DAR FOCO NO TEXTBOX1 E OBRIGAR SELECIONAR OPTION1

SERENO 16/06/2016 18:23:14
#463652

Boa noite,

Tenho uma tela de cadastro de contribuintes, e nela tem OptionButton1 (pessoa física) e OptionButton2 (pessoa jurídica). Quando abro o frmCadCli, dá o foco no txtCpf e txt Cnpj.

Preciso de uma função que ao clicar no txtCpf ou txtCnpj, apareça uma mensagem obrigando a pessoa a selecionar primeiramente uma das opções (OptionButton1 ou 2), pois só selecionando que funcionará a função de verificar CPF/CNPJ. Enfim, não aceitar digitar cpf ou cnpj sem selecionar uma das opções.

Por enquanto se não selecionar nenhum dos OptionButton e colocar qualquer cpf ou cnpj errado, o sistema aceita e cadastra.

Também preciso de uma função que ao clicar no txtSalvar, dá uma mensagem obrigando a preencher todos os campos, caso ficar algum sem ser preenchido. Só salvará se preencher todos. (txtNome, txtEnd, txtBairro, txtCep e assim por diante)

Aguardo retorno de vocês.
KURTGU 16/06/2016 18:26:02
#463654
Para uma pessoa que esta precisando de ajuda voce esta exigindo demais, aprenda que ninguem é obrigado a te ajudar, ao escrever repare que parece, que somos seus empregados e voce precisa que facamos logo o que voce precisa. Fica a dica...

Procure sobre nocoes basicas de progamao IF,ELSE,ELSEIF...

www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IF+ELSE+VB6
SERENO 16/06/2016 18:34:30
#463656
Citação:

:
Para uma pessoa que esta precisando de ajuda voce esta exigindo demais, aprenda que ninguem é obrigado a te ajudar, ao escrever repare que parece, que somos seus empregados e voce precisa que facamos logo o que voce precisa. Fica a dica...

Procure sobre nocoes basicas de progamao IF,ELSE,ELSEIF...

www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IF+ELSE+VB6



Caro Kurtgu,

Não estou obrigando ninguém a nada. Apenas postei uma dúvida, no qual não sei sanar, por ainda estar engatinhando em VB. No forum, sempre fui muito bem orientado por pessoas dispostas a ajudar, sem a intenção de [Ô]obrigar[Ô]. E a palavra [Ô]obrigar[Ô] citada no título do post, se refere à função e não à alguém, como parece que você entendeu. Portanto, é sempre bom interpretarmos primeiro antes de qualquer coisa. Fica a dica!
OMAR2011 16/06/2016 19:23:09
#463662
Mordomo, o seu patrão é o Google desta vez.
Digite isto no google.
[txt-color=#e80000]validar cpf cnpj vb6[/txt-color]
KURTGU 16/06/2016 19:23:44
#463663
Citação:

:
:
Para uma pessoa que esta precisando de ajuda voce esta exigindo demais, aprenda que ninguem é obrigado a te ajudar, ao escrever repare que parece, que somos seus empregados e voce precisa que facamos logo o que voce precisa. Fica a dica...

Procure sobre nocoes basicas de progamao IF,ELSE,ELSEIF...

www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=IF+ELSE+VB6

Caro Kurtgu,

Não estou obrigando ninguém a nada. Apenas postei uma dúvida, no qual não sei sanar, por ainda estar engatinhando em VB. No forum, sempre fui muito bem orientado por pessoas dispostas a ajudar, sem a intenção de [Ô]obrigar[Ô]. E a palavra [Ô]obrigar[Ô] citada no título do post, se refere à função e não à alguém, como parece que você entendeu. Portanto, é sempre bom interpretarmos primeiro antes de qualquer coisa. Fica a dica!



Não quis dizer a questao do OBRIGAR do titulo do post, e sim a forma que você escreveu dentro do post...Foi somente uma dica...
PERCIFILHO 17/06/2016 10:52:21
#463721
Você poderia fazer um pouco diferente: quando clicasse na opção CPF, habilitaria apenas a txtCpf e quando clicasse na opção de CNPJ, habilitaria somente a txtCnpj.
Quanto a salvar os registros, você terá que no código do seu botão Salvar, fazer as verificações: se txtNome.text = [Ô][Ô] então não faz nada (Exit Sub) para cada controle.
FILMAN 17/06/2016 11:34:26
#463723
Minha pesquisa no google foi assim :

validar campo ao clicar no textbox vb6
http://www.scriptbrasil.com.br/forum/topic/108240-verificar-campos-em-branco/
http://www.portugal-a-programar.pt/topic/64628-textbox-com-preenchimento-obrigatorio/


textbox gotfocus vb6
http://www.techrepublic.com/article/vb6-tip-selecting-all-text-when-a-text-box-gets-the-focus/



Junte partes de um ou outro caso e conseguirá o que quer! Mas aqui no fórum mesmo tem recursos para você que está iniciando.
ADEMIRAS217 19/06/2016 12:58:19
#463783
Boa tarde senhores,
Se eu entendi direito, vão aí minhas considerações:
No lugar de dois Buttons eu colocaria dois controles Option. A propriedade Value de um dos dois deveria ser o seu controle para aceitar o click no textbox ou não.

Exemplo:
Se ao clicar em textbox e Option1.value e Option2.value for 0, então ->erro;
Se option1.Value for 1, então Cfp e;
Se option2.value for 1, então Cgc.

Agora se os botões forem uma imposição, então deve ter uma variável de controle.
Quando o Button 1 ou Button 2 for acionado
a variável assume o valor.

Outra alternativa seria um Array com dois Buttons. Um click nos botões definiria o valor do botao assumindo variável Índex do controle.

Desculpem se fui inoportuno.
Um abraço,
AAS
NILSONTRES 19/06/2016 13:13:55
#463784
Pensem em espaço, uma simples combo com opções Jurídica e Física, ao selecionar juridica já seta a mascara cnpj e habilita o maskedit ou txt sei la.
é que tem coisinhas que não precisa ser programador para aplicar, falta pensar um pouco mais, e que eu saiba , mordomo é para servir e não ser servido.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas