CONFIG.INI REDE

PROPAR 12/04/2004 12:46:19
#20040
eu gostaria de saber como fazer para criar um arquivo ini para dar um caminho ao banco de dados pra que os outros computadores poçam acessar o programa via rede...?
USUARIO.EXCLUIDOS 12/04/2004 13:18:31
#20053
Resposta escolhida
A base de dados (vamos dizer bd.mdb) ficará em um servidor, certo? Uma das pastas desse servidor, onde a base será gravada, deverá ser compartilhada com um nome comum, por exemplo "\\DADOS\". Desta forma, o caminho até a base de dados poderá ser mapeado em cada micro que a acessará, por meio do comando NET USE, do Windows ou pela opção "Mapear Unidade de Rede..." no menu Ferramentas da janela do Explorer.exe. é importante que a letra do drive mapeado seja a mesma em todos os terminais, pois senão, ocorrerá falha na conexão aos dados. Assim, você terá a string de conexão com os dados uniformizada, por exemplo "X:\bd.mdb", onde o X:\ é a representação da unidade de rede mapeada, para a pasta DADOS do servidor.
Agora é só gravar essa string em uma chave do arquivo ini. (veja em MANIPULANDO ARQUIVOS INI COM FACILIDADE, no link http://www.vbmania.com.br/vbmdetail.php?varID=5)

ATENÇÃO: Há muitas variantes sobre esse tema. O mapeamento da base de dados pode ser feito manualmente, como eu expliquei, mas também por meio de API (função WNetAddConnection), por endereço de IP, por geração de ODBC e outros. Em todos, ou você salvará as informações de acesso em um arquivo "ARQUIVO.INI" ou no registro do Windows. A classe que o site apresenta é excelente para trabalho com arquivos .INI, mas você também pode usar funções do VB para gravar e ler registros do arquivo de registros. As funções são SaveSetting e GetSetting (entre outras) e tem a seguinte sintaxe:
Para salvar um valor no registro:
SaveSetting "Nome da Aplicação", "Chave", "Item", Valor
Para ler um valor gravado no registro:
Valor = GetSetting("Nome da Aplicação", "Chave", "Item").
A manipulação de funções da API, bem como do arquivo de registros, pode ser perigosa. Por esse motivo eu preferi colocar mais detalhadamente o modo manual de fazer o trabalho.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas