COMO SALVAR E CARREGAR UM JOGO EM VB 6.0?

LEOSPALLONE 10/02/2012 21:45:35
#394468
Estou desenvolvendo um jogo, tipo rpg, e queria saber como salvar as informações que o jogador conseguiu durante o jogo e o form que ele parou. Para que depois possa carregar o jogo de onde parou...

Para ficar claro, gostaria de saber salvar e carregar...

Se alguém souber me ajudar, por favor...
GANDA.NICK 11/02/2012 14:02:56
#394490
grave no registo, parece-me o melhor solução e com menos code

Para Carregar
variavel = GetSetting(AppName:=[Ô]NomeDoJogo[Ô], Section:=[Ô]Memory[Ô], Key:=[Ô]Saves[Ô], Default:=outravariavel)


Para Gravar
SaveSetting AppName:=[Ô]NomeDoJogo[Ô], Section:=[Ô]Memory[Ô], Key:=[Ô]Saves[Ô], setting:=variavel 



Já agora podia por aqui umas telas do jogo pa galera ver

espero ter ajudado, té+
LEOSPALLONE 11/02/2012 15:41:13
#394491
Sabe, meu amigo, sou iniciante em vb e tentei colocar os códigos mas não entendi a função das variáveis.
Vou ser mais claro com meu projeto: O jogo começa em uma tela comum e eu coloquei um menu com as seguintes opções (Novo Jogo e Carregar Jogo salvo). Nas telas seguintes, as que o jogador vai desenvolvendo a sua estratégia eu coloquei a opção de salvar... Na hora que eu coloquei os códigos que me disseste, ele não dá erro, mas não carrega o jogo. Na verdade eu nem sei que tipo de variável criar (Long, ou outro tipo)...
E tem mais... Eu queria poder dar a opção do jogador salvar vários jogos e quando ele selecionasse carregar, aparecesse uma lista de jogos salvos para ele escolher....

O jogo é de detetive, eu já havia criado um muito semelhante há uns 8 anos atrás, mas acabei perdendo. Estou tentando resolver essas questões de salvar e carregar, mas depois vou organizar as telas e as coloco aqui sim...

Muito obrigado mesmo pela ajuda!!!!
Grande abraço
GANDA.NICK 11/02/2012 17:47:32
#394494
Resposta escolhida
o tipo da variavel é consuante o que vc quer gravar, use string que grava tudo...

o valor que vc lê do registo tem que ir para algum lado, ae se usa a variavel para o valor que vc leu ficar lá... onde tá outravariavel é o valor default pode por 0 ou 1 ou [Ô][Ô] consuante o que queria que seja o default... se for integer não pode colocar [Ô][Ô] ou empty como deve calcular...


para fazer carregar ou gravar varios valores e em lista faça qualquer coisa do tipo:

variavel = GetSetting(AppName:=[Ô]NomeDoJogo[Ô], Section:=[Ô]Memory[Ô], Key:=[Ô]NomeSaves[Ô] & iLista, Default:=outravariavel)
variavel = GetSetting(AppName:=[Ô]NomeDoJogo[Ô], Section:=[Ô]Memory[Ô], Key:=[Ô]IdadeSaves[Ô] & iLista, Default:=outravariavel)


onde iLista é o numero no SAVE

GANDA.NICK 11/02/2012 18:01:23
#394495
mandei um exemplo simple para o seu e-mail, para gravar em que form ficou
LEOSPALLONE 11/02/2012 18:08:52
#394496
Pois é, pode ser que eu não tenha entendido o código, mas quando clico em carregar jogo salvo, onde uso o código para carregar que tu me forneceu, não acontece nada... Eu não sei o que devo fazer para que quando clicar em carregar, fazer o jogo voltar para o form em que o jogador parou!!!

Desculpa, meu amigo, é que já não trabalhava com vb há muito tempo, to muito enferrujado!!!!
GANDA.NICK 11/02/2012 18:18:24
#394497
vc viu o exemplo que lhe mandei pó mail?? esse fuciona?? se sim adapte ao seu jeito
LEOSPALLONE 11/02/2012 18:26:31
#394498
Muito obrigado!

Agora sim entendi!!!

Abração, meu amigo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas