CONEXAO COM MYSQL

MELQYAHD 15/04/2010 01:21:38
#339417
Olá, pessoal.

Estou com algumas dúvidas... Bem, vamos lá:

1. Para utilizar MySQL em meus projetos VB 6, qual driver devo instalar? Eu instalei o MySQL Server 5.1. Mas em alguns tópicos que li, vi que deveria ser o ODBC Connector. Qual a diferença de um para o outro?
2. Como me conectar ao MySQL através do driver instalado no ítem anterior?
3. Se num console DOS do Windows, digitar o comando [Ô]MySQL[Ô], obtenho o seguinte retorno: “ERROR 1045 (28000): Access denied for user [ô]ODBC[ô]@[ô]localhost[ô] (using password: NO)”. Este erro ocorre por eu não ter inserido a senha do usuário ODBC? Mas que usuário é este, visto que não o criei/configurei?
4. Como funciona a base de dados MySQL?
5. Sabem de um bom tutorial ou apostila on-line/para download, acerca deste assunto?


Desculpem por tantas perguntas, mas não encontrei bons tutoriais acerca de MySQL + VB. E os de apenas MySQL não sanaram tais dúvidas.
Enfim... Obrigado!
MELQYAHD 15/04/2010 01:23:06
#339418
Ah! Utilizo-me do Windows 7 x64.
Se porventura instalar o driver MySQL x64, quando quiser usar meu programa em um sistema x86, funciona normal?
MOREIRA 15/04/2010 01:29:30
#339419
Resposta escolhida
Win Xp, Vista
Servidor MYSQL -->> mysql-essential-5.1.37-win32

DRIVER --- >> mysql-connector-odbc-5.1.6-win32



nesse caso, Win 7

nao tenho certeza, mas acho q muda Win64 Bits
------ >> mysql-essential-5.1.37-win64
DRIVER ------ >> mysql-connector-odbc-5.1.6-win64



eu uso o HeidiSQL para gerenciar o bando de dados. por sinal, muito bom!!
JESUEL.OLIVEIRA 15/04/2010 01:39:36
#339420
Embora existem tópicos aqui no site que possam responder estas perguntas segue...

Citação:

:
Qual a diferença de um para o outro?

Amigo, drivers ODBC quanto mais atual melhor.
ODBC

2. Como me conectar ao MySQL através do driver instalado no ítem anterior?

 CONN.Open [Ô]Driver={MySQL ODBC 5.1 Driver};Server=[Ô] & SERVIDOR & [Ô];Port=[Ô] & 3306 & [Ô];Database=[Ô] & BASE & [Ô];User=[Ô] & USUARIO & [Ô];Password=[Ô] & 2087 & [Ô];Option=3;[Ô]  


3. Se num console DOS do Windows, digitar o comando [Ô]MySQL[Ô], obtenho o seguinte retorno: “ERROR 1045 (28000): Access denied for user [ô]ODBC[ô]@[ô]localhost[ô] (using password: NO)”. Este erro ocorre por eu não ter inserido a senha do usuário ODBC? Mas que usuário é este, visto que não o criei/configurei?

Não sei dizer pois uso o Mysql Query Browser da própria mysql.

4. Como funciona a base de dados MySQL?

Funciona como armanezamento de dados, tipo acess, só que muito mais avançado.

5. Sabem de um bom tutorial ou apostila on-line/para download, acerca deste assunto?
www.google.com.br você acha muita coisa.


MELQYAHD 15/04/2010 13:18:46
#339502
Moreira,

Entendi, irei testar aqui e ver o que consigo.

.

Jesuel,

Desculpe, eu procurei em alguns e não encontrei tudo o que queria saber. Quanto ao Google, sim, sim, baixei até a Bíblia do MySQL, que é um ótimo livro, mas eu gostaria de algo de MySQL em relação ao VB.

Quanto a pergunta 3, pesquisei um pouco mais e percebi que não há problemas quanto a mensagem. é o que eu disse, mas o usuário ODBC se deve ter configurado no momento em que instalei o driver ODBC.

.

O que quer dizer o [Ô]option = 3[Ô] na conexão com o MySQL? é algo próprio dele, ou algo do Visual Basic?

Relacionado a pergunta 4, onde são salvos os arquivos? Qual a extensão deles?


Mais uma pergunta. Bancos de Dados MySQL podem ser acessados via rede?


.
.

Estou analisando a viabilidade de um projeto nesta base.
MOREIRA 15/04/2010 16:31:44
#339526
vc pode direcionar a pasta Data, pra onde vc desejar, mas caso nao mude nada fica dentro de datadir=[Ô]C:/Documents and Settings/All Users/Dados de aplicativos/MySQL/MySQL Server 5.1/Data/[Ô]


em Rede
[Ô]DRIVER={MySQL ODBC 3.51 Driver};Server=IPDAMAQUINA;uid=root;pwd=SUASENHA;Database=NomedoBancoDeDados[Ô]



localmente
[Ô]DRIVER={MySQL ODBC 3.51 Driver};Server=Localhost;uid=root;pwd=SUASENHA;Database=NomedoBancoDeDados[Ô]
MELQYAHD 19/04/2010 12:35:59
#339713
Entendi. Obrigado, pessoal.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas