CONTROLAR ACESSO DE USUARIOS
Oi...Alguém poderia me ajudar em como fazer para criar um controle de acesso, onde as opções do menu seriam gravadas em uma tabela de um banco , e escolher as opções de cada usuário, para saber o que ele terá acesso...
amigo, geralmente eu crio uma tabela para isso:
crio os usuários
e em uma tabela auxiliar vai gravando o id do usuário, e os menus que ele tem acesso
ao ele efetuar login no sistema
é localizado os menus que ele tema acesso no banco de dados, e o sistema ativa esses menus!!
crio os usuários
e em uma tabela auxiliar vai gravando o id do usuário, e os menus que ele tem acesso
ao ele efetuar login no sistema
é localizado os menus que ele tema acesso no banco de dados, e o sistema ativa esses menus!!
Certo RennerFernandes obrigado pela ajuda, só que a dúvida é a seguinte: estou tentando criar um menu em um treeview, então teria que cadastrar os menus em uma tabela juntamente com o seus dependentes, só que como fazer para se um menu tenha por exemplo mais de um filho. Exemplo:
Cadastro
|____Clientes
|____Fornecedor
|____Relatórios
|_____Clientes
|_____Fornecedor
Cadastro
|____Clientes
|____Fornecedor
|____Relatórios
|_____Clientes
|_____Fornecedor
é mais fácil trabalhar com LISTBOX com CHECKBOX.
De qualquer forma, segue um exemplo de como se criar os nós no TREEVIEW.
De qualquer forma, segue um exemplo de como se criar os nós no TREEVIEW.
Private Sub Form_Load()
PreencherTreeView
End Sub
Sub PreencherTreeView()
Dim nodx As Node
[ô]limpa qualquer nó criado
TreeView1.Nodes.Clear
TreeView1.Checkboxes = True
[ô]Inserindo o nó raiz Cadastro
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add(, , [Ô]Root[Ô], [Ô]Cadastro[Ô])
nodx.Expanded = True
[ô]Criando os nós abaixo de Cadastro
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add([Ô]Root[Ô], tvwChild, [Ô]Clientes[Ô], [Ô]Clientes[Ô])
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add([Ô]Root[Ô], tvwChild, [Ô]Fornecedor[Ô], [Ô]Fornecedor[Ô])
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add([Ô]Root[Ô], tvwChild, [Ô]Relatorios[Ô], [Ô]Relatórios[Ô])
nodx.Expanded = True
[ô]Criando os nós abaixo de Relatórios
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add([Ô]Relatorios[Ô], tvwChild, [Ô]RelCli[Ô], [Ô]Clientes[Ô])
Set nodx = TreeView1.Nodes.Add([Ô]Relatorios[Ô], tvwChild, [Ô]RelFor[Ô], [Ô]Fornecedor[Ô])
End Sub
é sógravar os submenus com um prefixo ex
CLientes
Sub1clientes
sub2clientes
CLientes
Sub1clientes
sub2clientes
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas