COMO VALIDAR CERTO?

MARCOS 05/07/2011 11:24:00
#378506
Pessoal,
A dúvida é simples:

Digamos que tenho um cadastro de clientes,funcionários,etc....
O correto é validar os campos quando o usuário for pressionar
o botão [Ô]Confirmar[Ô], ou o certo é validar o campo imediatamente depois
que o usuário o preencheu?????

Obs: Pergunto isto,pois na internet,é comum ver cadastros (Curriculos,por exemplo)
em que a validação ocorre quando confirmamos ,e a outros casos em que a validação
é campo a campo,na hora em que é preenchido.
JONATHANSTECKER 05/07/2011 11:42:07
#378507
Na verdade não é uma opção de ser CERTO ou ERRADO, e sim uma opção de GOSTO.
Pois o importante é ser repassado corretamente ao Banco de Dados os dados preenchidos pelo usuário.

Eu prefiro muito mais que ao preencher uma informação, o sistema me exiba no mesmo instante um aviso que algo não está correto.
Por exemplo: Um CPF inválido, ou as senhas não conferem.
LROSSI 05/07/2011 11:42:38
#378508
Resposta escolhida
Isso depende muito do programador/aplicação que se vai desenvolver. Algumas aplicações também avisam que o campo está errado no preenchimento(geralmente com * vermelho ao lado), porém vão permitindo o cadastro até o final, quando se grava o registro é que ela exibe a mensagem e para o processo de gravação.

Por costume(entenda por ajustar somente em um local a rotina de validação no código) utilizo sempre na gravação do registro esse procedimento de validação.

Espero ter ajudado.
MARCOS 05/07/2011 14:04:21
#378520
Pessoal,
Eu particularmente gosto de fazer como o LROSSI. Ou seja, gosto de deixar a validação
para ser feita em uma vez numa função ou Procedure para isto.No entanto, como quase
todos os controles no .NET tem um evento [Ô]Validate[Ô] individual, eu fiquei na dúvida....

sobre se existe alguma recomendação ( Tipo Boas práticas), sobre o momento certo de validar os campos.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas