CRIAR UM SISTEMA OPERACIONAL

USUARIO.EXCLUIDOS 18/08/2007 21:43:41
#231537
Como posso fazer para criar um sistema operacional ou uma imitação de sistema operacional em VB.
USUARIO.EXCLUIDOS 18/08/2007 22:59:20
#231541
kra sistema operacional

vai dah trampo em

axo q é impossivel

agora imita vc pode sei lah faz algumas imagens ai do menu iniciar e coloca uns labels invisiveis ai vc imita

agora faze, na moral esquece

uhuhahua
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 00:50:13
#231549
Kra não querendo t desanimar, mas eu ja tive essa idéia de fazer um SO, sÂÂ'que da muito trabalho você tem que aprender muita coisa e o vb é uma linguagem dependente do so para rodar... Começa a entrar no mundo assembler e c da vida, q quem sabe um dia você consegue. Claro que vai ser impossível você sozinho escrever todo um sistema opracional, nem mesmo o kra q criou o linux foi, a única coisa q ele fez foi escrever o kernel todo o restante é feito por milhares de pessoas ja q o linux é open-source... Pense nisso, se você realmente quiser levar essa idéia a frente então pesquise e estude muito, agora uma imitação não lhe dara muito trabalho, crie uns programas q altere a shell do SO, etc... Sei lá invente seja bem criativo.
CARINHENA 19/08/2007 02:10:22
#231550
Com vb, no máximo que vc pode fazer é um shell diferente... Deixando o windows com outra cara.. e só.

Agora se vc souber assembler, C e C++ dai sim... daqui uns 4 anos.. vc começa a lançar o primeiro Beta.. ou então... vc pega um kernel linux e começa a montar a sua distro ;)
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 04:16:20
#231555
Concordo com a carinheira, mas mesmo pegando o fonte do UNIX que nada mais é do que o Kernel do Linux vai ser trampeira modificar um para fazer sua distribuição mas é possível mas leva muito tempo e dinheiro para desenvolver que estou sugerindo, mas começar um do zero é possivel tb pq se não fosse eles não tinham feito o UNIX que nos primordios do windows no 3.1 ele era totalmente UNIX depois que começou a mudar um pouco de lado mas volto a falar é possível mas não com o VB, VB.NET nada disso, a melhor linguagem para se usar em um SO é e sempre foi o C e depois veio o C++, mas mesmo assim a melhor linguagem para se contruir um SO é o C, mas tome muito cuidado na hora de limpar o cache de memória você sempre vai ter que fazer isso para não dar os travamento do Sistema Opereacional.

Uma ótima distribuição que acho e uso ela em meu pc é o Solaris mas caso não tenha paciencia de aprender JAVA e C, pode ir para o Ubuntu que é muito boa.

Boa Sorte nesta luta sagrenta para desenvolver e para difundir seu SO, principalmente pq seu código vai lutar contra a microsift e toda a comunidade Linux e UNIX.
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 13:54:26
#231568
Onde posso baixar o C ou C++ e como posso usá-lo?
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 17:06:33
#231580
eu queria o codigo para criar atalhoas na area de trabalho se alguem tiver e poder me ajudar em agradeco!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 17:16:03
#231581
www.bloodshed.net/dev/devcpp.html --> IDE+Compilador

Bom, eu também ja tive essa ideia de criar um OS. Tem muitas materias na internet sobre esse tema. Eu ja gosto de utilizar o assembler, mesmo sendo complicado.

De uma olhada no site:

www.numaboa.com.br/informatica/oiciliS/assembler/index.php

Veja e tire suas proprias conclusões sobre o assembler

Também tem o Turbo C++ da Borland, eu recomendo a versão 3.0.
USUARIO.EXCLUIDOS 19/08/2007 23:38:09
#231602
Não querendo t desanimar igual tentaram quando eu falei a mesma coisa q vc, um SO... Sozinho???
Nem o Linus(criador do linux) trabalhou sozinho

Mas se quiser tentar....

da uma olhada no kernel do linux, e começa estudar +++++ muito mesmo,, Vc tem que saber muito bem uma linguagem, saber como funciona todos os componentes do PC...


Kernel do Linux: http://www.kernel.org/

A quando vc o fizer vê se manda um cd pra minha ksa..


hshs...

Brincadeira, vai fundo e estude muito...[S59] e va em frente [S30], eu não deseisti só dei uma pausa enquanto me aprofundo no c e tÃÂ' quebrando a cabeça no assembler...
ESLEYSANCHES 20/08/2007 00:12:37
#231603
Na verdade infelizmente é meio complicado sim.

Com toda a certeza uma sistema operacional tem mais do que a simples

função de ser bonitão com os dias de hoje, ter suporte a hardwares,

boot e etc... Ele ainda tem também que ser leve, versátil e fácil de

usar ... como o Windows.

Como você acha que o Windows foi feito ?
A resposta correta é "C". O Windows (não completo, mais pelo menos seu

núcleo) foi feito em C há quem diz que alguns aplicativos novos para

Windows funcionam utilizando a linguagem criada pela própria Microsoft

(VB), mais não garanto.

O linux sim, é feito todinho em C, programas e etc... claro nem todos,

alguns em Python, outros usando Java, outros usando C++, e alguns ...

acredite usando apenas Shell Script. o Kurumin por exemplo foi a

distribuição DEBIAN modificada com os paineis de controle do Kurumin

usando o Kommander (estilo VB mais usa Shell Script do linux).

Uma coisa que você deve saber antes de mais nada que realmente é chato

é aprender Assembly, o Assembly é uma linguagem antiga perto da

linguagem de máquina, por isso muitos programadores de antigamente que

sabiam assembly sabia muita coisa de memória, processador e etc... pois

com assembly você aprende muita coisa. Voltando ... é necessário o

assembly apena para o Boot, a inicialização da máquina requer algum

programa obrigatóriamente que seja em assembly, graças as algumas

funções dele que agora nem me lembro (vi isso em um artigo).

Mais coisas um sistema operacional controla, por exemplo ele controla e

faz o gerenciamento da memória, ou seja controla o uso da mesma para

que o próprio sistema operacional não acabe ficando sem memória para ee

mesmo. O sistema Operacional deve tbm saber trabalhar no disco rígido,

que tipo de sistema de arquivo você utilizaria ? Sistema de arquivos ?

Isso cada sistema operacional grava arquivos em disco de forma

diferente e cada sistema de arquivos possui suas próprias seguranças ou

não :-(


Por exemplo, para não te desanimar, como muitos e até mesmo eu já fiz

rsrsrs, eu me lembro da época do Win 3.11 lembra aquele lixo que ao

inves de usar um editor de registro como hoje usava um monte de

arquivos INI ? pois é, tinha um visual Basic para ele se eu não me

engano foi a versão 3.0, a imagem desta versão está em anexo.
Com essa versão antiga e bem lixo rsrsrs eu fiz meu próprio sistema operacional, ou seja fiz a mesma merda (desculpem a palavra) que a microsoft crie um sistema gráfico que rodava sobre o MS-DOS, exatamente como era o WIN 3.11. Cada vez que meu porograma era iniciado o mesmo ocultava o WIN e ficava em Segundo Plano.
Não estou dizendo para voltar ao anos 80 hehe ou comecinho dos 90 mais sim fazer oque eu fiz com a versão do windows atual.

Faça seu próprio programa em Windows usando as funções do próprio VB, ou as famosas API's (Estude bastante tbm as API's do windows elas são suas amigas ... ou não), ai você faz um sistema que roda sobre o Windows e não sobre o MS-DOS, e add coisas que as vezes você acha que no windows falta, por exemplo um por Editor de textos gratuito (Tirando o WORD) ou alguns joguinhos que seriam até legal ter como o jogo da cobrinha do celular (Peguei pesado agora hein ? rsrsrs). Enfim, invente e reinvente a roda. Não será fácil, mais será seu !!


Abraços !!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas