DESENVOLVENDO PROJETO COM ENTITY FRAMEWORK

TSANALISTA 16/08/2012 14:37:31
#408030
Olá galera boa tarde,
1 - Gostaria de saber qual a vantagem e desvantagem para eu utilizar esta ferramenta Entity Framework. Pesquisei em alguns blogs e sempre vir boa indicações para quem deseja criar softwares de pequeno, médio e grande porte. Eu mesmo estou desenvolvendo uma aplicação de médio e futuramente engrandecer o mesmo. Seria viável eu fazê-lo em Entity Framework o meu banco?

2 - Se tratando dos relacionamentos poderia me dar uma dica se é correto relacionar uma tabela como o Nome Usuário onde armazenará usuários do tipo: ADM, técnico e Usuário comum, com a tabela Clientes onde está armazenando o Nome e Razão Social, Fantasia, Data de Cadastro, CPF ou CPNJ, etc.

3 - Sempre Vejo em alguns tutoriais mais de três Solutions, é correto eu definir várias no meu projeto como por exemplo: Form, Acesso_Dados, Regra_Negócio, etc.. seria correto criar várias solutions ou simplesmente criar pasta para isso? O que acham ?

Sou novato em VB.NET, ainda em estudo com C# e VB.NET na faculdade gostaria de tirar essas dúvidas.

TSANALISTA 16/08/2012 17:17:53
#408049
Alguém ai ?
ALTAIR148 16/08/2012 17:23:01
#408051
Citação:

3 - Sempre Vejo em alguns tutoriais mais de três Solutions, é correto eu definir várias no meu projeto como por exemplo: Form, Acesso_Dados, Regra_Negócio, etc.. seria correto criar várias solutions ou simplesmente criar pasta para isso? O que acham ?



Bom essa questão, eu sei... No meu Projeto eu crio esses vários projetos dentro da mesma solution, o nome meio que popular disso se chama [Ô]Camadas[Ô]. Fazendo assim, seu sistema fica mais fácil de se entender e dar manutenção, deixando o código limpo e funcional. Sem falar que em algum dia se for migrar de Desktop para Web ou vice-versa fica bem mais fácil pq se aproveita quase tudo que foi feito.

Ex.: você tem um sistema Desktop e todas as suas operações com o banco dentro de uma [Ô]camada[Ô](Select, Insert, Update, Delete) quando for fazer um sistema web você pode aproveitar completamente essa camada.
JABA 16/08/2012 19:38:13
#408062
Citação:

1 - Gostaria de saber qual a vantagem e desvantagem para eu utilizar esta ferramenta Entity Framework. Pesquisei em alguns blogs e sempre vir boa indicações para quem deseja criar softwares de pequeno, médio e grande porte. Eu mesmo estou desenvolvendo uma aplicação de médio e futuramente engrandecer o mesmo. Seria viável eu fazê-lo em Entity Framework o meu banco?



Sim., seria viável. O entity lhe dá todos os recursos necessários para que o seu sistema cresça naturalmente, seja lá qual fase o seu projeto esteja.

Citação:

2 - Se tratando dos relacionamentos poderia me dar uma dica se é correto relacionar uma tabela como o Nome Usuário onde armazenará usuários do tipo: ADM, técnico e Usuário comum, com a tabela Clientes onde está armazenando o Nome e Razão Social, Fantasia, Data de Cadastro, CPF ou CPNJ, etc.



Depende muito da estratégia que você vai utilizar para o seu projeto. Uma boa opção seria criar as Interfaces IUsuario, IAdmin e implementa-la nas classes que forem usuarios e administradores. Ai nas suas tabelas respectivamente você coloca os campos dessas interfaces. Na hora de verificar quem é usuario ou administrador, faça assim: if typeof pessoa is IUsuario then faça algo ou if typeof pessoa is IAdmin faça algo.


Citação:

3 - Sempre Vejo em alguns tutoriais mais de três Solutions, é correto eu definir várias no meu projeto como por exemplo: Form, Acesso_Dados, Regra_Negócio, etc.. seria correto criar várias solutions ou simplesmente criar pasta para isso? O que acham ?



As duas formas são possiveis, não tem nenhum problema nisso. Só dependendo do caso, criando uma solução pode ser mais flexivel para se utilizar o mesmo em outros projetos.

vlw
TSANALISTA 17/08/2012 09:12:34
#408083
Pois é galera, antes de tudo muito obrigado ai por opinar, realmente as maneiras imposta por Altair e Jaba, é o que estava pensando... Outra questão, neste caso quando eu criar várias solutions como vou poder acessar essas camadas quando precisar chamar alguma classe pertencentes ou qualquer outra coisa de outra solutions?
KERPLUNK 17/08/2012 09:32:31
#408087
Acho que não seria necessário criar tantas solutions, crie apenas uma e dentro dela, crie diferentes projetos, cada um com as funcionalidades que precisar. Quanto mais segmentado e [Ô]com boas práticas[Ô] de OO, melhor.
ALTAIR148 17/08/2012 09:34:54
#408089
Creio que os links abaixo vão lhe ajudar, eu entendi mesmo foi lendo e estudando sobre o primeiro link(artigo), e claro que com uma boa pesquisa na internet também

Artigo

Exemplo

Boa sorte.

Abraços
TSANALISTA 17/08/2012 10:27:06
#408095
Blz....flw obrigado
TSANALISTA 30/08/2012 11:46:03
#408935
Galera resolvir reativar o tópico, pois o problema é baseado no Entity Framework, veja só o cenário:
Estou com uma aplicação usando EF do Visual Studio 2010, e não estou conseguindo fazer a conexão do meu login com a base Entities Usuarios, está aparecendo este erro ai, se alguém poder dar um help agradeço muito ...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas