DBGRID
Galera,
Existe alguma propriedade ou função que me retorna a quantidade de linhas com conteudo dentro de um DBGRID ?
Ex: Tenho um grid com 10 linhas, porém apenas 6 tem conteudo ...exista algo que me retorne essa quantidade?
Abraços.
Existe alguma propriedade ou função que me retorna a quantidade de linhas com conteudo dentro de um DBGRID ?
Ex: Tenho um grid com 10 linhas, porém apenas 6 tem conteudo ...exista algo que me retorne essa quantidade?
Abraços.
Cara...veja o seguinte
vc n mostra uma tabela ou consulta no dbgrid?
pois bem...basta pegar o RecordCount dessa tabela ou consulta e terá o numero de linhas preenchidas..
boa sorte
Obrigado amigo, entendi seu ponto de vista e concordo. Mas precisava mesmo de saber quantas linhas "ativas", teriam no DBgrid em determinado momento.
Amigo,
Não seria uma propriedade acho que está mais para uma "Gambiarra" rs...
Mas vc poderia criar uma função para percorrer as linhas do dbGrid e contar o valor de critéria que você deseja...
Não seria uma propriedade acho que está mais para uma "Gambiarra" rs...
Mas vc poderia criar uma função para percorrer as linhas do dbGrid e contar o valor de critéria que você deseja...
1 - Este componente (DbGrid) já está ultrapassado. Porque não usa o MsFlexGrid ou o MsHflexgrid, que posui a propriedade row (indica em que linha está o registro selecionados) e rows (Indica o número de linhas da grid)?
2 - Tem tempo que deixei de usar o DBGrid e não lembro de nenhuma propriedade que permita que se tenha linhas sem registros. Como conseguiu as dez linas e seis com registro?
3 - Se estiver utilizando Data Control, a propriedade recordcount(Data1.Recordset.RecordCount) fornece rapidamente a quantidade de registro e a propriedade AbsolutePosition (Data1.Recordset.AbsolutePosition+1) mostra a posição em linhas do registro selecionado.
2 - Tem tempo que deixei de usar o DBGrid e não lembro de nenhuma propriedade que permita que se tenha linhas sem registros. Como conseguiu as dez linas e seis com registro?
3 - Se estiver utilizando Data Control, a propriedade recordcount(Data1.Recordset.RecordCount) fornece rapidamente a quantidade de registro e a propriedade AbsolutePosition (Data1.Recordset.AbsolutePosition+1) mostra a posição em linhas do registro selecionado.
Agradeço a Todos. Robi, estou usando o DBgrid, pois até onde sei o MSFlexGrid não permite digitação.Sabe me dizer se neste MSHFlexGrid é possivel ao usuário digitar direto no Grid ? Onde posso conseguir?
Obrigado.
Obrigado.
Só vc add o componente:
Microsoft Hierarchical FlexGrid Control 6.0
Microsoft Hierarchical FlexGrid Control 6.0
Vc pode até editar com o flexgrid, mas é complicado.
Com o DataGrid você pode acessar os dados da mesma forma que usa o DBGrid e também pode editar. Acontece que o DataGrid é um objeto ADO e não poderá ser usado com o Data Control. Para isso, você tem o AdoDc - Ado Data Control que faz o mesmo que o Data control.
Então para usar uma grid editável e sem precisar fazer códigos (Não sei se é o seu caso) use o adodc junto com o DataGrid. Em componentes selecione:
[txt-color=#ff0000]Microsoft Ado Data Control 6.0
Microsoft DataGrid Control 6.0[/txt-color]
CLICK AQUI PARA VÃÅ UM TUTORIAL SOBRE O ASSUNTO.
USE O PROVEDOR NA VERSÃO 4.0 Microsoft.Jet.OLEDB.4.0
AGORA SE VOCÃÅ QUER USAR A GRID SEM UM CONTROLE VINCULADO, TEM QUE SABER USAR O ADO. PROCURA AQUI NO SITE SOBRE O ASSUNTO QUE TEM MUITOS EXEMPLOS
Com o DataGrid você pode acessar os dados da mesma forma que usa o DBGrid e também pode editar. Acontece que o DataGrid é um objeto ADO e não poderá ser usado com o Data Control. Para isso, você tem o AdoDc - Ado Data Control que faz o mesmo que o Data control.
Então para usar uma grid editável e sem precisar fazer códigos (Não sei se é o seu caso) use o adodc junto com o DataGrid. Em componentes selecione:
[txt-color=#ff0000]Microsoft Ado Data Control 6.0
Microsoft DataGrid Control 6.0[/txt-color]
CLICK AQUI PARA VÃÅ UM TUTORIAL SOBRE O ASSUNTO.
USE O PROVEDOR NA VERSÃO 4.0 Microsoft.Jet.OLEDB.4.0
AGORA SE VOCÃÅ QUER USAR A GRID SEM UM CONTROLE VINCULADO, TEM QUE SABER USAR O ADO. PROCURA AQUI NO SITE SOBRE O ASSUNTO QUE TEM MUITOS EXEMPLOS
ROBIU, muuuuuuuito obrigado cara. Valeu mesmo pela força!
Abração.
Abração.
no msflexgrid e no mshflexgrid é possivel editar sim, so que tera que digitar um pouquinho de codigo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas