COMO FOI A HOMOLOGACAO TEF

JULGADO 05/11/2010 16:40:42
#356751
Bom, essa semana fiz a minha homologação do TEF discado e gostaria de relatar aqui para vocês um pouco de como foi, para que possam entender melhor o processo.

A minha homologação foi toda na software express, o pessoal da sevenpdv vai pra lá fazer os testes da visa e amex com você.
Os homologadores das duas empresas são gente boa sim, o pessoal fica ai falando que eles são estressados, que fazem uns testes estranhos, mais não é, eles só fazem o que o roteiro esta mandando fazer, existem testes de desligamento em varios pontos, nao adianta voce discutir com ele que o teste especifico que ele fez não esta explicito no roteiro, pq a partir do momento que vc recebe a informação de que a transação foi aceita, vc deve tratar TODO e qualquer problema que haja (queda de energia do micro ou da impressora, travamento de teclado e mouse...). Entenda que o homologador, assim como vc, so esta cumprindo o trabalho dele, e se vc nao cumprir o seu vc ta reprovado e pronto, não tem muito o que falar, entao ou voce faz o que ele ta pedindo pra arrumar, ou pode juntar as coisas e ir embora e tentar uma proxima vez, nao se preocupe também pois no final eles dão tempo de voce corrigir caso haja erro.

Faça o teste de pre homologação e o roteiro de homologação que você baixa do proprio site, esse segundo roteiro, o de homologação, salvou minha aplicação pois depois que fiz todos os testes especificos que tem nele eu descobri varios erros no meu sistema, e assim consegui corrigir.

Chegue por volta de umas 8:30, só pra organizar as suas coisas e etc, assim da tempo de vc fazer alguns testes.
Tem duvidas, há outros programadores no local que podem te ajudar, comigo na verdade quem mais me ajudou foi o pessoal que estava testando a minha aplicação, sobre como eu poderia tratar aquele erro e como algumas mensagens deveriam ser exibidas.

Tipos de testes:
Desligar a impressora durante a finalização do cupom (antes da forma de pagamento, durante a execução do comando de finalizar cupom tbm)
Desligar a impressora nos comprovantes TEF
Desligar o micro durante a impressao dos compravantes, ou da finalização do cupom
Teste de teclado: Assim que a AC recebe que a transação foi autorizada, antes dela colocar a forma de pagamento no cupom ate o final da impressao do vinculado, eles vao ficar apertando todas as teclas.
Esperar a mensagem da [Ô]impressora nao responde, tentar novamente[Ô] e clicar enter varias vezes pra saber se vc esta tratando o buffer.

Existe um teste novo, mandaram imprimir um arquivo com umas 900 linhas no relatorio gerencial, isso pois como sabemos, o relatorio gerencial so fica aberto por 1 minuto, neste caso a impressora deveria imprimir, quando estourar o tempo ela fecha o gerencial, abre um novo e continua a impressao, no meu sistema isso aconteceu automaticamente, talvez pq estava usando DLL bem atuais da impressora que eu levei, nao tive problema algum neste teste.

Agora, o mais importante de tudo é você ter total controle sobre a sua aplicação, digo, saber a programação, se nao foi vc quem programou o modulo TEF, nem aparece por la pois vc vai reprovar, ja que nao vai conseguir arrumar os erros.
Outra dica, se for possivel, leve mais alguem com vc, assim pensam juntos.
NLSOLUCOES 05/11/2010 18:22:40
#356754
Resposta escolhida
>
Qual é custo para homologar. E se for reprovado qual é o prazo para evitar pagar novamente. Qual leitor vc utiliza?
<
MARCELOFAZAN 05/11/2010 19:52:05
#356756
Amigo qual o site , e onde posso estar vendo o roteiro ?
mais voce conseguiu homologar ou não ???
JULGADO 05/11/2010 20:22:28
#356757
Olá, respondendo as perguntas:
TEF Discado não tem custo nenhum para Homologar

Sim, eu consegui homologar o meu software.

Usei pinpad da gertec e impressora fiscal bematech 2100

Os roteiros podem ser baixados hein:
http://www.sevenpdv.com.br/new/conteudo/downloads.htm

Esses são os da Seven, vc pode providenciar os outros entrando em contato com as empresas
NLSOLUCOES 05/11/2010 21:11:16
#356759
>
Só digo que Bematech eu descarto até onde eu puder pois é uma empresa que compete diretamente com o desenvolvedor e fortemente. Tiraram até o software de testes emulados, forçando a compra da impressora. Apesar que ainda prefiro testes direto na impressora, mas a Daruma é a melhor em suporte e pré e pós venda ao desenvolvedor.
<
MARCELOFAZAN 05/11/2010 21:21:10
#356760
JULGADO , no caso posso se utiliza tudo da pagina a qual voce citou ,

vi que tem Amex e Visanet e os outros , parece que existem mais bandeiras ?
seria pra cada tipo de estabelicmento uma bandeirinha ?

tipo American Express , Redecard , Hipercard, Mastercard esses não participam ?

tipo , existe a relacao TEF com ECF .........

esse link a qual me passou tem haver com o PAF- ECF ???? as vezes confundo tudo

entendo que ECF é uma maquina de Cupom
e o TEF é transfencia de Cartão de Crédito só que não entendo a questão de ambos andarem juntos para uma homologação

sendo que o registro do PAF - ECF é o mesmo citado ..... ainda depois posto fiscal ?

as vezes fico por dentro do assunto , as vezes confundo tudo , abandonei a ideia de vez por usar Noot e nao conseguir reconhecer nehuma COM1

estou afim de voltar pro Pczão e ver se faço uns testes algo do genero , o emulador da bematech até me viro
e pros cartoes os emuladores estao no link

Caso poder tirar essas informaçoes seria de grande importancia

Obrigado
Abraços
Marcelo
JULGADO 05/11/2010 21:46:33
#356762
Marcelo, as bandeiras dependem do estabelecimento, as vezes um cliente seu so aceita master e visa (cielo), outro aceitam american express, por isso é bom vc homologar na maior quantidade de bandeira possivel, assim o seu sistema atendera uma grande quantidade de clientes.

O ECF anda junto com o TEF, pois as maquinas de PIN PAD nao saem a notinha como as antigas maquinas de PÓS, agora todas as compras efetuadas no cartao de credito tem que sair na impressora fiscal, isso é um requisito pois o PAF exige, vc so pode homologar o PAF se tiver o TEF homologado.

As paginas que eu citei servem como base, vc pode baixar os manuais la e ir efetuando os testes, mas sugiro vc entrar em contato com as empresas e pedir os manuais correspondentes as bandeiras que voce quer homologar.

Eu consegui homologar Visa cielo, Amex, Redecard e Tecban, pretendo voltar depois e homologar o Hypercard que não consegui por falta de tempo, e talvez homologar o TEF Dedicado agora que ja homologuei o TEF Discado.

MARCELOFAZAN 05/11/2010 22:01:19
#356763
JULGADO , obrigado o relato , já estou folhando tudo que é site

mais Sucesso companheiro vc merece

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas