COMO CRIAR UM SISTEMA DE PONTUA?ÃO?
Estava precisando de um sistema que lesse a resposta correta e caso o usuario chegasse a uma quantidade minima de pontos, ele executaria outra função, como por exemplo abrir outra página!
alguma ideia de como fazer ?
Há duas perguntas básicas para a construção de um sistema:
1) O que fazer.
Definir o que se quer fazer, você já fez.
2) Como fazer.
Que é a sua pergunta.
Para responder a sua pergunta, será necessário apresentar a lógica e o algorÃtimo para você. Mas isto dificilmente você encontrará aqui. Quando tiver um problema com seu código fonte, poderá publicar seu trecho de código com problema que os colegas vão te ajudar.
De qualquer forma, a ideia seria: crie uma variável de totalização de pontos. Sempre que uma resposta for correta, some na variável a quantidade de pontos que a pergunta vale. No final do procedimento de entrada de dados (respostas do usuário), verifique se a pontuação mÃnima foi atingida. Se sim, executa outra função, se não foi atingida a pontuação mÃnima, faça outra coisa, como dar uma mensagem para o usuário, por exemplo.
Citação:Há duas perguntas básicas para a construção de um sistema:
1) O que fazer.
Definir o que se quer fazer, você já fez.
2) Como fazer.
Que é a sua pergunta.
Para responder a sua pergunta, será necessário apresentar a lógica e o algorÃtimo para você. Mas isto dificilmente você encontrará aqui. Quando tiver um problema com seu código fonte, poderá publicar seu trecho de código com problema que os colegas vão te ajudar.
De qualquer forma, a ideia seria: crie uma variável de totalização de pontos. Sempre que uma resposta for correta, some na variável a quantidade de pontos que a pergunta vale. No final do procedimento de entrada de dados (respostas do usuário), verifique se a pontuação mÃnima foi atingida. Se sim, executa outra função, se não foi atingida a pontuação mÃnima, faça outra coisa, como dar uma mensagem para o usuário, por exemplo.
Euzébio Cruz
Criciúma - SC
SINCLAIR,
Admiro sua didática, queria responder algo igual mas não conseguia, por isso que comecei como professor e desisti, fiquei só programando mesmo.
Então, acho que o programador tem que colocar em pratica sua habilidade para criar, depois erro na codificação agente ajuda, saber criar e sair de enrosco o programador deve ter por natureza, caso contrario não tem aptidão.
Citação::
GGSD,
Há duas perguntas básicas para a construção de um sistema:
1) O que fazer.
Definir o que se quer fazer, você já fez.
2) Como fazer.
Que é a sua pergunta.
Para responder a sua pergunta, será necessário apresentar a lógica e o algorÃtimo para você. Mas isto dificilmente você encontrará aqui. Quando tiver um problema com seu código fonte, poderá publicar seu trecho de código com problema que os colegas vão te ajudar.
De qualquer forma, a ideia seria: crie uma variável de totalização de pontos. Sempre que uma resposta for correta, some na variável a quantidade de pontos que a pergunta vale. No final do procedimento de entrada de dados (respostas do usuário), verifique se a pontuação mÃnima foi atingida. Se sim, executa outra função, se não foi atingida a pontuação mÃnima, faça outra coisa, como dar uma mensagem para o usuário, por exemplo.
Ent~ao , a [ô]logica[ô] eu sei, só não sei como aplicar, por em pratica.
As variáveis coloco no próprio Form ? pois se for, não estou conseguindo, poderia me orientar ?
de qualquer formar obrigado.
Citação:
SINCLAIR,
Admiro sua didática, queria responder algo igual mas não conseguia, por isso que comecei como professor e desisti, fiquei só programando mesmo.
Então, acho que o programador tem que colocar em pratica sua habilidade para criar, depois erro na codificação agente ajuda, saber criar e sair de enrosco o programador deve ter por natureza, caso contrario não tem aptidão.
Obrigado por seu apoio!
Fui professor por alguns anos. Tive bons alunos, mas eram uma pequena minoria, em escola pública. A maioria só queria baderna, bagunça. Um certo dia, com excessão de 3 alunos, fizeram uma algazarra generalizada porque era sexta-feira e iriam para baile posteriormente. Algumas moças (16 a 19 anos) recusaram-se a voltar para suas carteiras e ficavam rebolando nos corredores, provocativamente de forma sensual, para os rapazes.
Chamei as mães e pais para conversar. Fui taxado de sexista, que não dava liberdade para as mulheres. No dia seguinte fui até a direção e me demiti.
Em escola particular a conversa era outra. Tinha alunos que diziam [Ô]meu pai paga teu salário[Ô] eu rebatia dizendo que ele não aproveitava bem o que o pai dele estava pagando. E quando chamava os pais para conversar, toma sermão de meia-hora dos pais, na frente do diretor e professor. O que tive de experiência como professor é que escola pública é local para [Ô]encontros sociais[Ô] e não para estudos. Com algumas exceções. Dentre aquelas alunas que não ficavam dançando funk nos corredores, estava uma que hoje é chefe do corpo de enfermagem do principal hospital da cidade. As outras, pouco tive notÃcias, mas uma delas sei que está com uma penca de filhos, morando na região do trilhos (área de tráfico de drogas, aqui na cidade).
Bem, desculpe colega NILSONTRES e colega GGSD que abriu o tópico, porque sai do foco do tópico, mas é que a colocação do colega NILSONTRES me fez viajar no tempo.
GGSD
Lamentavelmente não tenho como te auxiliar, porque não conheces ainda o mais básico de variáveis, que é o escopo.
Eu poderia te ajudar, se um curso estivesse em andamento, mas não é o caso.
Recomendo, contudo, que primeiramente faça um curso de algorÃtimos, em seguida, um curso da sua linguagem de programação favorita.
Pelo que você expõe, lhe falta conhecimento técnico sobre a linguagem de programação a ser utilizada e, cabe dizer, o foco do VBMania é de auxÃlio, não de curso.
Mas, pesquisando no Google, encontrás cursos muitos bons (alguns até gratuitos) sobre programação.
Não entenda como má vontade. Minha primeira impressão é de que és um rapaz educado e, sinceramente, quero te ajudar. Mas a ajuda, neste momento, é em forma de orientação do que procurar primeiro. Se eu te ensinar onde colocar as variáveis, estaria te ensinando logaritmos antes de saberes multiplicação. Te confundiria mais do que ajudaria.
Te desejo boa sorte.
Fui professor apenas de vb6 e asp, nem precisaria dizer não é, falta algumas virgulas no meu texto, rsrs.
Quanto ao Tópico, não preciso dizer mais nada, você já disse tudo.
Parabéns.
Citação::
Colega NILSONTRES
SINCLAIR,
Admiro sua didática, queria responder algo igual mas não conseguia, por isso que comecei como professor e desisti, fiquei só programando mesmo.
Então, acho que o programador tem que colocar em pratica sua habilidade para criar, depois erro na codificação agente ajuda, saber criar e sair de enrosco o programador deve ter por natureza, caso contrario não tem aptidão.
Obrigado por seu apoio!
Fui professor por alguns anos. Tive bons alunos, mas eram uma pequena minoria, em escola pública. A maioria só queria baderna, bagunça. Um certo dia, com excessão de 3 alunos, fizeram uma algazarra generalizada porque era sexta-feira e iriam para baile posteriormente. Algumas moças (16 a 19 anos) recusaram-se a voltar para suas carteiras e ficavam rebolando nos corredores, provocativamente de forma sensual, para os rapazes.
Chamei as mães e pais para conversar. Fui taxado de sexista, que não dava liberdade para as mulheres. No dia seguinte fui até a direção e me demiti.
Em escola particular a conversa era outra. Tinha alunos que diziam [Ô]meu pai paga teu salário[Ô] eu rebatia dizendo que ele não aproveitava bem o que o pai dele estava pagando. E quando chamava os pais para conversar, toma sermão de meia-hora dos pais, na frente do diretor e professor. O que tive de experiência como professor é que escola pública é local para [Ô]encontros sociais[Ô] e não para estudos. Com algumas exceções. Dentre aquelas alunas que não ficavam dançando funk nos corredores, estava uma que hoje é chefe do corpo de enfermagem do principal hospital da cidade. As outras, pouco tive notÃcias, mas uma delas sei que está com uma penca de filhos, morando na região do trilhos (área de tráfico de drogas, aqui na cidade).
Bem, desculpe colega NILSONTRES e colega GGSD que abriu o tópico, porque sai do foco do tópico, mas é que a colocação do colega NILSONTRES me fez viajar no tempo.
GGSD
Lamentavelmente não tenho como te auxiliar, porque não conheces ainda o mais básico de variáveis, que é o escopo.
Eu poderia te ajudar, se um curso estivesse em andamento, mas não é o caso.
Recomendo, contudo, que primeiramente faça um curso de algorÃtimos, em seguida, um curso da sua linguagem de programação favorita.
Pelo que você expõe, lhe falta conhecimento técnico sobre a linguagem de programação a ser utilizada e, cabe dizer, o foco do VBMania é de auxÃlio, não de curso.
Mas, pesquisando no Google, encontrás cursos muitos bons (alguns até gratuitos) sobre programação.
Não entenda como má vontade. Minha primeira impressão é de que és um rapaz educado e, sinceramente, quero te ajudar. Mas a ajuda, neste momento, é em forma de orientação do que procurar primeiro. Se eu te ensinar onde colocar as variáveis, estaria te ensinando logaritmos antes de saberes multiplicação. Te confundiria mais do que ajudaria.
Te desejo boa sorte.
Na verdade já tenho uma noção sim! Fiz Linguagem de Programação (C++) na faculdade e tenho algum conhecimento básico em HTML e CSS.
é que sou novo aqui no VB e falta apenas uma noção de onde por determinadas coisas...
Caso possa explicar agradeceria, mas caso contrario irei [Ô]fuçar[Ô] um pouco mais na net.
Deu pra notar que você realmente gosta de ajudar e isso é uma coisa de se admirar!!
E quanto ao elogio obrigado.
então GGSD, não existe uma regra, não existe apenas uma forma de fazer....
vc pode usar variáveis globais, locais, essas ainda separadas em vários grupos....
como o KERPLUNK disse, imagina-se q suas perguntas estão armazenadas em algum local, junto com elas ainda as respostas corretas, se travou no inicio, na questão de variáveis, pode complicar mais ainda na frente.....
faça esse código simplista de tudo e comece a brincar com ele.....veja se entenda o q acontece....
Public Class Form1
Dim contagem As Integer
Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click
contagem += 1
MessageBox.Show(contagem)
End Sub
Private Sub Button2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button2.Click
contagem += 1
MessageBox.Show(contagem)
End Sub
End Class
depois modifique, tente isso
Public Class Form1
Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click
Dim contagem As Integer
contagem += 1
MessageBox.Show(contagem)
End Sub
Private Sub Button2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button2.Click
Dim contagem As Integer
contagem += 1
MessageBox.Show(contagem)
End Sub
End Class
brinque, tente entender.....
Public Class Form1
Dim contagem As Integer
Dim contagem1 As Integer
Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click
contagem += 1
MessageBox.Show(contagem)
End Sub
Private Sub Button2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button2.Click
contagem1 += 1
MessageBox.Show(contagem1)
End Sub
End Class
qnd entender as diferenças em cada caso ai vamos tentar seguir...