DÊVIDAS EM FILTRO SQL

HUBER 08/04/2014 08:16:07
#437001
Olá amigos, estou com 2 dúvidas para utilizar um filtro SQL

1: Teria alguma forma de estar verificando um campo [Ô]Nome[Ô], independente se esteja em minúscula, maiúscula, ambas, etc

2: Alguns nomes estão com [ô] por exemplo, ART[ô]S e estou tendo problema num filtro Select * from tabela where campo = [ô][Ô] & campo &[Ô][ô][Ô]
MARCELO.TREZE 08/04/2014 08:33:59
#437004
bom colega a situação é a seguinte, geralmente o filtro independe se é maiúscula, minuscula ou ambas, ele deve retornar o resultado.

quanto a palavras com apostrofo, você poderá usar o like no lugar do igual desta forma
.
sql=[Ô]Select * from tabela where campo like [ô]%[Ô] & campo &[Ô]%[ô][Ô]



KERPLUNK 08/04/2014 08:59:03
#437007
Resposta escolhida
1 - Use o operador like como o MARCELO falou. Ele vai [Ô]ignorar[Ô] maiúsculas ou minúsculas
2 - Creio que se problema com o apóstrofo, é a concatenação da query. Quando você concatena um valor que contém apóstrofo, você terá problemas. Use parametrização de parâmetros que seus problemas com isso(e com outros que você tem e nem sabe que tem) acabam.
HUBER 08/04/2014 09:12:49
#437009
Olá Marcelo

O like funcionou, não apresentou erro nos filtros em nomes que contém [ô].

Agora meu SELECT não acha o registro se no banco estiver procurando estiver Marcelo e no meu banco MARCELO, ele retorna recordcount = 0

vFilSQL = [Ô]SELECT manufacturer_id, name, image, sort_order From yibmanufacturer Where name like [ô]%[Ô] & TabMAR![Nome Marca] & [Ô]%[ô][Ô]
RS_yibmanufacturer.Open vFilSQL, DBCon, adOpenStatic, adLockOptimistic, adCmdText
With RS_yibmanufacturer
If RS_yibmanufacturer.RecordCount = 0 Then
.AddNew
.Fields([Ô]name[Ô]) = TabMAR![Nome Marca]
.Fields([Ô]image[Ô]) = [Ô][Ô]
.Fields([Ô]sort_order[Ô]) = [Ô]0[Ô]
.Update
End If
End With
KERPLUNK 08/04/2014 10:04:54
#437014
[Ô]SELECT manufacturer_id, name, image, sort_order From yibmanufacturer Where UCASE(name) like [ô]%[Ô] & UCASE(TabMAR![Nome Marca]) & [Ô]%[ô][Ô]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas