CONECTAR COM ARQUIVO DO SQL MDF

SINKERTEC 04/04/2013 11:05:58
#421503

Bom dia Srs.

Alguém sabe se é possível, e se sim, como faço para me conectar a um arquivo MDF do sql sem ter o SQL instalado?

Da mesma forma que faziamos com Access..

Grato a todos
KERPLUNK 04/04/2013 18:15:21
#421532
Sem ter o SQL Server instalado, acho que não tem como não... se tiver, deve ser gambiarra. Acontece que o MDF é simplesmente uma versão exteriorizada de um banco de dados, que para rodar precisa da engine do SQL Server(Serviço)...
OCELOT 04/04/2013 20:07:53
#421536
SQL Server está em um nível totalmente diferente do Access, não tem como usar ele sem ter o servidor instalado.

O Access é basicamente um arquivo que o programa acessava diretamente, já o SQL Server é um SGDB completo, seu programa nunca acessa o arquivo diretamente, ele se conecta a um programa externo (o servidor do SQL Server), seja remoto ou local, e esse programa é que acessa o arquivo e te envia o resultado do que foi pedido.
SINKERTEC 08/04/2013 08:48:14
#421639
Bom dia

Então, acho que realmente terei q pensar em outra forma pra isso:
O que vcs acham do Firebird? Eu poderia trabalhar com ele neste formato que eu quero n é?
Qual melhor versão a baixar?
Qual interface gráfica para trabalhar com ele?

Aguardo sugestões

grato a todos
OCELOT 08/04/2013 09:28:38
#421643
O Firebird possui uma versão embedded, que só precisa da dll dele junto do programa. No caso do SQL Server existe se não me engano a versão CE onde as mais novas funcionam no desktop e permitem acessar um banco de dados sem precisar do SQL Server, acho que li algo até sobre funcionar apenas copiando as dlls junto do programa mas não posso dizer nada com certeza, e tem o porém de não ter todos os recursos do SQL Server completo.

Mas em qualquer caso isso só funciona para acesso local, se precisar que mais de 1 computador use o mesmo banco de dados precisa do servidor instalado.


Edit: não reparei que o tópico era para o VB6, acho que o SQL CE é só para o .Net, porém o Firebird Embedded pode ser que funcione
SINKERTEC 08/04/2013 12:17:25
#421652
E o sqlite?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas