COMO POSSO FAZER UMA TELA DE LOGIN?

ZARAKIISALL 05/07/2012 22:19:26
#405632
Boa noite pessoal,
estou montando um projeto, na verdade ele já está pronto, o último passo que falta
é o sistema de login, o problema é que não sei como fazer.
O código abaixo é o que tenho no módulo que faz a conexão com o BD:

[th][/th]
Cabecalho
Option Explicit
Public gBDSys As Database

Private Sub Main()
Set gBDSys = OpenDatabase(App.Path & [Ô]\BDSys.mdb[Ô], False, False)
frmLogin.Show
End Sub
[th][/th]
Cabecalho


Sou iniciante, peguei alguns exemplos, mas nao entendi,
o banco é feito no Access 2003 e para conectar ao BD, acrescentei
a referência Microsoft DAO 3.6 Object Library.
Alguém poderia postar um passo a passo?

Obrigado.
MARCELO.TREZE 06/07/2012 00:18:16
#405639
Sinceramente posso até lhe ajudar mas DAO já era, o ideal ja seria você começar com ADO uma vez que você diz que ja tem uma projeto pronto, mas elo que entendi vc não consegue fazer uma tela simples de login, então deduzo que vc só tenha as telas desenhadas, mais nada.

desculpe se não for isto então explique melhor, procure por ADO, na busca e terá varios resultados
ZARAKIISALL 06/07/2012 10:08:16
#405646
Citação:

:
Sinceramente posso até lhe ajudar mas DAO já era, o ideal ja seria você começar com ADO uma vez que você diz que ja tem uma projeto pronto, mas elo que entendi vc não consegue fazer uma tela simples de login, então deduzo que vc só tenha as telas desenhadas, mais nada.

desculpe se não for isto então explique melhor, procure por ADO, na busca e terá varios resultados



Já dei uma olhada no ADO, baixei uns projetos, mas não entendi muito bem como funciona.
Quanto ao projeto, ele está pronto, já está todo programado e rodando sem erros,
listando, adicionando, alterando e excluindo registros do BD, só falta o login mesmo,
já tentei [ô]setar[ô] a tabela com os dados de login e usar um select, mas não deu certo.
Se poder me ajudar agradeço.
ADILSOO 06/07/2012 10:25:32
#405647
Exatamente como o Marcelo disse, se voce tem um sistema pronto, cara... o login é muito mais simples, agora se voce estiver com alguma dificuldade, poste o seu código que voce está tentando usar pra fazer o login e mostre que erro que dá, o pessoal te ajuda rapidinho... Valeu...
MARCOS 06/07/2012 10:54:36
#405648
Bom dia!
Prezado colega,não sei se meus colegas concordam com o que vou dizer.Mas...

O espaço aqui é bastante democratico.Eu mesmo,estou sempre postando tópicos.Pois tenho
dúvidas a todo momento.No entanto,percebo que você esta cometendo um erro gravissímo!!!!
Você [Ô]Pegou[Ô] um projeto pronto.E agora não esta entendendo como funciona um simples Login.
Sugiro que faça o contrário. Parta do simples para o complexo. Primeiro [Ô]Aprenda[Ô] o que é e
como funciona a tecnologia ADO,para acesso a dados.Do contrário,você corre o risco de se
tornar um profissional,que sabe copiar e colar códigos sem entender sequer o que esta fazendo.
Posso até estar errado,mas acredito que você seja um rapaz novo,que descobriu que gosta de
desenvolvimento de software.Você deve estar qerendo fazer como os Hackers, Pegar receitas de
algoritmos prontas,dar uma [Ô]modificada[Ô] e pronto.
Lamento informar,que esta profissão (Desenvolvedor),exige [Ô]Paciência[Ô],[Ô]Disciplina[Ô],[Ô]Dedicação[Ô].........etc...,etc....e etc....
MARCELO.TREZE 06/07/2012 13:30:21
#405656
bom é assim colega mas tente migrar

veja

na sub main so chame o form se quizer eu nem criaria uma sub main, basta ir em project / Procjet1 Properties, e em StartUp Object selecione o form de login.

agora no form de login, supondo que vc possua uma tabela com no minimo, um campo Nome e um campo Senha.

você deverá proceder assim
e em um botão coloque

Private sub ComandBotton1_Click()
Set gBDSys = Db.OpenRecordSet ([Ô]SELECT * FROM suatabela WHERE Nome=[ô][Ô] & txtNome.Text & [Ô][ô] And Senha = [ô][Ô] & txtSenha.Text & [Ô][ô][Ô], DbOpenDyNaset)
If gBDSys.RecordCount = 0 Then
msgbox[Ô]Nome ou senha são inválidos![Ô][Ô], 64,[Ô]Aviso[Ô]
else
[ô]chama o proximo formulário e acessa o sistema
end if
end sub


e este é o caminho

ZARAKIISALL 06/07/2012 20:27:10
#405672
Citação:

:
Bom dia!
Prezado colega,não sei se meus colegas concordam com o que vou dizer.Mas...

O espaço aqui é bastante democratico.Eu mesmo,estou sempre postando tópicos.Pois tenho
dúvidas a todo momento.No entanto,percebo que você esta cometendo um erro gravissímo!!!!
Você [Ô]Pegou[Ô] um projeto pronto.E agora não esta entendendo como funciona um simples Login.
Sugiro que faça o contrário. Parta do simples para o complexo. Primeiro [Ô]Aprenda[Ô] o que é e
como funciona a tecnologia ADO,para acesso a dados.Do contrário,você corre o risco de se
tornar um profissional,que sabe copiar e colar códigos sem entender sequer o que esta fazendo.
Posso até estar errado,mas acredito que você seja um rapaz novo,que descobriu que gosta de
desenvolvimento de software.Você deve estar qerendo fazer como os Hackers, Pegar receitas de
algoritmos prontas,dar uma [Ô]modificada[Ô] e pronto.
Lamento informar,que esta profissão (Desenvolvedor),exige [Ô]Paciência[Ô],[Ô]Disciplina[Ô],[Ô]Dedicação[Ô].........etc...,etc....e etc....



Boa noite,
Olha você está um pouco equivocado, quanto ao projeto eu mesmo o desenvolvi, sou estudante de prog, porém do primeiro semestre, mas o sistema de login ainda não foi ensinado no meu curso, por isso ainda não sei fazer e estou tentando aprender.
ZARAKIISALL 06/07/2012 20:30:14
#405673
Citação:

:
bom é assim colega mas tente migrar

veja

na sub main so chame o form se quizer eu nem criaria uma sub main, basta ir em project / Procjet1 Properties, e em StartUp Object selecione o form de login.

agora no form de login, supondo que vc possua uma tabela com no minimo, um campo Nome e um campo Senha.

você deverá proceder assim
e em um botão coloque

Private sub ComandBotton1_Click()
Set gBDSys = Db.OpenRecordSet ([Ô]SELECT * FROM suatabela WHERE Nome=[ô][Ô] & txtNome.Text & [Ô][ô] And Senha = [ô][Ô] & txtSenha.Text & [Ô][ô][Ô], DbOpenDyNaset)
If gBDSys.RecordCount = 0 Then
msgbox[Ô]Nome ou senha são inválidos![Ô][Ô], 64,[Ô]Aviso[Ô]
else
[ô]chama o proximo formulário e acessa o sistema
end if
end sub


e este é o caminho



Obrigado, vou tentar aqui, logo posto se consegui.
ZARAKIISALL 06/07/2012 21:21:22
#405677
Tá dando erro de compilação, indicando o comando RecordCount, mas mesmo assim obrigado pela ajuda, vou vendo por aqui como resolver.
MARCELO.TREZE 07/07/2012 11:59:28
#405694
faz esta modificação

Dim Db As DataBase
Set Db = OpenDatabase(App.Path & [Ô]\BDSys.mdb[Ô], False, False)
Set gBDSys = Db.OpenRecordSet ([Ô]SELECT * FROM suatabela WHERE Nome=[ô][Ô] & txtNome.Text & [Ô][ô] And Senha = [ô][Ô] & txtSenha.Text & [Ô][ô][Ô], DbOpenDyNaset)
If gBDSys.RecordCount = 0 Then
msgbox[Ô]Nome ou senha são inválidos![Ô][Ô], 64,[Ô]Aviso[Ô]
else
[ô]chama o proximo formulário e acessa o sistema
end if
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas