CONEXAO REMOTA COM BANCO SQL SERVER NA FILIAL_URGE
Pessoal é o seguinte: Trabalho em uma empresa que está se expandindo
para onze estados brasileiro. Essa empresa comprou um sistema meu que acessa
banco de dados SQL Server 2000. Ultimamente surgiu por parte do dono da empresa
a necessidade de acessar, através do nosso sistema o banco de dados pela
internet (sem vpn), pelo ip. As configurações das máquinas nas filiais estão assim
1- todas com servidores Win2000(controlador de domÃnio) e SQL Server2000 instalado.
2- todas com duas placas de redes instaladas, um para a rede interna da filial
com ip fixo, 10.152.x.x e uma segunda placa para a internet banda larga com ip
dinà ¢mico.
Gostaria de saber de vocês se tem como acessa da empresa matriz(São Luis) o banco de dados
da filial(São Paulo,etc..) ?
Obs: No momento eles não tem como pagar um rede própria da empresa.
para onze estados brasileiro. Essa empresa comprou um sistema meu que acessa
banco de dados SQL Server 2000. Ultimamente surgiu por parte do dono da empresa
a necessidade de acessar, através do nosso sistema o banco de dados pela
internet (sem vpn), pelo ip. As configurações das máquinas nas filiais estão assim
1- todas com servidores Win2000(controlador de domÃnio) e SQL Server2000 instalado.
2- todas com duas placas de redes instaladas, um para a rede interna da filial
com ip fixo, 10.152.x.x e uma segunda placa para a internet banda larga com ip
dinà ¢mico.
Gostaria de saber de vocês se tem como acessa da empresa matriz(São Luis) o banco de dados
da filial(São Paulo,etc..) ?
Obs: No momento eles não tem como pagar um rede própria da empresa.
Véio..se é desta maneira que disse....com ip fixo..registra ele no Enterprise manager pelo IP, em vez de passar o nome do servidor...pelo query a mesma coisa...
Agora veja bem..este servidor sql tem que estar com acesso a internet. é uma pratica meio arriscada, sem VPN...por isso poderia ser interessante vc mudar a porta defualt 1433 para outra, e abrir esta ou porta pro sql ser comunicar.
Agora veja bem..este servidor sql tem que estar com acesso a internet. é uma pratica meio arriscada, sem VPN...por isso poderia ser interessante vc mudar a porta defualt 1433 para outra, e abrir esta ou porta pro sql ser comunicar.
O que vc pode estar fazendo pra não ficar passando o IP toda vez...cria um alias no client utility com o IP que vc quer acessar..e usa este alias como nome do servidor
Tudo bem, mas preciso de um exemplo, uma string de comexão por exemplo, etc... alguma coisa que eu possa usar para da certo.
Obrigado
Obrigado
veja bem....estou dizendo isso pelo sql server...não pro seu sistema acessar outro servidor..o que vc quer ?...administrar os outros servidores sql remotamente ou seu sistema acessar outros servidores remotamente ?
Pro seu sistema acessar os outros srevidores, na string de conexão vc tem que passar o IP do servidor remoto no data source da string de conexão (ADO) (não tenho tanta experiencia nesse tipo...mas tenho quase certeza que seja assim.
Agora..pra vc administrar os servdiores remotamente é spo fazer oque eu te disse, pra configurar replicações...se vc precisar.
db.ConnectionString = "Provider=SQLOLEDB.1;Password=winfood;Persist Security Info=True;User ID=winfood;Initial Catalog=Banco;Data Source=1xx.xxx.x."
Tenta assim...se não der certo posta ai pra gente..
Pro seu sistema acessar os outros srevidores, na string de conexão vc tem que passar o IP do servidor remoto no data source da string de conexão (ADO) (não tenho tanta experiencia nesse tipo...mas tenho quase certeza que seja assim.
Agora..pra vc administrar os servdiores remotamente é spo fazer oque eu te disse, pra configurar replicações...se vc precisar.
db.ConnectionString = "Provider=SQLOLEDB.1;Password=winfood;Persist Security Info=True;User ID=winfood;Initial Catalog=Banco;Data Source=1xx.xxx.x."
Tenta assim...se não der certo posta ai pra gente..
Só, uma Dicazinha, Vc não precisa de Duas Placas de Rede num Computador para acessar a Rede Interna e a Internet,
Basta vc Ter um Modem Router e um HUB,
assim que eu uso aki na empresa,
qto a questao do Sql com Acesso a Ip vc Tera q Criar uma NAT para Redirecionar para o IP e a Porta onde ta rodando o servidor do SQL,
eu trabalho assim mas com o Banco MYSQL
Basta vc Ter um Modem Router e um HUB,
assim que eu uso aki na empresa,
qto a questao do Sql com Acesso a Ip vc Tera q Criar uma NAT para Redirecionar para o IP e a Porta onde ta rodando o servidor do SQL,
eu trabalho assim mas com o Banco MYSQL
Ola Orisvaldo.
Eu faço atualmente isso o que voce precisa.Pode nao ser a melhor forma mas funciona.
Minha base de dados em SQL,encontra-se em Santos.Existem filiais da empresa em Sao Paulo,Campinas e Jacarei.
Minha aplicacao foi feita em VB6 e dentro da matriz onde encontra-se a base de dados, os funcionarios acessam o sistema via rede interna, ja os demais acessam via Internet.
Como sao poucas maquinas,eu criei uma conexao ODBC, para acessar a base de dados, e depois um arquivo de parametros, onde eu coloco o IP,usuario e senha do Banco.Fiz isso, porque tenho copias do banco em outras filiais e quando e necessario, apenas mudo o IP nesse arquivo,redirecionando o acesso de todos para o novo IP,Claro que isso tem que ser feito em cada filial.
Como ja disse o acesso da matriz e muito mais rapido e o das filiais mais lento, pois acessa via Internet, porem mesmo assim a velocidade e boa.
Para criar a conexao ODBC, caso voce va utiliza-la, va ao Painel de Controle, Conexoes ODBC.
Exemplo de string de conexao, sem considerar o arquivo de parametros que citei.
strServidor = "200.123.456.789" IP do Servidor Central
strUsuario = "usuario" Nome do usuario do Banco
strSenha = "senha" senha
strBanco = "Banco" Nome do Banco
envTransp.cnt_Transp.Open (Abre a conexao com o Banco)
envTransp = Nome de um DataEnvironment que criei
cnt_Transp = Nome da Conexao
Claro que vc nao precisa criar um dataenvironment, essa e apenas mais uma forma de se criar uma conexao.
Boa Sorte e Boa Programacao
Um Abraço
Carlos
Eu faço atualmente isso o que voce precisa.Pode nao ser a melhor forma mas funciona.
Minha base de dados em SQL,encontra-se em Santos.Existem filiais da empresa em Sao Paulo,Campinas e Jacarei.
Minha aplicacao foi feita em VB6 e dentro da matriz onde encontra-se a base de dados, os funcionarios acessam o sistema via rede interna, ja os demais acessam via Internet.
Como sao poucas maquinas,eu criei uma conexao ODBC, para acessar a base de dados, e depois um arquivo de parametros, onde eu coloco o IP,usuario e senha do Banco.Fiz isso, porque tenho copias do banco em outras filiais e quando e necessario, apenas mudo o IP nesse arquivo,redirecionando o acesso de todos para o novo IP,Claro que isso tem que ser feito em cada filial.
Como ja disse o acesso da matriz e muito mais rapido e o das filiais mais lento, pois acessa via Internet, porem mesmo assim a velocidade e boa.
Para criar a conexao ODBC, caso voce va utiliza-la, va ao Painel de Controle, Conexoes ODBC.
Exemplo de string de conexao, sem considerar o arquivo de parametros que citei.
strServidor = "200.123.456.789" IP do Servidor Central
strUsuario = "usuario" Nome do usuario do Banco
strSenha = "senha" senha
strBanco = "Banco" Nome do Banco
envTransp.cnt_Transp.Open (Abre a conexao com o Banco)
envTransp = Nome de um DataEnvironment que criei
cnt_Transp = Nome da Conexao
Claro que vc nao precisa criar um dataenvironment, essa e apenas mais uma forma de se criar uma conexao.
Boa Sorte e Boa Programacao
Um Abraço
Carlos
complementando...
ter o servidor ligado diretamente na net, com uma placa de ip dinà ¢mico... seria o mesmo que colocar "a bunda na janela"... todo mundo vê, e quem souber, come... pense na possibilidade de ter um link com ip fixo, e fazer vpn... caso não funcione, faça um programa cliente/servidor, onde o cliente se conecta com o servidor (este tem que ter ip fixo)... ou ainda, use algum gerador de dns dinà ¢mico, como o dns2go ou ainda o no-ip...
ter o servidor ligado diretamente na net, com uma placa de ip dinà ¢mico... seria o mesmo que colocar "a bunda na janela"... todo mundo vê, e quem souber, come... pense na possibilidade de ter um link com ip fixo, e fazer vpn... caso não funcione, faça um programa cliente/servidor, onde o cliente se conecta com o servidor (este tem que ter ip fixo)... ou ainda, use algum gerador de dns dinà ¢mico, como o dns2go ou ainda o no-ip...
Obrigado pela dicas, mas nenhuma deu certo, solicitei para filial de Bauru o ip da banda larga (200.x.x.x.), tentei registrar pelo SQL de todas as formas, inclusive criando Aliais, tentei usar a string de conexão do meu sistema e também não deu. Aparece sempre o seguinte erro:[DBNETLIB][ConnectionRead(recv()).Erro geral de rede. Verifique a documentação da rede
Que erro será esse ? O que deu de errado ?
Que erro será esse ? O que deu de errado ?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas