CUPOM FISCAL - O QUE E NECESSARIO SABER?

FBUR 05/06/2013 22:09:34
#424415
Não pergunto isso sobre o código fonte nem nada disso, mas sim sobre as obrigações fiscais.

é preciso seguir alguma diretriz, algum modelo? Qual é o caminho que o cupom fiscal percorre? E o CPF do cliente. Como isso funciona fiscalmente falando?

Abs.
LLAIA 06/06/2013 10:01:00
#424420
Se vc conhece um contador de verdade e experiente, digo de verdade, não apenas um cara que é contador e tem o carimbo do conselho regional que faz figuração burocrática, vale a pena vc trabalhar junto e pagar consultoria para vc desenvolver seu sistema fiscal de acordo com o neg'coio do seu cliente. Se não, vai ter que afundar nos convênios, protocolos, e etc.

Faz tempo que lidei com ECF e foi terrível. Tinha um calhamaço que usava para orientar. Uns amigos lidaram com o PAF-ECF. Um monte de exigências também, fora a variação de uns estados para o outro.

Não sei precisamente como está hoje, mas parece que um tal de S@T tá chegando também pro país inteiro.

Uns colegas aqui lidam todos os dias com isso. Vou observar este tópico pra aprender.
FBUR 06/06/2013 10:24:55
#424422
Pois é.

Eu também estou me vendo na hora de implantar módulos de NFe em alguns sistemas. Como isso já está bastante maduro, não vou desenvolver. Já abri um tópico com indicações de compra ou códigos que me ajudem a desenvolver somente a interface, como no site da Unimake.

Já sobre os cupons, eu parto do princípio que o estabelecimento tem que prestar contas para a contabilidade. Logo, é necessário que o sistema gere documentos oficiais, de acordo com a legislação. Devem existir soluções que ajudam. Também andei pesquisando sobre PAF-EFC e vi algo sobre esse S@T. No site da bematech (http://www.bematech.com.br/suporte/tutorial/index.html?paf_ecf.htm ) tem bastante conteúdo para informação.

Como meu foco é desenvolver ferramentas customizadas, eu não gostaria de perder tempo reinventando alguma roda. Mas será bastante interessante entender como isso funciona para saber o que eu devo desenvolver. E nesse desenvolvimento [Ô]obrigatório[Ô] eu gostaria de saber exatamente as obrigações fiscais.

Me parece que essas impressoras de cupons fiscais já têm uns parâmetros que devemos passar e elas fazem a maior parte do trabalho. Isso é interessante.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas