DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIO

FILMAN 05/11/2014 22:34:15
#442317
Olá, pessoal gostaria de uma opinião de vocês!

é vantagem ter um sistema onde o usuário realizasse o desenvolvimento do próprio relatório?
- Qual sistema utilizar
- Vocês mesmo desenvolveria a ferramenta


Obrigado
NILSONTRES 05/11/2014 22:59:44
#442318
Isso para min é lenda, possível, mas inviável.
A não ser relatório muito básico.
Procuro entender as necessidades do cliente e gerar vários tipos de relatórios.
Minha opinião é claro.
FILMAN 05/11/2014 23:21:38
#442321
Agradeço a resposta.

Minha duvida surge baseada nas grandes empresas tipo Procenge, Benner Solution, Totvs, SAP
Os software desses ERP[ô]s tem um gerenciador de relatório onde com o treinamento, pode-se desenvolver conforme necessitar!

Mas não sei se seria vantagem!
SINCLAIR 06/11/2014 11:07:43
#442329
Colega,

O patamar dos usuários das empresas citadas e que estarão autorizados a gerar os relatórios (até porque informação é sigilosa) é bem diferente dos usuários comuns, que encontramos no dia-a-dia. Até pela questão de tempo deles, que não desejam utilizar tal tempo pensando/construindo no relatório, sendo mais prático para uma empresa de pequeno e médio porte solicitar ao programador para fazer o relatório.

Em resumo, penso que ter gerador de relatórios no sistema somente se você for atender empresas de grande porte e cujos usuários que farão os relatórios sejam diferenciados do padrão, incluindo as próprias funções que exercem na empresa. Ainda assim, nestes casos, o melhor seria disponibilizar a base de dados (um usuário com acesso restrito ao banco de dados) e orientar que usem um gerador de relatórios próprio, como o Crystal Enterprise por exemplo.

é o que penso, colega.

Tudo de bom.
NILSONTRES 06/11/2014 21:50:55
#442346
ZEUZEBIO3,
Exatamente o que ia dizer, tem cliente meu que não consegue nem excluir um cliente do cadastro, liga para perguntar, e o botão esta la.
FILMAN 07/11/2014 14:44:45
#442362
Estou pensando auto, mas inicialmente não irei realmente precisar!

porém penso em empresas no qual terão pessoas ara fazer isso, no então deixa assim mesmo!

Mas se existir mais alguém com opiniões, estou disposto em absorver mais conhecimentos!


Obrigado
TUNUSAT 07/11/2014 14:56:08
#442363
FILMAN,

Pode ser que não tenha nada a haver com que você está querendo ou você já conheça...
- Vignette -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vignette_(software)

- Vignette Corporation é uma empresa sediada em Austin, Texas, que oferece um conjunto de softwares para gerenciamento de conteúdo, portais corporativos, colaboração, gerenciamento de documento e gerenciamento de registros.

http://www.opentext.com/what-we-do/products/customer-experience-management/web-content-management

Como funciona?
Muito resumidamente: Você monta páginas internet ou intranet e coloca somente a [Ô]casca[Ô] (sanfonas, caixas de texto, etc...), depois o usuário preenche com texto, fotos e até vídeos.

O [Ô]novo[Ô] (já está no ar a mais de 2 anos) ... site do Itaú usa isto. Então os programadores de site só fazem o [Ô]esqueleto da página[Ô] e entregam na mão do usuário para ele [Ô]administrar[Ô] colocando o conteúdo que eles queiram. é claro que precisa de um mínimo de treinamento, né?

- Veja também:
http://www.guj.com.br/java/10021-vignette

[][ô]s,
Tunusat.
MOUSER 07/11/2014 16:05:20
#442365
Eu normalmente, para VB.net eu uso muito o Crystal report para impressões de relatório e um meio rápido de se programar, mas um especifico e pronto para incrementar o seu, eu sigo a recomendação dos amigos, mas eu mesmo desenvolveria um próprio. Pois a manutenção fica mais fácil de ser localizado.
SINCLAIR 07/11/2014 17:53:42
#442368
Amigos,

Sem falar que se um usuário despreparado fizer um relatório incorreto e tal incorreção resultar em decisão estratégica administrativa, até provar que o relatório está incorreto e não nosso sistema que gravou dados falhos, será uma longa incomodação, tomada de tempo que não será ressarcido nem pago e estremecimento de relações.

Eu, definitivamente, não faria gerador de relatórios. Se houver uma grande empresa (que não tem) como cliente, eu diria para utilizarem o Crystal Reports ou outro gerador de relatórios de livre escolha.

Tudo de bom.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas