COMPACTAR E REPARAR BD MYSQL

SACOFRITO 16/09/2011 15:58:17
#384484
Ola galera, sou iniciante em mysql e estou usando-o com meu aplicativo vb6.
Mas surgiu uma duvida aqui, como faço para compactar e reparar o banco de dados?

Tipo, estou fazendo uma bateria de testes e entao apos estar tudo ok deleto os registros do banco e começo novamente.
Mas em campos autonumericos, por exemplo a chave primaria de uma tabela de orcamentos nao começara do 1, e sim do ponto em que eu parei nos testes.

No acces eu usava este recurso mas nao sei como fazer no mysql. Alguem pode me ajudar?

Obrigado
RODRIGOFERRO 16/09/2011 16:09:25
#384485
Faça um script para automatizar isso ou importe o SQL sem os dados...

Você precisa apagar rapidamente todos as linhas da tua tabela? Utilize o TRUNCATE!
Legal! Esse comando é estremamente útil, fácil e mágico! Simplesmente limpa tudo. Tabela zeradinha.

Você pode perguntar: “Qual a vantagem se existe o delete que apaga todas as linhas?“

Bom, vamos lá! O comando TRUNCATE é equivalente ao DELETE que deleta todas as linhas, mas existem algumas diferenças práticas em algumas circunstâncias.
Para uma tabela InnoDB antes da versão 5.0.3 do MySql, InnoDB processa TRUNCATE TABLE deletando as linhas uma a uma. A partir do MySQL 5.0.3, a deleção linha por linha é usada somente se existe alguma FOREIGN KEY constraints que referencie a tabela. Se não
existir FOREIGN KEY constraints, InnoDB executa rápido o truncate porque realiza um drop na tabela original e cria uma tabela vazia com as mesmas definições. Isto é extremamente mais rápido do que deletar linha por linha. Show!

Mas vc pode realizar uma segunda pergunta. “E o contador AUTO_INCREMENT?“

é resetado! Exatamente! Começa do zero! Claro, também a partir do MySql 5.0.3. Desta forma, sempre que você usar o TRUNCATE, independentemente se há restrição de chave estrangeira, o contador é resetado!

truncate tb_usuario
SACOFRITO 17/09/2011 14:47:00
#384543