CONEXAO ACCESS COM OLEDB OU ADO.NET

DAMASCENO.CESAR 22/06/2015 11:37:39
#448006
Bom dia, preciso fazer um sistema para uso local com bd Access e estou em dúvidas se é melhor usar ADO.NET ou OLEDB
estou com netframework 4 e visualstudio 2010
Este sistema vai usar o bd mysql do servidor e o bd Access é para caso haja falha na rede e use um banco local que será atualizado junto com o bd do servidor
FILMAN 22/06/2015 13:06:38
#448011
Resposta escolhida
Bom vamos lá.

ADO.NET é uma biblioteca framework de acesso a dados e o OLEDB é um provider de acesso a dados.
O que diferencia e que o ADO.NET fornece as funcionalidades de acesso a dados, já o ODBC fornece a interface que identifica como que o acesso será feito.

Eu particularmente utilizo o OLEDB para Access, mas existe uma limitação, pois o OLEDB ate onde sei não fornece funcionalidade para x64, mas basta você mudar sua aplicação como desenvolvimento x86(32bits) que tudo se resolverá!

Resumindo se você optar por OLEDB você estará usando ADO.NET para mostrar ao banco o que você pretende fazer.
Fazendo um simples analogia o ADO.NET determina o que será feito (Exemplo realizar uma consulta), já o provider, como o OLEDB, determinada como será feito.

Muitos dizem que o OLEDB tem menas segurança que o ODBC, mas eu prefiro o OLEDB para Access visto que eu acho mais rápido!

Bom espero ter ajudado!
DAMASCENO.CESAR 22/06/2015 14:02:37
#448017
sim, ajudou muito e obrigado
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas