CRIAR INSTALADOR
Galera preciso criar um instalar da minha aplicação para distribui-la, porem não sei como cria-la com o sql server e o banco já configurados, para que o usuário já comece a usar.
alguém pode dar alguma dica, ou indicar algum material para que eu veja.
alguém pode dar alguma dica, ou indicar algum material para que eu veja.
Bom, sua aplicação é uma coisa, o serviço de dados de um Microsoft SQL Server é outra, mas isso você já sabe. Assim, imagino que seu aplicativo, ao inicializar, [Ô]pede[Ô] ao usuário que informe o endereço da base de dados e as credendiais de acesso administrativas, se não se tratar de um LocalDB. E sendo assim, fica bem mais fácil.
Há várias [Ô]soluções[Ô] para o seu problema, todas são boas, nenhuma é a [Ô]solução final[Ô].
E dependem um pouco da versão do Visual Studio e do SQL Server que você está utilizando.
De forma geral, sem entrar em especificidades do Visual Studio:
Seu aplicativo usa banco de dados remoto? Se não usa, basta incluÃ-lo fisicamente no seu projeto e marcar a propriedade [Ô]Copy To Output Directory[Ô] como [Ô]Copy If Newer[Ô]. Melhor ainda neste caso se for uma conexão do tipo LocalDB (SQL Server 2012 Express, por exemplo).
Se o banco é remoto, provavelmente várias estações vão ser instaladas com o aplicativo, e assim, o mais adequado é mesmo instalar o servidor de dados e usar o servidor de rede para instalar o aplicativo nas estações.
Você pode também usar o PowerShell pelo seu aplicativo para executar os scripts de criação do banco de dados (DDL).
Você pode ainda criar um aplicativo menor (ou melhor ainda, uma DLL), que execute os scripts DDL, caso ele não exista.
O gerador de instalações pode [ô]rodar[Ô] o script DDL para você, se for um INNO, um ViX, um NSiS ou outros similares, ou seja, que geram pacotes de script.
No Installshield, você pode executar instruções customizadas antes e depois da instalação, dentre elas, conectar-se ao servidor e executar os scripts DDL.
Nas versões mais recentes, que [Ô]entendem[Ô] a Entity Framework 4 e posteriores, a própria EF gera o banco de dados (desde que você diga á ela para fazer isso), sempre que ele não existir ou estiver com as estruturas de dados diferentes daquela que o seu aplicativo requer. Assim, bastaria instalar o SQL Server, instalar o aplicativo, configurar o aplicativo para a conexão e o banco seria automaticamente criado.
Além disso, á partir da Framework 4.0, você encontra as configurações do [Ô]Package/Publish SQL[Ô] nas propriedades da aplicação, que facilitam TODO esse trabalho. Veja mais neste site da Microsoft.
Há várias [Ô]soluções[Ô] para o seu problema, todas são boas, nenhuma é a [Ô]solução final[Ô].
E dependem um pouco da versão do Visual Studio e do SQL Server que você está utilizando.
De forma geral, sem entrar em especificidades do Visual Studio:
Nas versões mais recentes, que
Além disso, á partir da Framework 4.0, você encontra as configurações do [Ô]Package/Publish SQL[Ô] nas propriedades da aplicação, que facilitam TODO esse trabalho. Veja mais neste site da Microsoft.
Faça seu login para responder