DATA E HORA VENCIDAS
Eu de novo, desta vez com uma dúvida bem facilzinha...
Tipo: quero montar uma consulta usando uma clausula que obedeça os seguintes parametros:
- No BD existe um campo denominado DATA (Em formato TEXTO (DD/MM/AAAA)) e outro campo chamado HORA (Em formato TEXTO (HH:MM:SS))
- No sistema tenho uma variavel denominada DATA_AGORA (Em formato TEXTO (DD/MM/AAAA)) e outra variavel chamada HORA_AGORA (Em formato TEXTO (HH:MM:SS))
preciso construir uma consulta que busque no BD todos os registros que estejam ANTES do tempo marcado pelas variaveis DATA_AGORA e HORA_AGORA.
exemplo:
DATA_AGORA = 15/03/2005
HORA_AGORA = 14:00:00
no BD, o registro com os campos data e hora 15/03/2005 - 03:00:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 10/02/2005 - 07:08:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 01/12/2004 - 13:01:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 15/03/2005 - 14:00:34 não entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 16/03/2005 - 03:20:54 não entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 01/12/2005 - 13:41:33 não entraria na consulta
IMPORTANTE:
Na clausula, teremos que transformar os campos que estão em formato TEXTO em formato DATA e HORA
Será que é difÃcil??
E deixa agradecer logo agora a colaboração de todos:
O B R I G A D O ! ! ! !
Tipo: quero montar uma consulta usando uma clausula que obedeça os seguintes parametros:
- No BD existe um campo denominado DATA (Em formato TEXTO (DD/MM/AAAA)) e outro campo chamado HORA (Em formato TEXTO (HH:MM:SS))
- No sistema tenho uma variavel denominada DATA_AGORA (Em formato TEXTO (DD/MM/AAAA)) e outra variavel chamada HORA_AGORA (Em formato TEXTO (HH:MM:SS))
preciso construir uma consulta que busque no BD todos os registros que estejam ANTES do tempo marcado pelas variaveis DATA_AGORA e HORA_AGORA.
exemplo:
DATA_AGORA = 15/03/2005
HORA_AGORA = 14:00:00
no BD, o registro com os campos data e hora 15/03/2005 - 03:00:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 10/02/2005 - 07:08:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 01/12/2004 - 13:01:34 entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 15/03/2005 - 14:00:34 não entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 16/03/2005 - 03:20:54 não entraria na consulta
no BD, o registro com os campos data e hora 01/12/2005 - 13:41:33 não entraria na consulta
IMPORTANTE:
Na clausula, teremos que transformar os campos que estão em formato TEXTO em formato DATA e HORA
Será que é difÃcil??
E deixa agradecer logo agora a colaboração de todos:
O B R I G A D O ! ! ! !
Possibilidades:
Se seu campo DATA for do tipo DATETIME ou SMALLDATETIME
SELECT CONVERT( DATETIME, CONVERT( VARCHAR(10), DATA, 120 ) + HORA )
FROM SuaTabela
WHERE ( DATA > DATA_AGORA AND HORA > HORA_AGORA )
AND ( DATA < DATA_AGORA AND HORA < HORA_AGORA )
Com essa query, será retornado um campo do tipo DATETIME com data e hora
Caso seu campo DATA for VARCHAR, CHAR, etc.. (string), você evita um "CONVERT"
Espero ter ajudado
Se seu campo DATA for do tipo DATETIME ou SMALLDATETIME
SELECT CONVERT( DATETIME, CONVERT( VARCHAR(10), DATA, 120 ) + HORA )
FROM SuaTabela
WHERE ( DATA > DATA_AGORA AND HORA > HORA_AGORA )
AND ( DATA < DATA_AGORA AND HORA < HORA_AGORA )
Com essa query, será retornado um campo do tipo DATETIME com data e hora
Caso seu campo DATA for VARCHAR, CHAR, etc.. (string), você evita um "CONVERT"
Espero ter ajudado
vou tentar
ok... refiz o topico de forma mais explicada e vou fechar este... obrigado a todos, mas nenhuma das opções funcionaram... ha!!! refiz o BD e pus os campos de data e hora no formato correto (date/time)
VALEU!!!
VALEU!!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas