CRIAR TELAS EM CAMADAS

FGONCALVES 15/12/2010 22:09:54
#359643

pessoal, to fazendo uns testes pra começar fazer meus sistemas em camadas.

fiz assim: criei uma tela que lista os cadastros para procuras e compilei.
agr to criando uma tela com cadastro de usuario. então fiz assim:

na classe usuario:

Public Function PesquisaDados(ByVal ComplementoWhere As String) As Integer
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA

With TfrmProcura
.lstLISTA.Columns.Add(String.Empty, 0)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME[Ô], 260)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]CÓDIGO[Ô], 65, HorizontalAlignment.Right)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME COMPLETO[Ô], 260)
End With

mas o sistema da uma msg de erro informando que lstLista está em private. alguém pode me ajudar solucionar esse problema?

desde ja agradeço a ajd de tds.
RODRIGOFERRO 15/12/2010 23:01:27
#359644
ta, qual o nome da classe do usuário ? pelo que vi ali voce esta instanciando uma nova classProcura?
se deseja preencher um listview que esta no seu form, tem que passar a instancia dele e nao criar uma nova.

Passe um parametro como Formulario, Formulario Atual as form, e na hora de chamar a classe passe assim no Form (me).

me parece que voce esta instanciando o form e tentando preeencher o Listview dele, explica ai para nós


Abraços
FGONCALVES 15/12/2010 23:16:25
#359646

seguinte:

tenho uma camada que chama ClassProcura e dentro dele eu tenho uma classe com o codigo que me lista os dados do banco de dados conforme a pessoa digita em um text box que esta num form Procura tbm dentro dessa ClassProcura.
pois bem, essa classProcura ja esta compilada e referenciada.

agr na classe usuario, nome: clsUsuario

Public Function PesquisaDados(ByVal ComplementoWhere As String) As Integer
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA ===>>> NESSE MOMENTO ESTOU INSTANCIANDO A ClassProcura CITADA NA EXPLICACAO ACIMA

With TfrmProcura
.lstLISTA.Columns.Add(String.Empty, 0)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME[Ô], 260)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]CÓDIGO[Ô], 65, HorizontalAlignment.Right)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME COMPLETO[Ô], 260)
End With
MARCOSLING 16/12/2010 01:16:36
#359650
Resposta escolhida
Citação:

:

seguinte:

tenho uma camada que chama ClassProcura e dentro dele eu tenho uma classe com o codigo que me lista os dados do banco de dados conforme a pessoa digita em um text box que esta num form Procura tbm dentro dessa ClassProcura.
pois bem, essa classProcura ja esta compilada e referenciada.

agr na classe usuario, nome: clsUsuario

Public Function PesquisaDados(ByVal ComplementoWhere As String) As Integer
Dim TfrmProcura As New ClassProcura.frmPROCURA ===>>> NESSE MOMENTO ESTOU INSTANCIANDO A ClassProcura CITADA NA EXPLICACAO ACIMA

With TfrmProcura
.lstLISTA.Columns.Add(String.Empty, 0)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME[Ô], 260)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]CÓDIGO[Ô], 65, HorizontalAlignment.Right)
.lstLISTA.Columns.Add([Ô]NOME COMPLETO[Ô], 260)
End With



Que camada é essa que vc está criando?
RODRIGOFERRO 16/12/2010 01:40:57
#359651
essa função PesquisaDados esta em um formulario ou Modulo ? precisamos que anexe essa parte do seu codigo pra gente analizar melhor !


Abraços
FGONCALVES 18/12/2010 18:31:25
#359859
programar em camadas eh assim:

vc tem um projeto e dentro desse projeto vc insere outro. então vc tem um projeto principal e vários outros q podem ser formularios, classes e tal.
daí vc compila e essas camadas (tipo de subprojetos) se transformam em dlls.
ex: no seu cliente tem um problema lá no cadastro do cliente, ao invéz de vc alterar o cadastro de cliente e mandar todo o .exe vc so manda a dll de cadastro de cliente.

bom, então...

essa funcao pesquisa dados está numa classe q eh chamada atravez de um botão de pesquisa lá no formulario.
então o q ele faz?
deveria instanciar a classe (subprojeto) ClassProcura

dentro desse subprojeto tem um form (Procurar) e as classes de procura
no form Procura tem um List onde obviamente são listadas os registros cadastrados.

depois o q o sistema faz? cria as colunas e as coloca no tamanho q eu julgo ideal... formata com o alinhamento das colunas e pronto.
daí o sistema mostra a tela de procura
qndo o usuario seleciona o registro e clica no botao OK da tela de procura, o sistema busca td o cadastro e com o resultado de OK joga esses dados na tela de cadastro de usuario.

vejam o arquivo anexado...


===>>> tentei anexar minha classe mas tá dando a mensagem q o formato d arquivo enviado ñ eh aceito. entei com o arquivo compactando no winrar tbm ñ deu.

obrigado a tds
MARCOSLING 19/12/2010 10:10:02
#359887
Citação:

:
programar em camadas eh assim:

vc tem um projeto e dentro desse projeto vc insere outro. então vc tem um projeto principal e vários outros q podem ser formularios, classes e tal.
daí vc compila e essas camadas (tipo de subprojetos) se transformam em dlls.
ex: no seu cliente tem um problema lá no cadastro do cliente, ao invéz de vc alterar o cadastro de cliente e mandar todo o .exe vc so manda a dll de cadastro de cliente.

bom, então...

essa funcao pesquisa dados está numa classe q eh chamada atravez de um botão de pesquisa lá no formulario.
então o q ele faz?
deveria instanciar a classe (subprojeto) ClassProcura

dentro desse subprojeto tem um form (Procurar) e as classes de procura
no form Procura tem um List onde obviamente são listadas os registros cadastrados.

depois o q o sistema faz? cria as colunas e as coloca no tamanho q eu julgo ideal... formata com o alinhamento das colunas e pronto.
daí o sistema mostra a tela de procura
qndo o usuario seleciona o registro e clica no botao OK da tela de procura, o sistema busca td o cadastro e com o resultado de OK joga esses dados na tela de cadastro de usuario.

vejam o arquivo anexado...


===>>> tentei anexar minha classe mas tá dando a mensagem q o formato d arquivo enviado ñ eh aceito. entei com o arquivo compactando no winrar tbm ñ deu.

obrigado a tds



Sério!
Eu achava que programar em camadas é seguir o modelo 3-tier (banco de dados, regras de negócio e apresentação).
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas