CONEXAO ENTRE CLIENTE E SERVIDOR

CHURUMIADUU 05/05/2013 16:22:22
Não sei se estou na área correta, se estiver na errada peço que me avisem :-), a minha duvida é a seguinte: Estou criando um programinha de cadastro de clientes e vou utilizar um pc em rede para salvar a Database, que será acessada por mais de um computador (2 notebook[ô]s que estarão registrando os clientes), a minha preocupação e se dois notebooks registrarem os clientes com o mesmo número(Ex: PC1- registra um cliente com o nº 2.PC2- registra outro cliente tmb com o nº2) não sei se consegui explicar corretamente, caso não me avisem que eu tento explicar melhor, me ajudem!!!!?
JULIANOPAN 05/05/2013 18:22:59
qual banco ta usando ?
FELLIPEASSIS 05/05/2013 18:59:51
no caso seria assim um servidor ex: computador com sistema operacional e um raid de hd, isso se for trabalhar com muitos dados
usar procedures, trigger, views, funçoes, isso td no SGBD e não na aplicaçao. Bom, todos os clientes irão acessar o servidor e não de um para o outro, e sim todos concentrado em uma só maquina.
CHURUMIADUU 07/05/2013 16:04:15
Seria algo bem simples, tanto que estou usando o Access, é só para registrar algumas informações como: Nome, endereço, telefone...
Acabei tendo outra ideia de fazer separado para eles, mas ainda tenho uma duvida: teria como programar um numero maximo de palavras a serem digitadas na TextBox?
LUIS.HERRERA 10/05/2013 10:11:47
Resposta escolhida
Olha se esta usando access o melhor é você, na rotina do salvar, primeiro pega o maior registro na tabela: Select Max(campo) ......

Com esse valor você soma + 1 e grava (INSERT), mas tem que ter rotina de tratamento de erro, para se já existir o registro com esse número (ex. um usuário gravou milésimos de segundos antes de você o mesmo número), então ocorrerá um erro. Na rotina você confere se o número deste erro corresponde ao de número já existente, então você volta ao início da rotina, soma + 1 ao número anterior e repete a operação. Isso ficará em loop até conseguir salvar, ou seja, não existir o número usado na tabela.

Este recurso é só por segurança. pois entre 3 micros isso será quase que ganhar na loteria para acontecer, mas pode.
ROMERO.KCOAL 10/05/2013 10:53:42
Bem.. se o sistema é simples.. melhor não complicar... coloca como AutoIncrement o campo de chave primaria da tabela e já se resolve o problema da chave primaria... quando ao retorno... aconselho que adicione uma coluna com o nome da maquina e ao salvar coloque neste registro o nome da maquina... e como nosso amigo disse retorne o MAX (Max(campo) ) porem com o nome da maquina que salvou, assim sempre terás o ID correto do ultimo registro adicionado pela maquina correta.

SELECT Max(ID) FROM Cliente WHERE NomePC = [ô][Ô] & nomepc & [Ô][ô][Ô]

Nesta abordagem matamos 2 coelhos de uma só vez... pois ao adicionar... já terás uma chave primaria unica... e com o nome da maquina... não haverá problema de retornar outro ID mesmo que as 2 maquinas adicione os registros ao mesmo tempo...(isso é bem útil em local onde existe inúmeras maquinas cadastrando e podendo retornar o ID incorreto para o retorno)
CHURUMIADUU 12/05/2013 17:33:30
Obrigado amigos , vocês me ajudaram muito!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas