CRYSTAL 9

SVS99 11/09/2007 16:41:08
#235093
Boa tarde Amigos

Estou migrando do Crystal 7 para o Crystal 9 e percebi que existem algumas diferencas claras, alias como nao poderia deixar de ser.

Na versao 7 eu faco o relatorio dentro do Crystal e depois o chamo a partir de comandos apropriados no VB, porem na versao 9 eu posso incluir o relatorio do Crystal dentro de um Form do VB atraves da opcao Projects.

Abaixo exibo a forma como chamo o Relatorio do crystal dentro do VB.

FrmPrincipal = Formulario Principal
CstRelatorio = Nome do Objeto do Crystal

FrmPrincipal.CstRelatorio.Reset
FrmPrincipal.CstRelatorio.Destination = crptToWindow
FrmPrincipal.CstRelatorio.ReplaceSelectionFormula "{PROCESSOS.PROC_ID}=" & str_IdProc

FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowTitle = Me.Caption
FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowShowCloseBtn = True
FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowShowSearchBtn = True
FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowShowPrintSetupBtn = True
FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowShowPrintBtn = True
FrmPrincipal.CstRelatorio.WindowState = crptMaximized

FrmPrincipal.CstRelatorio.Connect = "DSN=3RD;uid=" & strUsuario & ";pwd=" & strSenha & ";dsq=" & strBanco
FrmPrincipal.CstRelatorio.Formulas(0) = "Data_Inic='" & Format(dtpInic.Value, "DD/MM/YYYY") & "'"
FrmPrincipal.CstRelatorio.Formulas(1) = "Data_Fim='" & Format(dtpFIM.Value, "DD/MM/YYYY") & "'"
FrmPrincipal.CstRelatorio.Formulas(2) = "TaxaTeclado=" & Replace(CDbl("0" & MskFee.Text), ",", ".")

FrmPrincipal.CstRelatorio.Action = 1
Screen.MousePointer = vbDefault

No exemplo acima eu simplesmente chamo o relatorio do Crystal, uso uma formula e passo parametros para outras formulas utilizadas.
Por fim, disparo o relatorio atraves do comando Action.

Gostaria de saber se posso fazer isso no Crystal 9, pois fui tentar fazer e deu a mensagem "Unable to Load Report"

Pesquisando na internet, encontrei um exemplo de utilizacao do crystal 9,onde eu coloco o componente do Crystal diretamente dentro de um Form VB,crio um arquivo Designer e passo o conteudo desse para o relatorio do Crystal.Que alias me deixou com algumas duvidas.

O exemplo que encontrei.

CRViewer1.ReportSource = RptLembretes
RptLembretes.Database.Tables.Item(1).Location = App.Path "\Agenda.mdb"
CRViewer1.ViewReport

Finalmente, gostaria de saber como eu crio a sintaxe para passar valores atraves de formulas do Vb para o Crystal e realmente nao da para fazer como no 7, seguindo o exemplo que enviei acima?

Muito Obrigado




USUARIO.EXCLUIDOS 11/09/2007 17:36:34
#235107
No VB, no menu PROJECT > COMPONENTS, tem o Crystal Report Control?

Teve um tempo atrás que eu tava com o mesmo problema, mas era pq o meu Crystal Report Control, não era o correto. Eu usava o Crystal 4.6.

Aí mudei pro 9 e os relatórios não eram mais gerados. Dava o mesmo erro que o seu. Baixei um componente e funcionou...

Esse componente que vc conseguiu é mesmo pra usar na versão 9?

Segue um trecho usando o crystal 9

With frmCustos.CrystalReport1
.Destination = 0
.ReportFileName = "z:\dados\custos.rpt"
.SelectionFormula = "{tblOS.OS} = " & "'" & frmCustos.cmbOS.Text & "'" _
& " And {tblDados.Setor} = " & "'" & Setor & "'" & ""
.DiscardSavedData = True
.Action = 1
End With

SVS99 11/09/2007 17:48:15
#235110
Muito obrigado por sua ajuda meu amigo mas qual componente voce disse que baixou? Voce esta se referindo ao Crystou Report Control?

Bem no meu caso eu vou verificar novamente.

Fiquei com essas duvidas, pois todos os exemplos que achei na Net, nao se referiam mais ao exemplo que voce deu que e o mesmo que uso.

Neles eu tenho que inserir o objeto do Crystal dentro de um Form VB e ai eu acabei me perdendo, sem saber como passar formulas para o Vb por exemplo e como fazer a conexao com o meu Banco de Dados que e SQL.

Obrigado e um Abraco
USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 09:52:28
#235172
Prezado,
Coloquei um projeto aqui no VBMania de Cadastro de Clientes que rola com Crystal Rep 8 (para usar com o CR 9 basta abrir o RPT e salvar no CR9). No exemplo eu uso o RDC que substitui o OCX da versão 7. Acho que ajuda no seu aprendizado, baixar em:

http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmdetail.php?varID=58537

No site oficial do Crytal Reports tem um .PDF (link abaixo) com um monte de links para projetos exemplo em VB6 com CR 8, 8.5 e 9. Muito bom, recomendo.

http://support.businessobjects.com/communityCS/TechnicalPapers/apps_rdc.pdf.asp

USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 10:05:27
#235176
Então Carlos,

Esse componente Crystal Report COntrol é aquele que vc insere dentro do VB, como um botão ou uma textbox.

Mas o componente tem que estar instalado, e tem que ser o componente correto. O que eu uso é o componente do Crystal Report 8.5, mas funciona no 9 tb.

Se vc quiser me envia um e-mail (f.burgardt@terra.com.br) que eu mando pra vc.

Contudo, vale a pena ver o projeto do ROBERTOMARQUES que usa RDC, pois esse componente ainda existe por questões de compatibilidade. Tipo pra funcionar com relatórios anteriores ao Crystal 9...

[]ÂÂ's
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas