CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA,NÃO ENTENDI O MAIS SIMPLES

MARCOS 08/08/2015 16:14:02
#449743
Bom dia,Colegas!
Eu tenho que criptografar parte dos dados que irão para uma BD em SqlServer.
Pretendo usar a criptografia simétrica (Fornecida, no próprio Framework do .NET).
Já estudei alguns exemplos,implementei e funcionou perfeitamente.
Mas,depois de pesquisar,eu fiquei com duas dúvidas muito simples,que nenhum artigo na NET,explica:

Nos exemplos,na Internet.Fala-se sobre o tamanho da chave (64 Bit[ô]s,128,etc...)
Mas,nos exemplos de código .NET encontrados na Internet, a chave é sempre um
conjunto de [Ô]caracteres[Ô] e não Bit[ô]s .
Minhas dúvidas são :

1.) Quando se diz, que a chave deverá ter ,por exemplo 64 Bit[ô]s, na verdade eles estão dizendo que a chave deverá ter 64 caracteres ? Ou a quantidade
de Bit[ô]s da chave,não tem relação com a quantidade de caracteres que compõe a chave na prática?

2.) No caso da criptografia simétrica,qual o tamanho da chave (Em caracteres), pode ser considerada atualmente segura ?

Agradeço qualquer orientação
JABA 08/08/2015 17:03:23
#449744
Resposta escolhida
Eu acho que o tamanho em bit refere-se ao comprimento da sua chave. Por exemplo, um caractere, em ASCII, possui o tamanho de 8 bits (1 byte). Se sua chave pode possuir 32 bits, isso significa que ela poderá conter, no máximo, apenas 4 caracteres.
MARCOS 08/08/2015 17:24:21
#449745
jabá,eu também penso como você.
Mas,o problema é que preciso ter certeza.
o curioso, é que existem muitos tópicos na internet,que explicam a criptografia simétrica.
mas,parece que todos simplesmente não explicam isto.
algum colega do fórum pode esclarecer esta dúvida ??????
JABA 08/08/2015 17:36:29
#449746
Marcos, o valor de medição padrão para qualquer computador é o bits. O tamanho das chaves não poderiam ser mensurados por caracteres de forma universal, pois dependendo do padrão usado, como UNICODE, UTF-8, UTF-16, ASCII, etc., o tamanho do caractere pode variar. Sendo assim, não consigo enxergar esse problema de outra forma, como coloquei no primeiro comentário.
MARCOS 09/08/2015 14:38:00
#449763
Obrigado,Jaba!
De fato,se for considerado que não existe um único padrão para representação dos caracteres,a
definição do tamanho em [Ô]Bits[Ô], passa a fazer todo sentido.
Obrigado,pelo esclarecimento.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas