CRIAR TELAS EM CAMADAS
pessoal, to fazendo uns testes pra começar fazer meus sistemas em camadas.
fiz assim: criei uma tela que lista os cadastros para procuras e compilei.
agr to criando uma tela com cadastro de usuario. então fiz assim:
na classe usuario:
Public Function PesquisaDados(ByVal ComplementoWhere As String) As Integer
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA
With TfrmProcura
.lstLISTA.Columns.Add(String.Empty, 0)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME[Ô], 260)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]CÓDIGO[Ô], 65, HorizontalAlignment.Right)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME COMPLETO[Ô], 260)
End With
mas o sistema da uma msg de erro informando que lstLista está em private. alguém pode me ajudar solucionar esse problema?
desde ja agradeço a ajd de tds.
se deseja preencher um listview que esta no seu form, tem que passar a instancia dele e nao criar uma nova.
Passe um parametro como Formulario, Formulario Atual as form, e na hora de chamar a classe passe assim no Form (me).
me parece que voce esta instanciando o form e tentando preeencher o Listview dele, explica ai para nós
Abraços
seguinte:
tenho uma camada que chama ClassProcura e dentro dele eu tenho uma classe com o codigo que me lista os dados do banco de dados conforme a pessoa digita em um text box que esta num form Procura tbm dentro dessa ClassProcura.
pois bem, essa classProcura ja esta compilada e referenciada.
agr na classe usuario, nome: clsUsuario
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA ===>>> NESSE MOMENTO ESTOU INSTANCIANDO A ClassProcura CITADA NA EXPLICACAO ACIMA
With TfrmProcura
End With
Citação::
seguinte:
tenho uma camada que chama ClassProcura e dentro dele eu tenho uma classe com o codigo que me lista os dados do banco de dados conforme a pessoa digita em um text box que esta num form Procura tbm dentro dessa ClassProcura.
pois bem, essa classProcura ja esta compilada e referenciada.
agr na classe usuario, nome: clsUsuario
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA ===>>> NESSE MOMENTO ESTOU INSTANCIANDO A ClassProcura CITADA NA EXPLICACAO ACIMA
With TfrmProcura
End With
Que camada é essa que vc está criando?
Abraços
vc tem um projeto e dentro desse projeto vc insere outro. então vc tem um projeto principal e vários outros q podem ser formularios, classes e tal.
daà vc compila e essas camadas (tipo de subprojetos) se transformam em dlls.
ex: no seu cliente tem um problema lá no cadastro do cliente, ao invéz de vc alterar o cadastro de cliente e mandar todo o .exe vc so manda a dll de cadastro de cliente.
bom, então...
essa funcao pesquisa dados está numa classe q eh chamada atravez de um botão de pesquisa lá no formulario.
então o q ele faz?
deveria instanciar a classe (subprojeto) ClassProcura
dentro desse subprojeto tem um form (Procurar) e as classes de procura
no form Procura tem um List onde obviamente são listadas os registros cadastrados.
depois o q o sistema faz? cria as colunas e as coloca no tamanho q eu julgo ideal... formata com o alinhamento das colunas e pronto.
daà o sistema mostra a tela de procura
qndo o usuario seleciona o registro e clica no botao OK da tela de procura, o sistema busca td o cadastro e com o resultado de OK joga esses dados na tela de cadastro de usuario.
vejam o arquivo anexado...
===>>> tentei anexar minha classe mas tá dando a mensagem q o formato d arquivo enviado ñ eh aceito. entei com o arquivo compactando no winrar tbm ñ deu.
obrigado a tds
Citação::
programar em camadas eh assim:
vc tem um projeto e dentro desse projeto vc insere outro. então vc tem um projeto principal e vários outros q podem ser formularios, classes e tal.
daà vc compila e essas camadas (tipo de subprojetos) se transformam em dlls.
ex: no seu cliente tem um problema lá no cadastro do cliente, ao invéz de vc alterar o cadastro de cliente e mandar todo o .exe vc so manda a dll de cadastro de cliente.
bom, então...
essa funcao pesquisa dados está numa classe q eh chamada atravez de um botão de pesquisa lá no formulario.
então o q ele faz?
deveria instanciar a classe (subprojeto) ClassProcura
dentro desse subprojeto tem um form (Procurar) e as classes de procura
no form Procura tem um List onde obviamente são listadas os registros cadastrados.
depois o q o sistema faz? cria as colunas e as coloca no tamanho q eu julgo ideal... formata com o alinhamento das colunas e pronto.
daà o sistema mostra a tela de procura
qndo o usuario seleciona o registro e clica no botao OK da tela de procura, o sistema busca td o cadastro e com o resultado de OK joga esses dados na tela de cadastro de usuario.
vejam o arquivo anexado...
===>>> tentei anexar minha classe mas tá dando a mensagem q o formato d arquivo enviado ñ eh aceito. entei com o arquivo compactando no winrar tbm ñ deu.
obrigado a tds
Sério!
Eu achava que programar em camadas é seguir o modelo 3-tier (banco de dados, regras de negócio e apresentação).