CONTROLE DE USUARIO

USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 17:26:52
#60097
Opa, to quebrando minha cabeça aqui tentando axar a melhor forma de fazer um controle de usuario. Por exemplo usuario X auterou a tabela Y.
Como é a primeira x que vou fazer isso, to queimando meus neuronios aki atraz de como fazer isso da forma mais correta. Axo que seria um relacionamento de tabelas certo?
Mas quais relacionamentos?
Quem ja tiver feito algo do genero e puder me dar uma maozinha ta valendo...
:)
JB207 11/01/2005 17:36:26
#60099
Eu utilizo uma funcao que grava em um arquivo de texto (log) e que guarda o dia, a hora, o codigo do usuario, a tabela e a operacao que ele executou (Incluir, Alterar, Excluir). Esse arquivo eu cryptografo e escondo ele dentro da pasta c:\windows\system.
Tb guardo as ultimas 2.000 operações porque senão o danado fica gigante.
Espero ter dado uma ajuda.
Abraços.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 17:38:52
#60100
hmm.... nunca mexi com txtÂÂÂ's....por isso to querendo fze em tabela mesmo....
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 17:39:24
#60101
você quer deixar isso registrado internamente no seu banco de dados???
se sim poderia fazer algo como:
tres tabelas
tabeladado
tabelausuario
tabelacontrole
a tabeladado teria que estar relacionada com a tabelacontrole a qual deve ter um campo para o relacionamento outro para data e hora da modificação e outra para o usuario que a alterou este ultimo relacionado com a tabelausuario desta forma você terá um controle de todas as alteração feitas no registro da tabeladado a partir da criação do novo registro nesta tabela.
é mais ou menos isso que você quer??
JB207 11/01/2005 17:40:36
#60103
Amanha cedo coloco a funcao aqui pra voce dar uma olhada.
Beleza?
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 17:52:12
#60110
JB07 Blza....
Wiliam.. é mais ou menos isso sim....
eu to pensando assim... soq eh mta coisa pra minha cabeça.... vo tenta esquematiza...

Tabelausurario TabelaControle TabelasGerais(A serem Edit.)
Id Usuario IdControle (campos padrao da tabela)
Usuario----------------------Usuario .....................................
IdTabela------------------------------ IdTabela
IdHora
IdData

Deu para entender...? Eu tava pensando nisso... mais n sei se vai dar certo........ sera que vai? ta tudo certinho?
E as tabelas vai ter que ser um-para-muitos sentido Usuario-Controle e Gerais-Controle.....


Ve aih oq vc axa da minha ideia...
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 17:58:08
#60117
esta correto pois na tabela controle tem que ter ligação com a tabelausuario e com a tabelasgerais com um pequeno erro no relacionamento com a tabela usuario, teria que ficar assim
Tabelausuario TabelaControle TabelasGerais
Id Usuario-------- IdControle ---------------- idtabela
Usuario | ---------idUsuario | campo1
senha IdTabela----------------| campo2
IdHora
IdData
voce relacionou o nome do usuario com a tabelacontrole e tem que ser com o idusuario, agora quanto ao código tem alguma duvida??
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 18:11:20
#60118
Certo... mas nao sei se a data e hora vao dar certo visto que a tabela controle eh so de relacionamentos....o Iddata e IdHora nao deveriam estar nas tabelas gerais...?


Quanto ao codigo tenho sim Wiliam... se pude rdar uma exclarecida...
MAICONCARDOSO 11/01/2005 20:21:21
#60135
Resposta escolhida
Voce gostaria de ter um relatorio de todas as tabelas o usuario alterou num determinado periodo? Caso contrario poderia excluir essas tabelas e relacionamentos e apenas colocar os campos necessarios nas tabelas que deseja, registrando quem e quando executou a ultima alteracao no registro....


Espero ter ajudado...
Abraço,


USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 20:30:41
#60138
entendi oq vc quiz dizer maicon... mas axo que o relacionamento seria o mais aconselhavel, naum?
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 23:08:36
#60162
esse exemplo do Maicon seria bem mais facil de fazer as consulltas visto que nao haveria relacionamento, mas a pergunta fica, é o modo certo de fazer?
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas