COMO FUNCIONA O DESENVOLVIMENTO EM EQUIPE?

FBUR 10/09/2009 10:10:24
#322466
Bom dia!

Desde que começei a programar sempre desenvolvi softwares sozinho. Quando muito, orientava alguns carinhas que trabalharam aqui na empresa, mas nunca tive vivência com desenvolvimento em grupo, dividindo as responsabilidades.

Outro dia fui fazer uma entrevista e a mmoça me perguntou se eu já tinha trabalhado em equipe. Eu disse que não e ela torceu o nariz me dizendo se eu teria algum problema com isso (?). Eu disse que não. Acho que ela quis dizer no sentido de saber trabalhar em grupo, hierarquia, comunicação, etc.

Mas fiquei me perguntando como seria trabalhar em equipe? Não neste sentido de relacionamento, mas sim como funciona o desenvolvimento em uma empresa de software. Eu sei que depende de cada empresa, de cada equipe, mas devem exitir práticas de desenvolvimento comuns.

Perguntas básicas das básicas:
- Cada um faz um formulário?
- Ou cada um escreve uma função que o programa irá fazer?
- Existe algum setor que faz o lay-out e entrega para outro setor programar?
- Os programadores são munidos de que tipo de informações e documentos para poder programar? Quem passa essas informações e de que forma? Ex: Como o programador recebe as informações de como foi criado o banco de dados (tabelas, relacionamentos, tipo dos campos, etc).
- Como juntar tudo para finalizar o projeto?

Penso que deve existir uma maneira que qualquer programador consiga abrir os formulários de um outro programador e continuar a programar sem se pergutar [Ô]o que que é isso que esse cara escreveu!?[Ô] Existe uma metodologia, como por exemplo a RUP?

[]'s
LEANDRO 10/09/2009 10:19:09
#322468
o Principal para uma Equipe de Desenvolvimento é adotar um PADRÂO, sem ele o Software vai ficar um LIXO,
Agora o restante depende de cada empresa, aonde eu trabalho se programa assim:(VB.NET)

Temos os Forms Padrão com os Botões Incluir,Alterar... ja estão prontos e utilizando Herança para Herdar tudo destes forms
mas como disse Depende de Cada Empresa, porem o Padrão é Essencial.
ASHKATCHUP 10/09/2009 10:22:22
#322470
Bom dia.
Não tenho muita experiência (tenho 18 anos e começei à um ano e meio) porém vou lhe contar como funciona aqui na minha empresa.

A equipe de programação é composta por 10 desenvolvedores.

Nós trabalhamos com base em Chamados. Cada chamado é uma tarefa, seja ela criação ou correção. Semanalmente, nosso coordenador e o analista nos entregam a lista de Chamados daquela semana.
Neste Chamado, temos as intruções do que devemos fazer e como devemos fazer. Ex:
-Criar um form para consultar os clientes inativos.

No mundo ideal, o código deveria estar comentado e as funcionalidades do sistema documentadas, porém essa não é a minha realidade aqui... se você vai alterar um form/modulo e ve um código muito louco, você tem duas opções:
-Se o programador estiver ainda na empresa, pergunta pra ele
-Se o programador já foi embora.... velho, boa sorte.

WEBMASTER 10/09/2009 10:30:23
#322471
Na verdade o assunto eh mais conceitual.
Trabalhar em grupo eh dividir tarefas, dividir modulos...
Por exemplo, cuidarei os relatorios de saida, enquanto voce cuida da validacao dos campos e telas de entrada, enquanto Joaozinho fica a cargo de testes unitarios e Pedrinho cuida da documentacao.

Mas claro, isso nao eh regra e principalmente tem que ser levado em conta o [Ô]tamanho[Ô] da tal equipe.
Existem casos e casos...em geral funciona com papeis definidos para cada um e existe um job rotation dentro da equipe afim de assegurar que todos conhecam um pouco de cada parte...
FBUR 10/09/2009 16:50:02
#322529
Obrigado galera!
[]'s
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas