CRYPTOGRAFAR ARQUIVO DE BANCO DE DADOS

USUARIO.EXCLUIDOS 09/09/2006 14:04:58
#170409
Utilizo o banco de dados FireBird, tem como eu cryptografar o arquivo de banco de dados, pois se um outro programador pega meu arquivo de banco de dados (cadastro.gdb) ele pode consequir abrir esse arquivo e visualizar minhas tabelas e procedimentos sei que é dificil se o cara não tiver a senha ...... mais seria melhor se eu cryptografar o arquivo, algum sabe ?
CLEVERSON.F 09/09/2006 20:27:22
#170446
Cara, não tem o porque, pois se o cara nao tem a senha, nao consegur abrir, criptografe apenas dados importantíssimos. entretando gerencie eles depois pelo software..
USUARIO.EXCLUIDOS 10/09/2006 09:20:28
#170477
JOSMAR:

Há como compilar os códigos no FireBird, mas isso não vai impedir a leitura dos mesmos, se a senha de acesso for encontrada. é mais por uma questão de desempenho do que de segurança do código.

Depois que as suas estruturas de dados estão prontas e o projeto funciona perfeitamente, você pode nomear todos os objetos (tabelas, views, procedures etc, incluindo campos), de forma que só por meio de um manual de referência, ou com muita tentativa, alguém consiga se encontrar.

Já vi essa técnica em uso, normalmente os objetos todos tem seus nomes substituidos por números aleatórios, precedidos por uma ou duas letras nem sempre descritivas, e isso inibe bastante. Muitas consultorias (e seus consultores, claro) preferem começar o projeto do zero, pois o prejuízo de tempo é menor do que tentar "decifrar" o emaranhado final.

O problema é que você TAMBéM vai precisar de um manual de referências sempre á mão, mesmo porquê, daqui há alguns anos, ou meses, você não vai se lembrar de mais nada.

USUARIO.EXCLUIDOS 11/09/2006 07:44:42
#170579
Então quer dizer que não existe um meio de abrir o banco de dados sem ter a senha...... saber as tabelas,procedimentos e etc.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas