relatório e retornava o valor da venda e o percentual da comissão.

Qual é a vantagem neste caso? Se a qualquer o momento o dono da loja quiser mudar o percentual que o vendedor terá sobre a venda, o percentual passado já estará calculado, quando este percentual for alterado, assumirá o novo valor.
SOUZA 13/03/2011 23:32:34
#367917
mas em qual cituaçao vc define a % da comissao na propria tela de pedido ou um tabela ja definida ?
NETMANIA 14/03/2011 09:14:15
#367920
Resposta escolhida
No caso do sistema de desenvolvi, este era um parâmetro que o administrador definia no sistema.
FEDERHEN 14/03/2011 09:21:13
#367922
O meu lançamento de pedidos tem um form principal para lançar os dados gerais do pedido, como numero, cliente, representante, etc... Se o seu caso for de comissão a nível de pedido, este campo também ficaria neste form.

Alem dos campos acima, tem tambem um msflexgrid para armazenar as linhas de pedido e tres botões: Incluir linha, Alterar linha e Excluir linha. Os botões acionam um form modal para manipular os dados da linha de pedido, como código de produto, quantidade, preço unitário, desconto, e se o seu caso for de comisão diferenciada por produto, o campo comisão ficaria neste form. Um dos botões deste form é OK para confirmar a inclusão e adicionar uma linha no msflexgrid ou para alteração e alterar uma linha no msflexgrid.
O botão excluir apenas remove linhas de pedido do msflexgrid.

Os dados são salvos somente pelo form principal, armazenando os dados gerais do pedido numa tabela chamada PEDIDOS e armazenando os dados da linha de pedido em uma tabela chamada PEDIDOSLINHAS. Para fazer a atualização das linhas de pedido eu faço a exclusão de dos os registros de linha de pedido que são o numero de pedido em questão e depois faço um insert de todos os itens do msflexgrid.

Espero que tenha ajudado...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas