DESELECIONAR COMBOBOX
Saudações a todos.
Estou com uma duvida, utilizo VB.NET 2010. Sou iniciante e estou criando um programa para emissão de NFe p/ Simples Nacional.
Mas minha duvida não é a seguinte:
Nos forms onde utilizo ComboBox Configurada com DropDownList, onde populo com DataTable obtido por uma base de dados, eu não consigo dar um delete no item para tirar a seleção do campo.
Não quero apagar os dados, mas apenas deselecionar os itens.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços
Mitsueda
Estou com uma duvida, utilizo VB.NET 2010. Sou iniciante e estou criando um programa para emissão de NFe p/ Simples Nacional.
Mas minha duvida não é a seguinte:
Nos forms onde utilizo ComboBox Configurada com DropDownList, onde populo com DataTable obtido por uma base de dados, eu não consigo dar um delete no item para tirar a seleção do campo.
Não quero apagar os dados, mas apenas deselecionar os itens.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços
Mitsueda
Me.cbo.SelectedIndex = -1
Obrigado, isso resolve em parte meu problema, agora como se eu estou na combo e quero deixar o valor em branco com a um delete por exemplo, existe essa opção?
Abraço
Mitsueda
Abraço
Mitsueda
Adiciono um item em branco... Depois adiciono o DataTable
me.cbo.Items.Add([Ô][Ô])
Obrigado,
Mas não consegui fazer, veja trecho do código que estou utilizando
da.Fill(dt)
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.Items.Add([txt-color=#e80000][Ô][Ô][/txt-color])
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.DisplayMember = [txt-color=#e80000][Ô]Sigla[Ô][/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.ValueMember = [txt-color=#e80000][Ô]CodEstado[Ô][/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.DataSource = dt
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.SelectedIndex = -1
E quando o formulario é carregado no evento Load eu preencho o combobox, porém uma se eu selecionar um item na combobox eu não consigo mais apagar esse item.
Muito obrigado pela ajuda.
Mitsueda
Mas não consegui fazer, veja trecho do código que estou utilizando
da.Fill(dt)
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.Items.Add([txt-color=#e80000][Ô][Ô][/txt-color])
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.DisplayMember = [txt-color=#e80000][Ô]Sigla[Ô][/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.ValueMember = [txt-color=#e80000][Ô]CodEstado[Ô][/txt-color]
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.DataSource = dt
[txt-color=#0000f0]Me[/txt-color].cbo_UF.SelectedIndex = -1
E quando o formulario é carregado no evento Load eu preencho o combobox, porém uma se eu selecionar um item na combobox eu não consigo mais apagar esse item.
Muito obrigado pela ajuda.
Mitsueda
Realmente, quando utilizei este método não estava preenchendo com DataTable.
O que poderia ser feito é incluir um CheckBox ao lado da ComboBox. (CheckBox.Checked = ComboBox.Enable)
Assim quando quizer deixar vazio é só desabilitar o CheckBox.
Ou então incluir um estado em branco.
O que poderia ser feito é incluir um CheckBox ao lado da ComboBox. (CheckBox.Checked = ComboBox.Enable)
Assim quando quizer deixar vazio é só desabilitar o CheckBox.
Ou então incluir um estado em branco.
Ok,
Eu inseri um estado em branco.
Ficou meio legal, a unica coisa que não ficou do jeito que queria é que ao dar delete o item não apaga.
Mas ficou legal.
Obrigado pela ajuda.
Abraço
Mitsueda
Eu inseri um estado em branco.
Ficou meio legal, a unica coisa que não ficou do jeito que queria é que ao dar delete o item não apaga.
Mas ficou legal.
Obrigado pela ajuda.
Abraço
Mitsueda
Cara se você quer retirar dos itens da combobox o registro que você acabou de deletar com o [Ô]DELETE[Ô], você tem duas opções:
1ª) Me.cbo_UF.Items.Remove(Me.cbo_UF.SelectedItem);
2ª) é fazer seu programa apagar todos os itens da combobox, assim: Me.cbo_UF.Clear
Depois faça o programa ir ao banco de dados e buscar os dados novamente e inserÃ-los de novo na combobox, só que desta vez o item não irá aparecer porque ele foi deletado.
valeu.
1ª) Me.cbo_UF.Items.Remove(Me.cbo_UF.SelectedItem);
2ª) é fazer seu programa apagar todos os itens da combobox, assim: Me.cbo_UF.Clear
Depois faça o programa ir ao banco de dados e buscar os dados novamente e inserÃ-los de novo na combobox, só que desta vez o item não irá aparecer porque ele foi deletado.
valeu.
Valeu,
Acho que vou deixar o controle do jeito que está, pensei que teria como ativar alguma propriedade que permitisse tirar dar um delete e apenas deselecionar o item deixando a ComboBox em branco, mas não alterase os dados da mesma,
Mas como esses dados são de cadastro obrigatorio, eu coloquei no botão cancelar do formulario um index = -1 como sugerido pelo nosso colaga Jhonatan.
Obrigado a todos.
Mitsueda
Acho que vou deixar o controle do jeito que está, pensei que teria como ativar alguma propriedade que permitisse tirar dar um delete e apenas deselecionar o item deixando a ComboBox em branco, mas não alterase os dados da mesma,
Mas como esses dados são de cadastro obrigatorio, eu coloquei no botão cancelar do formulario um index = -1 como sugerido pelo nosso colaga Jhonatan.
Obrigado a todos.
Mitsueda
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas