CONTROLE PNEUS
Caros Amigos,
Estou desenvolvendo um sistema de controle de pneus. Sobre o controle de pneus tudo bem.
O problema é o seguinte, todos conhecem carretas, é composto de cavalo mecanico mais semi reboque.
Muitas empresas trocam semi reboque de cavalos sempre que precisa com isso bagunça um pouco o sistema, segue abaixo um exemplo pratico:
-Exemplo: no dia 25/02/2011 foi colocado na posição de nº 07 o pneu de número 00001 e o km inicial é 120000. Este km foi pego no tacografo do cavalo mecanico.
- No dia 28/02/2011 a empresa precisou atrelar esta carreta em outro cavalo mecanico que automaticamente vai estar com outro km rodado. Quando o usuario for retirar este pneu o sistema pede km final, e ele vai informar o km do cavalo mecanico atual. Com isso o sistema vai calcular o km final menos o km inicial. Sendo que o km inicial é de um cavalo e o final é de outro com isso o controle de pneu vai estar errado.
Alguém tem alguma sugestão como fazer tal rotina.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Obs: Caso não entenderam minha dúvida favor postar.
Estou desenvolvendo um sistema de controle de pneus. Sobre o controle de pneus tudo bem.
O problema é o seguinte, todos conhecem carretas, é composto de cavalo mecanico mais semi reboque.
Muitas empresas trocam semi reboque de cavalos sempre que precisa com isso bagunça um pouco o sistema, segue abaixo um exemplo pratico:
-Exemplo: no dia 25/02/2011 foi colocado na posição de nº 07 o pneu de número 00001 e o km inicial é 120000. Este km foi pego no tacografo do cavalo mecanico.
- No dia 28/02/2011 a empresa precisou atrelar esta carreta em outro cavalo mecanico que automaticamente vai estar com outro km rodado. Quando o usuario for retirar este pneu o sistema pede km final, e ele vai informar o km do cavalo mecanico atual. Com isso o sistema vai calcular o km final menos o km inicial. Sendo que o km inicial é de um cavalo e o final é de outro com isso o controle de pneu vai estar errado.
Alguém tem alguma sugestão como fazer tal rotina.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Obs: Caso não entenderam minha dúvida favor postar.
O jeito é informar a quilometragem cada vez que a carreta troca de cavalo.
Informando [Ô]Km final[Ô] do cavalo do qual a carreta é retirada e informe [Ô]Km inicial[Ô] do cavalo no qual a carrera é atrelar.
Talvez seria bom montar uma planilha que ficasse na carreta, para ser preenchida a cadq troca de cavalo.
Informando [Ô]Km final[Ô] do cavalo do qual a carreta é retirada e informe [Ô]Km inicial[Ô] do cavalo no qual a carrera é atrelar.
Talvez seria bom montar uma planilha que ficasse na carreta, para ser preenchida a cadq troca de cavalo.
Você poderia fazer o seguinte: Independente de tudo você precisa saber quantos Kms cada pneu já rodou.
De posse disto basta pegar a quilometragem rodada do cavalo e somar aos pneus nele instalados. Cada vez que trocar de cavalo basta fazer esta conta.
Ex: Pneu 1 ja rodou 1000 Kms
Vamos supor que foi posto num cavalo que tem 3000 Kms rodados. Vamos supor também que o cavalo rodou e está com a quilometragem atual de 5000 Kms.
Então basta fazer: 5000 - 3000 = 2000 Kms rodados (deste cavalo)
Entao o pneu tem rodados: 1000 (já tinha antes de ser posto neste cavalo) + 2000 (rodou neste cavalo) = 3000 Kms rodados
Se for trocado o cavalo é só repetir estes cálculos. é só ir somando a quilometragem rodada do cavalo + quilometragem rodada do pneu. Fazer isto com cada pneu individualmente.
De posse disto basta pegar a quilometragem rodada do cavalo e somar aos pneus nele instalados. Cada vez que trocar de cavalo basta fazer esta conta.
Ex: Pneu 1 ja rodou 1000 Kms
Vamos supor que foi posto num cavalo que tem 3000 Kms rodados. Vamos supor também que o cavalo rodou e está com a quilometragem atual de 5000 Kms.
Então basta fazer: 5000 - 3000 = 2000 Kms rodados (deste cavalo)
Entao o pneu tem rodados: 1000 (já tinha antes de ser posto neste cavalo) + 2000 (rodou neste cavalo) = 3000 Kms rodados
Se for trocado o cavalo é só repetir estes cálculos. é só ir somando a quilometragem rodada do cavalo + quilometragem rodada do pneu. Fazer isto com cada pneu individualmente.
Faça o controle por pneu e não por carreta.
acho que a idéia do FEDERHEN é a mais correta, vc deve controlar carreta e cavalo distintamente
ou seja como já dito, trocou o pneu da carreta e atrelou a um Cavalo, KMINICIAL, vai ter de trocar esta carreta e colocar outra, KMFINAL do cavalo, e a nova carreta KMINICIAL...e assim consecutivamente.
bom para facilitar monte uma tabela mais ou menos assim
campos
id, pneu, kmini, kmfim, totalrodado
desta forma será fácil controlar desde claro que tenha alguém para sempre anotar kminicial e final a cada troca de cavalo espero que tenha entendido
ou seja como já dito, trocou o pneu da carreta e atrelou a um Cavalo, KMINICIAL, vai ter de trocar esta carreta e colocar outra, KMFINAL do cavalo, e a nova carreta KMINICIAL...e assim consecutivamente.
bom para facilitar monte uma tabela mais ou menos assim
campos
id, pneu, kmini, kmfim, totalrodado
desta forma será fácil controlar desde claro que tenha alguém para sempre anotar kminicial e final a cada troca de cavalo espero que tenha entendido
CarretaA, CarretaB, PeneuA
Controle do PeneuA:
CarretaA Km Inicial Km Final = Final - Inicial
CarretaB Km Inicial Km Final = Final - Inicial
PeneuA KM Total =
Eu Faria como exemplo acima!
Controle do PeneuA:
CarretaA Km Inicial Km Final = Final - Inicial
CarretaB Km Inicial Km Final = Final - Inicial
PeneuA KM Total =
Eu Faria como exemplo acima!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas