CONSULTA SQL

USUARIO.EXCLUIDOS 18/01/2005 20:54:18
Pessoal

Pessoal como eu não sei como somar a coluna de um dbgrid, eu criei uma consulta sql para multiplicara a quantidade x valor unitario e depois somar o resultado em outro campo da tabela, mas não está funcionando, veja o código baixo e onde eu estou errando ?

sql2 = " Select cod_ins, descricao, unidade, tipo, titulo, data_emissao, data_vencimento, notafiscal, quantidade, valor_unitario, SUM(quantidade * valor_unitario) AS total2 FROM compras WHERE cod_ins = " & DBCombo1 & ""

Obrigado
USUARIO.EXCLUIDOS 18/01/2005 21:04:36
Resposta escolhida
Sempre que for usado uma função de agregação na query (SUM, COUNT, AVG) é obrigatório que os campos selecionados sejam agrupados !

sql2 = " Select cod_ins, descricao, unidade, tipo, titulo, data_emissao, data_vencimento, notafiscal, quantidade, valor_unitario, SUM(quantidade * valor_unitario) AS total2 FROM compras WHERE cod_ins = " & DBCombo1 & " GROUP BY cod_ins, descricao, unidade, tipo, titulo, data_emissao, data_vencimento, notafiscal, quantidade, valor_unitario"

Alias, neste caso deveria ser removido os campos quantidade e valor_unitario da lista de campos e do GROUP BY para que o SELECT tivesse algum sentido.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas