CUSTO DE SISTEMA

JANDER 07/05/2010 11:18:44
#341189
Olá amigos. Venho pedir ajudar a vocês com a custo de software.

Qual é o valor que vocês cobram em média por hora programada?
Após o sistema ser entregue qual é o tempo de garantia que vocês dão ao sistema, caso houver uma falha no sistema?
você chega a fazer um contrato de manutenção do sistema, é quanto é cobrado sobre isso + ou -?
XXXANGELSXXX 07/05/2010 11:26:01
#341191
Veja so, depende do que voce fez.. é sistema de que?
o valor que eu pessoalmente cobro por hora é 80,00, mas isso varia de regiao para regiao..
não existe esse negocio de garantia, ou seja, se o cliente vai la.. e deleta uma dll ou ocx do seu sistema, ai voce tem que ficar dando manutençãozinha para ele? ele vai falar que é culpa do sistema, ou seja, sistema nao presta.. etc.. falha no sistema voce dupura em laboratorio, ou seja, ai com vc.. e testa antes de enviar a aplicaçao para ele..
Contrato de manutençao.. sim, com certeza, ou seja, que dara direito ao cliente de atendimento, e novas atualizacoes,
Quando e cobrado? varia do ramo de atividade, eu trabalho com empresas.. .entao eu faço uma media por faturamento.. ou seja, se empresa fatura 100 mil, cobro 100,00 reais por mes, 200,00 mil, cobro 120,00, e assim por diante.. ok?
Há, e veja bem, o contrato tem que deixar bem claro, o que é responsabilidade do cliente e o que é sua respsabilidade.. te aconselho.. pedir um advogado qualquer para te auxiliar.. em relacao a isso..
INFOSISTEMAS 07/05/2010 20:04:26
#341254
ja vi muita coisa sobre isso aqui no vbmania mesmo com o pessoal ! vamos la faça uma formula simples coloque (custo + lucro + impostos * horas)= valor pronto dar para ter uma media de preço ! mas existe muitos fatores que devem ser analizados para quem esta sendo desenvolvido, se vai ter contrato ou não e por ai vai ....

mas vou te dar uma resumida de como trabalho ! primeiro ja tenho alguns anos trabalhando como desenvolvedor e por isso tenho uma boa exériencia, então faço assim,i o valor do meu produto por exemplo um sistema comercial eu cobro 800,00 para usuario unico e mais 150,00 por estação em rede com contrato de pelo menos 100,00.

segunda opção que dou pro cliente pagar uma unica vez e ficar sem contrato ai cobro 1500,00 mais 200,00 por estação e cada visita avulso ou atualiação eu cobro 70% que cobraria no contrato no caso 70,00 ou mais (sempre mais kk). sobre a garantia no codigo do consumidor diz o seguinte: todo produto ou serviço por lei tem que ter pelo ao menos 90 dias de garantia apos isso fica por conta de quem quiser aumentar. então dou 90 dias para assistencia remota. se tiver que ir para o cliente cobro o custo que tenho para chegar ate la. qualquer duvida posta ai que coversamos !!
LUIS.HERRERA 07/05/2010 20:55:20
#341263
Jander vamos lá...

Desenvolvimento é igual a produtos por encomenda, tem que levar em conta: Qualidade do produto (conhecimento do desenvolvedor = Now how), qual o tipo de aplicação (detalhamento completo do que o cliente quer), prazo estimado de desenvolvimento e tecnologias a serem empregadas.

Depois avaliar se você é empresa ou pessoa física (autônomo) pois tem os impostos em questão. Em seguida se terá uma equipe (funcionários para execução) ou será sozinho.

Bem com isso você pode formular o preço de desenvolvimento, seja por produto ou por hora. Por uma fórmula +/- assim:

Quanto quer ganhar por mês
+ custos (despesas gerais= aluguél, pessoal, luz, depreciação de equipamentos, etc...)
x número de meses estimado
+ impostos (PJ ou Autônomo).

Resultado / por horas do projeto inteiro. Lembre-se que um projeto contempla: reuniões com cliente para análise, levantamento de informações detalhadas com todo pessoal envolvido, planejamento, desenvolvimento, testes, ajustes, criação de: manuais e instaladores e treinamento.

Sobre contrato sempre que existir manutenção é obrigatório e o mais detalhado possível, para evitar problemas para ambos os lados.

O valor da manutenção é bem relativo, pois depende basicamente de alguns fatores como:
- Você irá ao cliente em chamadas, ou só atenderá via internet e fone (isso envolve deslocamentos, inclusive hospedagens em função da distância, outras cidades, estados etc...)
- Você dará direito de atualizações de versões sem novos investimentos ou isso será cobrado a parte.
- Você terá um único contato ou qualquer usuário poderá entrar em contato, isso envolve um grande esforço em função do número de usuários do sistema e pode sobrecarregar seu atendimento.
- entre outras coisas.

Em geral a prática é cobrar 10% do valor do software dividido por 12 meses, esse será o valor mensal, mas isso é muito relativo em função do que já foi dito acima.

O tempo de garantia por lei é 90 dias a partir da [Ô]Venda[Ô]. Após esse período só com contrato de manutenção. A garantia envolve erros ou vícios ocultos do programa de computador.

Sobre licenciamento no Brasil é permitido dois tipos de licenciamento: Prazo Indeterminado (aquisição permanente da licença de uso) ou prazo determinado (período previamente definido), que pode ser 30 dias, 2 meses, ou qualquer outro, após esse período o software para de funcionar e acaba a licença de uso. Porém ela pode ser renovada indefinidamente por novos períodos iguais, o que seria um tipo de locação do software. Nesse caso o valor da licença é bem inferior a definitiva.

Assim dar um valor fixo é impossível, pois varia de empresa para empresa, de pessoa para pessoa, de tecnologia para tecnologia, de aplicativo para aplicativo e de região para região.

Em linhas gerais o valor hora pode variar de R$ 40,00 até 400,00 ou ter valores totalmente diferentes destes.
Nota: Não adianta querer cobrar R$ 100,00 / hora numa região podbre, para um software de prateleira que custa R$ 50,00 na banca de jornais por exemplo.



Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas