DESABILITANDO O BOTAO [Ô]X[Ô] EM UMA FORM VB2008

BRUNOPESCAROLLI 22/08/2011 20:56:42
#382278
Ola eu gostaria de saber como eu dasabilitito do botão [Ô]X[Ô] em um formulário em Visual Basic

Qual é o Script?
RHENAN 22/08/2011 22:00:58
#382281
Olá,
Caso você queira desabilitar todos os botões do form ( maximizar, minimizar e fechar ) você pode desabilitar o Control Box nas propriedades do form.
PEGUDO 23/08/2011 08:09:22
#382293
Resposta escolhida
Cara, não tem como você ocultar o botão X sem ocultar os botões de Maximizar e Minimizar, como disse nosso amigo RHENAN

Contudo você pode evitar que o Form se feche ao pressionar este botão, colocando em seu evento FormClosing:
[txt-color=#0000f0]If[/txt-color] e.Cancel = [txt-color=#0000f0]False Then[/txt-color] e.Cancel = [txt-color=#0000f0]True[/txt-color]

Assim, você deixa os outros botões funcionando e evita que o Form seja fechado pelo botão X.

Espero ter ajudado.
JONATHANSTECKER 24/08/2011 08:38:44
#382377

Já retirei do meu dicionário a expressão NÃO TEM COMO em relação a programação!
Vi vários exemplos bom para esse procedimento na NET, eu achei esse o mais prático e simples.
Public Class Form1

Private Const SC_CLOSE As Integer = &HF060
Private Const MF_ENABLED As Integer = &H0
Private Const MF_GRAYED As Integer = &H1
Private Const MF_DISABLED As Integer = &H2
Declare Function GetSystemMenu Lib [Ô]user32[Ô] (ByVal hWnd As IntPtr, ByVal revert As Boolean) As IntPtr
Declare Function EnableMenuItem Lib [Ô]user32[Ô] (ByVal hMenu As IntPtr, ByVal item As Integer, ByVal enab As Integer) As Boolean

[ô][ô][ô] <summary>
[ô][ô][ô] Habilita ou desabilita o botão fechar.
[ô][ô][ô] </summary>
[ô][ô][ô] <param name=[Ô]pEnable[Ô]><c>True</c> para manter habiltadoe e <c>False</c> para desabilitar.</param>
Public Sub BotaoFecharEnable(ByVal pEnable As Boolean)
Dim hdl As IntPtr = GetSystemMenu(Me.Handle, False)
Dim arg As Integer = MF_ENABLED
If Not pEnable Then arg = MF_DISABLED + MF_GRAYED
EnableMenuItem(hdl, SC_CLOSE, arg)
End Sub

Sub New()
InitializeComponent()
Me.BotaoFecharEnable(False)
End Sub

End Class

Percebo que quanto mais eu estudo mais eu aprendo que não sei nada!
BRUNOPESCAROLLI 24/08/2011 19:15:26
#382409
Ok , senhores eu analizei que realmente e quase absolutamente impossivel [Ô]BLOQUEAR[Ô] o X de uma aplicação mas num tem uma forma que eu ao inves de bloquear de impedir

eu digo impedir do exemplo:

Ao um usuario que estar operando uma aplicacão ao tentar dar [Ô]X[Ô] , aparecer uma msg (MSGBOX)
com um aviso [Ô]Não e possivel fechar esta aplicação[Ô], dar ok e voltar ao formulario?

Existe pelo menos esta possibilidade?
PEGUDO 24/08/2011 21:45:36
#382416
Cara faz o q eu te disse
Coloca isso no FORMCLOSING do Form

If e.Cancel = False then MsgBox([txt-color=#e80000][Ô]Não é possivel fechar esta aplicação[Ô][/txt-color]) : e.Cancel = True
BRUNOPESCAROLLI 24/08/2011 21:48:15
#382417
Ola PEGUDO , funcionou aqui , valeu !


[txt-size=1]TOPICO ENCERRADO![/txt-size]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas