CONTROLE DE ESTOQUE

AZORSCA 01/10/2012 09:18:01
#410908
Bom dia amigos do VB Mania.

Gostaria de que vocês compartilhem comigo a experiência de vocês em relação a controle de estoque.

Eu tenho um formulário de entrada de notas de compras e após preencher todos os dados e efetuar a baixa de nota eu lanço os débitos ai caixa e pretendo realizar a operação de acerto de estoque.

Porém, sou um pouco inexperiente nesta parte com o Visual Basic.

A tabela de Estoque neste caso específico é a Tabela Ger025, que é a tabela que gostaria de atualizar a situação de um produto, como por exemplo, o valor, a quantidade, o custo e etc, assim como, adicionar um novo equipamento a esta tabela.

Como eu faria nesta operação, eu faria antes de tudo um select para ver se existe o equipamento na tabela e se existir faço um update no produto ou simplesmente um Insert na tabela?


Grato.

Abraços e obrigado à todos.


[txt-color=#e80000]Alterado por Jonathan Stecker[/txt-color]

  • Formatação correta
    Sempre esteja atento a formatação de seus tópicos, evite usar tags de maneira desnecessária (como colocar todo o tópico em negrito ou usar uma cor de fonte para todo o tópico). Da mesma use palavras em maiúscula com bom-senso (pois vale lembrar, na internet quando você escreve em maiúsculo está gritando com as pessoas que estão lendo seu texto.

    Regras de conduta
  • ROBSON220BASS 01/10/2012 10:06:59
    #410915
    acho que voce deve criar mais 1 tabela, ou seja 2 tabelas

    1=> TabEntrada (cabeçalho da nota, vl total, etc...)

    1=> TabMovimentos (movimentacao de cada item para cada nota, dai nesta tabela da pra fazer varias coisas tipo , visualizar ultima entrada do item ou saida tambem, criar um historico do item, por fornecedor, por nota, por data, por emitente, etc...)

    sem levar em conta a tabela de produtos que deve ser separada.

    mais ou menos isso...

    entao voce deverar fazer na seguinte ordem pra lancar.

    1º consulta o produto na tabela Produtos
    2º insere no grid
    3º Grava na tabela (TabMovimentos, TabEntrada)

    ok..

    mas tem outras formas tambem...

    duvidas post novamente.

    OMAR2011 01/10/2012 10:27:30
    #410917
    Não apele.Aqui ninguém e Cego.
    Já teve critica a respeito do tamanho da Fonte.
    Valeu Maluco.
    ERIVELTONVGA 01/10/2012 10:46:33
    #410919
    Azorsca bom dia

    Bem no sistema tenho o lancamento de notas que alimenta a parte fiscal e contas a pagar e estoque.
    Porem tenho uma tabela razao que toda a nota de entrada e saida grava dentro dela

    entradaOUsaida | cod | desc | valor
    entrada | 6710 | 10 | TNT cores | 1,20
    saida | 6710 | 2 | TNT cores | 1,20

    aí vai um a um e tenho um acerto que pega as entradas - as saidas e da um update na tabelas de produtos saldo atual.

    bem é assim que faço.
    AZORSCA 01/10/2012 11:04:51
    #410923
    Erivelton Obrigado por compartilhar a sua experiência, ajudou a esclarecer um pouco.

    Eu faço da seguinte maneira os itens de lançamentos eu armazeno em uma tabela distinta no caso a Ger106.


    Estou anexando a tela de compras, onde eu faço os lançamentos das notas.

    O acerto de estoque deverá ser realizado somente após a Baixa de Nota.

    Aí eu gostaria de ir inserindo ou atualizando os produtos da Tabela de estoque Ger025. Só não tenho idéia de como fazer isto.

    Se faço dentro de um Loop ou se antes eu tenho que fazer um select para poder atualizar os valores de produtos já existentes.
    ERIVELTONVGA 01/10/2012 12:14:32
    #410930
    Vamos por uma logica...

    voce tem 5 unidades lancadas de um produto [Ô]X[Ô], que está no seu saldo atual CORRETO?
    voce vc faz o controle destes produtos tudo no lancamento da nota? ou é similar ao que falei acima?

    Pois no meu caso o lancamento da nota junto com os produtos serve como disse acima para fazer a parte fiscal (SPED, Sintegra, PIS/COFINS) agora quando é para tirar o relatorio de inventario e estoque, eu olho em uma tabela aparte [Ô]RAZAO[Ô], onde tem as mesmas informacoes que tem na nota fiscal, apenas ele faz o acerto, pega tudo o que entrou e que saiu, dá um update no cadastro de produtos no campo quantatual com o quantidade certa.

    Os colegas com certeza podem te dar outras ideias de como fazer isto? eu faço deste jeito por achar mais facil.
    FOXMAN 01/10/2012 15:29:03
    #410950
    Controle de estoque realmente tem que ser estruturado.
    Nele envolve preço de custo, preço médio de custo, ultimo preço de custo, ultimo fornecedor, etc...etc.....

    O amigo ROBSON220BASS descreve bem e de forma simplificada como pode ser estruturado um controle de estoque.

    No meu caso eu tenho a tabela de movimento de produto(movproduto), que ao dar entrada é lanaçado a quantidade, forncedor, etc..etc....
    A mesma tabela é usada na saida,bastando apenas um sum(qtde) para ter o estoque atual do item desejado.

    Faz-se necessário no minimo 3 tabelas, assim como descreveu o amigo ROBSON220BASS.

    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas