COMO VCS REGISTRAM A EVOLUCAO DOS SEUS PROJETOS?

FBUR 18/12/2009 15:37:36
#330037
Boa tarde!

Ainda estou desenvolvendo meu primeiro ERP. Já não é de hoje que tenho documentos que me ajudam a gerenciar meus projetos.

Como sabemos, nem todo projeto termina como planejamos (pelo menos os meus). Sempre tem umas modificações.
Utilizo o Word anotar o que ainda falta fazer ou o que pretendo modificar:

Exemplos:
- criar algoritmo de conferência de salto, bla bla bla...
- ao popular uma grid pintar as células que mostram saldos negativos... bla bla bla

Também utilizo o bloco de notas para ir escrevendo o meu progresso. Como se fosse um diário.
Exemplos:
- 15/12/2009
Está dando pau quando a clico no cmdProcessar. Verificar campos... bla bla bla...
Corrigir algoritmo de pintura da grid. Verificar somente as quantidades.... bla bla bla...
-18/12/09
Criando filtro de solicitações.... bla bla bla

Também utilizo o Excel para fazer o meu cronograma de desenvolvimento.
Assim sei quanto tempo gasto em um projeto ou na resolução de um problema/bug e quanto tempo fico ocioso entre as [Ô]programadas[Ô].

Mas é muito chato fazer tudo isso. E às vezes eu esqueço, principalmente de atualizar o cronograma.

Como vcs registram a evolução dos seus projetos?

[]'s
RCMRO 18/12/2009 16:01:11
#330042
Se descobrir algum programa em que a gente pense e ele documente, avisa a gente (risos)...

FBUR, infelizmente, independente da ferramenta usada, sempre vai passar pelo problema de documentar e escrever isso tudo.
Existem várias ferramentas mas todas elas passam por isso.

Eventualmente eu usaria o EXCEL ou o próprio OUTLOOK mas, isso não importa. Cria uma rotina coerente e confiável para você e usa sempre, sem excessão e sem preguiça....
FBUR 18/12/2009 16:13:56
#330043
Bom, fico mais tranquilo que meus métodos não sejam assim tão diferentes então.

Eu utilizo a minha documentação como se fosse um banco de dados. Através dessa documentação que vai sendo gerada melhoro meus algoritmos e a [Ô]inteligência[Ô] dele.

OBS: Só para deixar claro, não to falando da documentação do programa (manual, comentários do código fonte, MER do banco de dados, etc). Não é isso.

Eu to falando de documentos que crio como se fosse meu diário, para mostrar para mim mesmo minha evolução, ou para me lembrar do que eu estava fazendo se eu parar de programar uma semana.

São anotações que no desenrolar do projeto eu posso ir apagando pois já não servem mais, ou porque fiz uma rotina nova e melhorada, ou porque já conclui a etapa.
Outras não apago, servem para [Ô]ter idéias novas[Ô] quando meses depois eu as releio... :)

Sempre faço isso no meu programas. E em alguns, lendo minhas anotações, decidi que o mais sensato em um dos formulários seria abandonar o TreeView e usar um FlexGrid.

[ ] 's
FABIO.PIZA 18/12/2009 16:27:30
#330045
FBUR,

Eu tenho dentro do meu projeto, na propria base uma tabela que coloco tudo, solicitações, melhorias e erros apresentados e acertados, e o meu cliente tem acesso a este relatorio, para poder ficar transparente junto ao cliente.

Fabio
FBUR 18/12/2009 16:33:36
#330048
isso é interessante...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas