DESENVOLVENDO SISTEMA CLIENTE\SERVIDOR

NEGRON 11/06/2007 11:19:58
#220647
Bom dia Galera!!!

Galera o meu problema é o seguinte

Estou querendo desenvolver um sistema CLIENTE\SERVIDOR, onde
estarei utilizando o banco de dados firebird com vb6.
a minha duvida é:

1- COMO FUNCIONA UM SISTEMA CLIENTE SERVIDOR
2- COMO EU COMEÇO A DESENVOLVER UM SISTEMA DESTE TIPO

Alguem tem algum exemplo ou algum artigo ou apostila que fale sobre esse assunto
Por favor galera me ajude .... to perdido

Agradeço

LUIS.FLAVIO 11/06/2007 12:10:37
#220656
Amigo pesquisa no forum por ADO que o mecanismo de acesso ao banco de dados e FIREBIRD que é o banco vai achar grande conteúdo,tem um toturial no site que ensina você a instalar o firebird como cliente e server apartir daí você dá uma estudada.
LUIS.HERRERA 11/06/2007 12:13:32
#220657
NEGRON o princípio de aplicativos client servidor é integrar dados(informações) de modo que vários usuários compartilhem os mesmos. Até aqui é óbvio.

Contudo para que isso funcione, você deve ser preocupar com várias questões, como:

- Modelagem dos dados / estrutura do DB
- Segurança destes dados (conforme o grau de importância destes dados)
- Usar o ADO de forma correta para tirar o máximo proveito
- Abrir e fechar o DB o mais rápido possível, nunca ficar com ele aberto. Só abrir durante o tempo de acesso e fechar imediatamente após.
- Verificar se um registro está sendo consultado ou editado por outro usuário, quando for acessá-lo. Isso para garantir que os dados sejam atualizados/verificados corretamente.
- Há formas mais e menos eficientes de desenvolver aplicativos deste tipo, cada caso é um caso, conforme as necessidades e investimento disponível. Uma ótima solução são as camadas, onde você cria dllÂÂ's que ficam do lado servidor, com as regras do negócio, e o front end do lado do cliente, assim facilita a manutenção do aplicativo.
Eu ainda não tive tempo de estudar esse recurso, mas há material na internet é só pesquisar.

Isso já pode ser um começo para você procurar.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 12:20:05
#220660
Se conseguir fazer em Access utilizando ADO a única diferença vai ser instalar o Firebird e alguma ferramenta para administra-lo.
Senão baice exemplos (mesmo que for em Access) na área de download do site.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas