CONTROLE DE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS

N2NN 11/06/2010 08:52:25
#344565
Caros amigos,
Eis o problema.

Tenho uma aplicação de administração comercial completa, nota fiscal, estoque, contas a pagar, receber e etc.

Um dos clientes, que já utiliza a aplicação a mais de 02 anos vai trabalhar como distribuidor de medicamentos e agora meu aplicativo vai ter que controla o estoque por lote e data de validade.

Em principio pensei em criar uma tabela Lote com o código do produto como chave estrangeira para controla o lote e a validade. Mais esta solução trouxe problemas, pois tenho que emitir relatórios de vendas detalhando por lotes e etc. Ou seja não resolve.

Pergunta: Alguem aqui já fez alguma coisa do tipo e gostaria de compartilhar a solução usada? Não precisa enviar código nem nada, apenas da alguma dica de como fez. ok?

Agradescimentos antecipados;

José Nildo
DANIELCPAETE 11/06/2010 09:07:59
#344566
Bom dia,

Eu faço a inserção de item por item no banco pois além de lote o meu sistema trabalha com serie. Com base na inserção individual crio a movimentação e quando finalizo a venda mudo o status do item deixando na mesma tabela para facilitar as consultas.
N2NN 14/06/2010 08:24:38
#344730
Esta solução neste caso infelismente não da certo, pois o sistema já esta em funcionamento e utiliza o código de barras como chave primaria. O lote muda, a validade muda mais o código de barras é o mesmo e não da pra mudar agora depois de dados de mais de dois anos já incluso no bd.

Depois de muito pensar e pesquizar resolvi fazer assim (já estou finalizando)::

Criei um campo Lote na tabela produto. - Se 1, o sistema passa controla lote deste produto se 0 ignora o lote.

Criei uma tabela [Ô]controle de lotes[Ô] com o campo [ô]código do produto[ô] como chave estrangeira ( da tabela produto) onde lanço informações sobre lote, validade, entrada/saida, data transação, qtde entrada ou qtre saida e etc.

Criei uma tabela saldo lote onde salvo o saldo em estoque de cada lote do produto (para agilizar as consultas).

A partir dai, se o produto for marcado para controlar o lote o sistema fara:
Se for entrada o sistema pede informações de lote e validade e salva na tabela controle de lote e saldo de lote.
Se for saída, informa os lotes disponiveis com suas respectivas datas de validade e quantidade e o cliente escolhe qual lote vai usar (lógico o sistema vai impedir o uso de produtos vencidos) e lança esta informação na tabela controle de lotes e saldo de lotes.

O controle de estoque fica identico ao atual de forma global mais informando o cliente as quantidades de cada lote e suas validades. Como as informações vão esta salvas na tabela [ô]controle de lotes[ô], é possível relatórios especificos e os relatórios e transações já existentes continuam funcionando sem nenhum problema, pois este era um dos problemas, adequa o sistema para a nova necessidade sem prejudicar o que já esta funcinando a tempos.

Não sei se esta é a solução mais acertada, mais como o tempo é pequeno (sempre é) foi o que consegui pensar.
JESUEL.OLIVEIRA 14/06/2010 09:29:39
#344736
Amigo, acredito que esta solução que você arrumou é boa. mas até para ficar mais profissional pense em uma solução de etiqueta tipo locadora (codigo + lote) assim a verificação do lote e validade fica automática.

Boa Sorte
FOXMAN 14/06/2010 10:43:28
#344740
Citação:

:
Amigo, acredito que esta solução que você arrumou é boa. mas até para ficar mais profissional pense em uma solução de etiqueta tipo locadora (codigo + lote) assim a verificação do lote e validade fica automática.

Boa Sorte


Acredito que seja uma boa opção, era uma das dicas q eu iria dar.

Também terei essa necessidade de controle de lote, porém ainda não se faz necessário.
N2NN 15/06/2010 22:27:15
#344936
Citação:

:
Amigo, acredito que esta solução que você arrumou é boa. mas até para ficar mais profissional pense em uma solução de etiqueta tipo locadora (codigo + lote) assim a verificação do lote e validade fica automática.

Boa Sorte



Em uma aplicação nova esta é uma solução interessantel, mais como disse minha aplicação já esta em funcionamento e usa o código de barras, inclusive o cliente usa leitor de códigos de barras.

Obrigado todos pelas sujestões.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas