CONTROLE DE ACESSO A MENUS

GFASSIO 15/07/2005 14:36:41
Olá, qual a melhor forma de controlar acesso de usuários aos menus do sistema. Tipo assim, um usuário poderá acessar menu X mas nao pode acessar menu Y, no caso menu e item de menu, e assim por diante. Qual a melhor forma de controlar essa acesso ?

Desde já imensamente agradecido,

Gustavo
USUARIO.EXCLUIDOS 15/07/2005 14:47:37
Cara eu acho que a melhor maneira seria você distinguir o tipo de conta do usuário no banco de dados do seu programa.

E Criar uma função no programa que interprete o tipo de conta de cada usuário e disponiblize os recursos devidos para ele.

Ex:
Citação:

nmfunc idadefunc cargo tipoconta
Fulano 25 gerente administrador

e assim por diante....
Dividindo seus usuários por uma classificação.

Espero ter ajudado.....
GFASSIO 15/07/2005 14:54:10
Olá Adriano, primeiramente obrigado pela atenção....

Entendi sim o que vc quiz dizer, inclusive já tenho até pronto, mas eu gostaria de saber como travar os menus que cada usuário nao tiver permissão pois são MUITOS menus, e qual seria o jeito mas facil de fazer isso....

Abraços,

Gustavo
MARCOSAV 15/07/2005 18:45:45
Pq vc não tenta um formulário de login (tipo NOMEUSER, SENHA), por exemplo...
Aí vc cria uma "chave" entre essa senha e o "tipoconta", citado pelo Adriano... O programa pode então identificar o usuário atual, e bloquear as operações não permitidas caso existam !!!

Espero que isso ajude, vlw ???
USUARIO.EXCLUIDOS 16/07/2005 15:30:08
Caro GFASSIO
Eu acho q a melhor maneira seria você criar uma função pública dentro de um modulo.
Tipo essa abaixo:

Exemplo:
Public Function Controle(Tipo as string)
Select case Tipo

Case "Admin"
with form1
.menutal.enabled = true
.menutal2.enables = true
end with

Case "User"
with form1
.menutal.enabled = false
.menutal2.enables = false
end with

End select
End Function

Citação:

De internauta, programador e hacker, todo mundo tem um pouco!

Espero ter ajudado.
GFASSIO 18/07/2005 09:34:45
ok gente,muito obrigado pela atenção, mas olha só .....meu sistema tem mas ide 50 itens de menu, queria saber uma maneira mais facil de bloquear os menus, tipo com API ou outra coisa pois ate eu comparar item por item, se tem permissao ou nao, vou perder muito tempo, e nao posso, fora que vou ter que criar uma tela de liberação de acesso, o já vai me complicar bem a vida..

Desde já agradecido,

Gustavo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas