CRIAR CAMPOS EM TABELA EM TEMPO DE EXECUCAO
Boa noite.
Estou desenvolvendo um formulário, onde o usuário estará apto a criar campos de acordo com a sua necessidade, porém ainda não consegui chegar aos finalmente.
Tenho um CADASTRO DE PRODUTO, onde para o segmento de meu cliente, há várias particularidades, que se forem criar as tabelas com campo fixo, dará + ou – 100 campos então pensaram na seguinte estrutura:
ID (Automático) DEFAULT
Descrição DEFAULT
Grupo (Chegou no ponto da dúvida)
Esse Grupo será responsável por determinar a classe do produto dentro do sistema.
EXEMPLO:
GRUPO:- INVERSOR DE FREQUENCIA (Os inversores tem como particularidade as informações: Potência, Tensão, Corrente)
No cadastro do produto seria mais ou menos assim:
ID = 1
Grupo = Inversor de Freqüência
>Campo criado = POTENCIA
>Campo criado = TENSAO
>Campo criado = CORRENTE
(*) O conteúdo do campo DESCRICAO seria formado com base nos campos acima criados pelo usuário, ficando assim:
Descrição = Inversor de Freqüência, Modelo A, Potencia Y, Tensão Z, Corrente X...
Outro exemplo:
GRUPO:- IHM (As IHMs tem como caracterÃsticas principais Comunicação, Tipo, Tamanho, Rede, Tensão )
ID = 2
Grupo = IHM
>Campo criado = COMUNICACAO
>Campo criado = TIPO
>Campo criado = TAMANHO
>Campo criado = REDE
>Campo criado = TENSAO
(*) O conteúdo do campo DESCRICAO seria formado com base nos campos acima criados pelo usuário, ficando assim:
Descrição = Interface Homem Máquina, Comunicação XXXX, Tipo YYYY, Tamanho ZZZZ, Rede XXX, Tensão EEEEE, Marca Zé...
Quando fosse cadastrar o produto, por exemplo, e fosse escolhido o grupo X aparecesse somente os campos (criados) desse grupo. No caso de IHM apareceria somente Comunicação, Tipo, Tamanho, Rede, Tensão como TEXTBOX para preenchimento.
Quando fosse efetuar uma pesquisa por exemplo, o usuário selecionaria o GRUPO e apareceria os campos como opção de filtro...
Alguém poderia me dar uma ajuda?
Estou utilizando VISUAL BASIC 6, Banco de Dados ACCESS
Agradeço a atenção.
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Estou desenvolvendo um formulário, onde o usuário estará apto a criar campos de acordo com a sua necessidade, porém ainda não consegui chegar aos finalmente.
Tenho um CADASTRO DE PRODUTO, onde para o segmento de meu cliente, há várias particularidades, que se forem criar as tabelas com campo fixo, dará + ou – 100 campos então pensaram na seguinte estrutura:
ID (Automático) DEFAULT
Descrição DEFAULT
Grupo (Chegou no ponto da dúvida)
Esse Grupo será responsável por determinar a classe do produto dentro do sistema.
EXEMPLO:
GRUPO:- INVERSOR DE FREQUENCIA (Os inversores tem como particularidade as informações: Potência, Tensão, Corrente)
ID = 1
Grupo = Inversor de Freqüência
>Campo criado = POTENCIA
>Campo criado = TENSAO
>Campo criado = CORRENTE
Descrição = Inversor de Freqüência, Modelo A, Potencia Y, Tensão Z, Corrente X...
Outro exemplo:
GRUPO:- IHM (As IHMs tem como caracterÃsticas principais Comunicação, Tipo, Tamanho, Rede, Tensão )
ID = 2
Grupo = IHM
>Campo criado = COMUNICACAO
>Campo criado = TIPO
>Campo criado = TAMANHO
>Campo criado = REDE
>Campo criado = TENSAO
Descrição = Interface Homem Máquina, Comunicação XXXX, Tipo YYYY, Tamanho ZZZZ, Rede XXX, Tensão EEEEE, Marca Zé...
Quando fosse cadastrar o produto, por exemplo, e fosse escolhido o grupo X aparecesse somente os campos (criados) desse grupo. No caso de IHM apareceria somente Comunicação, Tipo, Tamanho, Rede, Tensão como TEXTBOX para preenchimento.
Quando fosse efetuar uma pesquisa por exemplo, o usuário selecionaria o GRUPO e apareceria os campos como opção de filtro...
Alguém poderia me dar uma ajuda?
Estou utilizando VISUAL BASIC 6, Banco de Dados ACCESS
Agradeço a atenção.
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Existe algum LIMITE no número de CAMPOS que devem ser criados?
Tecla, boa tarde.
Na verdade não existe limite de campos, é exatamente por isso que estou fazendo com que o usuário crie os campos que facilitarão o seu processo.
Referente a criação de tabelas, acho que fica interessante, porém, temo pela lentidão em pesquisas, e os forms viriam já criados os texts de acordo com os campos criados na tabela (do grupo)...
Atenciosamente,
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Na verdade não existe limite de campos, é exatamente por isso que estou fazendo com que o usuário crie os campos que facilitarão o seu processo.
Referente a criação de tabelas, acho que fica interessante, porém, temo pela lentidão em pesquisas, e os forms viriam já criados os texts de acordo com os campos criados na tabela (do grupo)...
Atenciosamente,
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Alguém poderia me ajudar????
Atenciosamente,
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Atenciosamente,
Marcelo S Zapia
mzapia@gmail.com
Acho que isso precisa ser re-pensado...
é necessário tudo isso de campos (vc contou +/- 100)?
Se a criação dos campos for livre, como vc vai validar as informações?
E como vc vai por tudo isso de campo num form?
Tem que levar em conta o limite do access...
é necessário tudo isso de campos (vc contou +/- 100)?
Se a criação dos campos for livre, como vc vai validar as informações?
E como vc vai por tudo isso de campo num form?
Tem que levar em conta o limite do access...
Não vejo muita dificuldade, mas vamos ver se posso te ajudar.
crie tres tabelas
1 - cadastro [ô]esta é a tabela principal, onde vc não precisará ficar criando campos apenas indicando como sub grupos
id - autonum
grupo - texto
TipoCampo - Texto
Descrição - Texto
2 - grupos [ô] aqui você cria os grupos separadamente
id - autonum
descricao - texto
3 - TipoDeCampos [ô] aqui você vai cadastrar um tipo de campo para cada grupo
id - autonum
grupo - texto
nome - texto
bom vamos a explicação
lógico vc vai criar um form para cadastrar os grupos e campos
depois na sua tela de cadastro de produtos basta você colocar dois COMBOS um preenchido com os dados da tabela GRUPOS e ao selecionar um GRUPO você preenche o combo com os dados da tabela TipoDeCampos e pronto agora use este dados para salvar na tabela CADASTRO
ex;
você slecionou o grupo IHM no combogrupo e preencheu o combocampos com os seguintes dados COMUNICACAO,TIPO,TAMANHO, REDE,TENSAO
ai existe um textbox para colocar o nome do produto ex: Interface Homem Máquina
então ficaria salvo na tabela Cadastro o s
seguinte
id - grupo - tipocampo - Descricao
01 - IHM - Comunicaco - Interface Homem Máquina
02 - IHM - tipo - xxx
03 - IHM - Tensão - hhhh
e assim por diante
depois basta vc fazer um slect nesta tabela separando por grupo e tipodecampo.
não a nescessidade de se criar varios campos na tabelas
veja se te ajuda
crie tres tabelas
1 - cadastro [ô]esta é a tabela principal, onde vc não precisará ficar criando campos apenas indicando como sub grupos
id - autonum
grupo - texto
TipoCampo - Texto
Descrição - Texto
2 - grupos [ô] aqui você cria os grupos separadamente
id - autonum
descricao - texto
3 - TipoDeCampos [ô] aqui você vai cadastrar um tipo de campo para cada grupo
id - autonum
grupo - texto
nome - texto
bom vamos a explicação
lógico vc vai criar um form para cadastrar os grupos e campos
depois na sua tela de cadastro de produtos basta você colocar dois COMBOS um preenchido com os dados da tabela GRUPOS e ao selecionar um GRUPO você preenche o combo com os dados da tabela TipoDeCampos e pronto agora use este dados para salvar na tabela CADASTRO
ex;
você slecionou o grupo IHM no combogrupo e preencheu o combocampos com os seguintes dados COMUNICACAO,TIPO,TAMANHO, REDE,TENSAO
ai existe um textbox para colocar o nome do produto ex: Interface Homem Máquina
então ficaria salvo na tabela Cadastro o s
seguinte
id - grupo - tipocampo - Descricao
01 - IHM - Comunicaco - Interface Homem Máquina
02 - IHM - tipo - xxx
03 - IHM - Tensão - hhhh
e assim por diante
depois basta vc fazer um slect nesta tabela separando por grupo e tipodecampo.
não a nescessidade de se criar varios campos na tabelas
veja se te ajuda
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas