DEBATENDO A LEGALIZACAO COMO EMPRESA DE SOFTWARE

CARINHENA 20/10/2009 19:29:26
#325861
Boa noite pessoal.

Eu tenho um sistema (cyber café), e, estou com planos para lançar no mercado, por um preço bom, porém, não como venda.
Apenas como aluguel.

Então queria fazer um site legal, tutoriais, tudo certinho.
Mas, uma coisa me vem a cabeça.

Preciso criar uma empresa pra isso?

Se eu realmente precisar, alguem que tenha mais experiência, sabe o custo disso?
Se vale a pena?

Como a idéia não é venda e sim aluguel, acho que entro como prestador de serviço. Sendo assim, só pago impostos dentro daquilo que recebo ou tem outras taxas também?
Nada de coisas simples, é pra coisa pequena mesmo.

Alguem com mais experiência nisso, poderia dar conselhos?

Obrigado, desde já.
LEVII 21/10/2009 08:04:42
#325900
Resposta escolhida
Bom Dia Carinhena
Independente da forma que voce fará com seu software (venda ou locação) você terá de emitir nota Fiscal de venda ou serviços

No seu caso da locação, torna-se ainda mais obrigatório voce ter de abrir empresa no seu nome, pois voce terá de ter um contrato MUITO bem detalhado sobre a locação do Recurso(o Sistema), pois voce esta trabalhando com pessoas, e pessoas são [Ô]Inteligentes[Ô] demais se é que voce me entende.

E TODO E QUALQUER SERVIÇO PJ(PESSOA JURÍDICA) FEITO VOCE TEM DE CONSTAR EM SUA EMPRESA QUE O RAMO DELA E ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E QUEM ESTA NESTA CATEGORIA NÃO EXISTE EM HIPÓTESE ALGUMA EMPRESA DIFERENTE DE LTDA NÃO OPTANTE PELO SIMPLES qualquer coisa diferente disso, é pura gambiarra de contador e se seu contador lhe sugere algo deste tipo pule fora, pois honestidade e tudo, e como voce esta nas mãos destas pessoas então..

Se alguem lhe disser que tem empresa LTDA e Optante pelo simples, a empresa desta pessoa está em uma categoria inferior (digitação, hardware) e isso se torna gambiarra, pois se voce descrever na nota fiscal que voce vai emitir que o serviço prestado foi diferente de sua categoria,. a receita federal poe gostoso na sua bunda or evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

isso se aplica no meu caso, que sou PJ em SP como Analista de Sistemas, mas entre em contato com um Contador...Lembre-se [Ô]O BARATO SAI CARO[Ô] desconfie de contador que ta muito abaixo de preço de outros.

por mes, voce tera de pagar um fixo para o contador(pelos serviços dele) e a cada 3 meses, voce tem de pagar os impostos, que como nao sou optante pelo simples da algo em torno de 18 % de tudo o que ganho...
então recomendo que todo mes vc juntwe uma graninha para isso.

Para abrir a empresa e muito facil(leva 1 mes no maximo) e saiu para mim algo em torno de 500 reais.

como vc eh de sorocaba e eu tbm morei ai, posso lhe recomendar meu contador que fica em araçoiaba da serra.

posso te garantir que a pessoa e de total confiança e lhe explica tudo direito.

Espero ter ajudado
LEVII 21/10/2009 11:06:02
#325922
Tava lendo um topico seu sobre segurança..

Cara no proprio .Net tem um esquema que me foge o nome, ele impossibilita engenharia reversa

Procure algo sobre Ofuscator .Net..
São ferramentas que impossibilitam a engenharia Reversa..
CARLINHOSVS 21/10/2009 11:30:06
#325923
Citação:

LEVII escreveu:
Tava lendo um topico seu sobre segurança..

Cara no proprio .Net tem um esquema que me foge o nome, ele impossibilita engenharia reversa

Procure algo sobre Ofuscator .Net..
São ferramentas que impossibilitam a engenharia Reversa..



que dizer se eu não tive empresa não posso vende meu sistema é isso.
como pessoal física autonomamente não posso?
LEVII 21/10/2009 12:37:17
#325935
Em teoria não, pois como vc vai emitir NF ??
Todo produto e passivel de NF, e só empresa emite NF...
Na Pratica da certo, mas em teoria nao existe pessoa fisica que vende.

e Se voce vender a outra empresa, esta empresa vai pedir uma NF sua para ela lançar no Caixa dela.
Entendeu?
CARINHENA 21/10/2009 13:44:11
#325944
Levii, entendi.

Mas, no caso, ja que não me enquadro no [Ô]simples[Ô], então, em qual ficaria enquadrado?

Outro detalhe, você diz sobre emitir nota fiscal, mas, como vou emitir isso, por exemplo, se eu tiver 500 clientes?
Digo isso, porque é algo mensal, não daria pra gerar 500 notas fiscais mensais... além de custo muito alto, teria peso na disponibilidade de escrever tudo isso.

Ja que a nota também teria que estar como cliente.

Tem alguma idéia sobre isso?
No meu caso, achei que era algo simples... mas, pelo jeito... não é bem assim.
LEVII 21/10/2009 13:57:26
#325947
Vamos por partes.
Simples e apenas uma definição para voce pagar muito menos impostos...
coisa de 1/3 do que voce pagaria se fosse nao optante.
no caso da Geração de NF não tem jeito mesmo...
E 1 por cliente...
Pois a NF e A Comprovação de que voce prestou o serviço, e a empresa que voce prestou provou que voce o fez.
existem softwares para automatizar isso...veja com o contador.
Mas vale muito a pena ser PJ viu...
LEVII 05/11/2009 18:21:44
#327059
duvida erspondida, topico encerrado..
duvida nao sanada, resposta do que resta duvidas...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas