CONEXÃO COM SQL SERVER COMPACT EDITION EM REDE

PERCIFILHO 29/10/2015 09:22:31
#453231
Pessoal, vou tentar explicar uma situação:
No cliente, existem dois micros e eles estão ligados um ao outro em rede. Um deles tem o executável do programa e o banco da dados (que hoje é Access).
O outro micro acessa o programa através de um atalho pela rede, acessando a mesma pasta em que estão o executável e o banco da dados.
Minha pergunta é: se eu quisesse utilizar o Sql Server CE ao invés do Access para o banco de dados, eu conseguiria fazer o mesmo processo, ou seja, é possível acessar o Sql Server CE pela rede? Pois assim não precisaria instalar um servidor e nem o Sql Server no cliente.
MOUSER 29/10/2015 10:27:43
#453232
Conseguiria sim, deste que o projeto e o banco esteja em um único local e os atalhos para os outros computadores esteja direcionada ao PC principal (Aonde estará o projeto com o banco), se por acaso o banco estiver em um Servidor (Local ou Web) e o projeto em outra maquina, vai ser necessário criar uma classe de conexão indicando o local aonde estará salvo o banco, atribuindo também variáveis de segurança.
PERCIFILHO 29/10/2015 10:30:48
#453233
Valeu Mouser, obrigado pela resposta. Tenha um bom dia.
OCELOT 29/10/2015 11:18:30
#453236
Se vai rodar ele em rede então o ideal é migrar para o SQL Server Express.

A documentação diz que o SQL Server CE suporta várias conexões concorrentes no mesmo programa ou em programas diferentes no mesmo PC, mas em rede ele não fala nada então não posso dizer com certeza se funciona ou não, mas a indicação quando se vai para rede é de mudar para o SQL Express mesmo.
JOAOBENEVIDES 29/10/2015 11:29:37
#453238
eu sugiro que voçe instale o sql server maquina e instale os executavéis em cada maquinas, pois assim vôce ira dividir a carga de acesso ao banco de dados , eu faco isto aqui na empresa e da certo , tenho acesso externo tambem no banco de dados.
PERCIFILHO 29/10/2015 12:15:24
#453242
O problema todo está na hora de fazer uma manutenção em tabelas.
Usando o Access, o cliente pode me mandar o banco de dados, eu faço alguma alteração e devolvo. é muito rápido e simples.
Já com o Sql Server, eu não tenho como fazer isso, já que não tenho uma conexão remota com o cliente. Por isso gostaria de um banco de dados do tipo do Access que fosse um arquivo, aí eu deixo somente o executável da aplicação mais o banco de dados no cliente e pronto.
Se alguém mais tiver alguma idéia, aceito.
DS2T 29/10/2015 12:46:18
#453244
Você pode criar um pequeno módulo no seu sistema que procura atualizações remotamente , baixa os scripts que realizam a modificação no seu banco de dados e já executa lá.

Abraços!
NICKOSOFT 29/10/2015 16:44:52
#453250
Resposta escolhida
o sqlce suporta o q vc quer sim....
tanto pode ser um executável/banco de dados compartilhado entre os 2 pcs, como um executável em cada e o caminho ao banco de dados [Ô],sdf[Ô] único em uma pasta compartilhada
apenas para esses 2 pcs o sqlce da conta sim...
MOUSER 29/10/2015 20:13:39
#453260
Citação:

:
O problema todo está na hora de fazer uma manutenção em tabelas.
Usando o Access, o cliente pode me mandar o banco de dados, eu faço alguma alteração e devolvo. é muito rápido e simples.
Já com o Sql Server, eu não tenho como fazer isso, já que não tenho uma conexão remota com o cliente. Por isso gostaria de um banco de dados do tipo do Access que fosse um arquivo, aí eu deixo somente o executável da aplicação mais o banco de dados no cliente e pronto.
Se alguém mais tiver alguma ideia, aceito.


Na classe você pode criar algumas variáveis com o código de manutenção junto com variáveis, criar uma janela semelhante a qual esta acostumado a utilizar no access e trabalhar no SQL da mesma forma, o único trabalho que terá é de criar a classe com os comandos e a janela idêntica para receber os comandos criados que fazem a mesma função. (Faço isso direto com Excel).
Estendendo o que nosso amigo disse.
Citação:

:
Você pode criar um pequeno módulo no seu sistema que procura atualizações remotamente , baixa os scripts que realizam a modificação no seu banco de dados e já executa lá.

Abraços!

KERPLUNK 29/10/2015 20:55:39
#453262
Bom, se a única razão de você querer optar pelo SQL Server CE for a transferência de dados, então você pode instalar o SQL Server Express(como já sugerido) e sempre que for necessário alguma manutenção usando dados do cliente, você pode simplesmente fazer um backup do banco de dados, que basicamente salva todo o banco de dados em um arquivo que pode ser restaurado e ainda de quebra serve para como um backup mesmo.

Outro ponto importante é começar a ver conceitos de programação sem necessariamente ter arquivos em mãos. O próprio banco de dados é um exemplo disso. Se você quiser expandir seus recursos e seus sistemas, você invariavelmente vai se deparar com isso.
PERCIFILHO 03/11/2015 08:05:27
#453348
Valeu, galera vou ver o que eu consigo fazer com o cliente.
Muito obrigado pelas explicações.
Até mais.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas