DESENVOLVIMENTO PARA TABLET

MARCOS 31/07/2013 12:03:12
#426763
Boa tarde!
Pessoal,pesquisei na Internet e não encontrei uma resposta. Por isso,
estou postando minha dúvida:

Atualmente,existe algum Plug in que permita criar no Windows Phone
aplicativos, que rodem num Tablet ou Smartphone Android?



Att,

Marcos
KERPLUNK 31/07/2013 12:12:06
#426764
Resposta escolhida
Um plug-in propriamente, não. Existem o Mono e o Xamarim, que tornam o desenvolvimento para Android, usando o C# possível. Mas eu aconselho o Android Studio para fazer aplicativos para Android. Além do mais, fazendo sua aplicação Web, terá poucos problemas para acessar de um dispositivo móvel, algumas adaptações e pronto!
MARCOS 01/08/2013 09:48:48
#426842
Bom dia,Pessoal!
Eu pesquisei o Plug in da Xamarim,mas fiquei desanimado com o preço (Cerca de 400 dólares )
Algum colega que conhece o projeto Mono,poderia me esclarecer a seguinte dúvida:

Com o projeto Mono,eu posso desenvolver aplicativos .NET, tipo Desktop ou WEB somente,
ou poderei desenvolver para dispositivos móveis (Tablets e Smartphone),que operam com Android também??????

KERPLUNK 01/08/2013 09:56:28
#426844
1 - O Mono, também é pago...
2 - Tem um problema de conceito aí. Tendo suporte para C#, não significa que você vai usar os mesmos paradigmas que você usa. Se usar o Mono, você vai criar uma aplicação Android, ou seja, nem desktop e nem Web...

Usando o Mono, você aproveita somente a sintaxe do C# praticamente. Todos os conceitos que você tem de pouco valem, pois você vai ter que mudar o modo de ver a aplicação. Por isso que sugiro o Android Studio como mostrei acima.
Entenda que trabalhando com esse novo paradigma(mobile), você vai ter que também reaprender a pensar usando os conceitos dele, então não tem jeito, tem coisa para ser aprendida, então, porque não usar diretamente o mais recomendável e não um plugin para adaptar?
MARCOS 01/08/2013 10:12:53
#426850
Kerplunk,
Você tem razão,do pouco que iniciei no aprendizado para dispositivos móveis,percebi que de
fato a curva de aprendizado é longa.Vou seguir seu conselho e experimentar o Android Studio.
No entanto,você sugeriu uma outra alternativa,que perece ser sua favorita:

- Criar os aplicativos em WEBForms e hospeda-los na internet.

Neste caso,você menciona a necessidade de ajustes.

Minha pergunta é:

O Visual Studio .NET (2010 ou superior) permite criar projetos WEB especificos para
serem visulalizados em Tablet's ou SmartPhone?
OCELOT 01/08/2013 10:21:51
#426852
O Mono é uma implementação open source do .Net Framework, porém ele não tem 100% das classes disponíveis no framework da microsoft, o que faz com que seja praticamente impossível você rodar por exemplo um programa feito com Windows Forms nele.

Ele serve para você criar programas para Linux ou Mac, por exemplo feitos usando outras bibliotecas que são multi plataforma, tipo no lugar do Windows Forms você poderia usar o GTK# que assim o programa poderia rodar em MAC, Linux e Windows, porém nem sempre é tão fácil fazer funcionar tudo assim.

Além disso, a Xamarim, que é a empresa que está desenvolvendo o Mono fez algumas versões pagas dele, atualmente existem 3 delas, a Xamarim.Android (antigo Mono for Android), Xamarim.iOS (antigo Mono Touch) e Xamarim.Mac, estes são feitos para desenvolvimento específico nestas plataformas, eles funcionam muito bem e te dão toda a sensação de que o programa é nativo daquela plataforma, por isso ele não tenta abstrair a plataforma para por exemplo deixar você fazer um programa em Windows e simplesmente rodar no android, você vai ter que realmente fazer um programa para android, usando as bibliotecas do android da mesma forma que se faria em java, mas com a vantagem (na minha opinião) de se usar o C# como linguagem de programação.

Eu uso o Xamarin.Android e posso dizer que ele é muito bom, sabendo como fazer a separação da lógica do programa dá para você fazer um programa que vai rodar tanto no android quanto no windows aproveitando boa parte do código, você ainda vai ter que fazer as telas para cada sistema operacional, vai depender dai de você saber abstrair isso para fazer sua lógica funcionar.
MARCOS 01/08/2013 10:47:06
#426857
Fico muito grato aos colegas,pela boa vonrate nas respostas!!!
E se não for importunar muito,faço uma pergunta ao OCELOT e outra para o Kerplunk?

Para Ocelot (Que já trabalha com o Xamarim):

- O Xamarim,Android custa realmente cerca400 dólares?
- A documentação que eles fornecem,é completa a ponto de alguém que só sabe C#,conseguir criar
qualquer aplicação para Android?
- A documentação é em Inglês?

Para o Colega Kerplunk:

O Visual Studio .NET (2010 ou superior) permite criar projetos WEB especificos para
serem visulalizados em Tablet's ou SmartPhone?

Obs: Estou perguntando isto,principalmente no que se refere a parte da interface gráfica
KERPLUNK 01/08/2013 10:57:33
#426859
Citação:

O Visual Studio .NET (2010 ou superior) permite criar projetos WEB especificos para
serem visulalizados em Tablet's ou SmartPhone?


Não necessariamente. Veja bem, com Visual Studio você pode criar sim aplicações web, que pode sim, ser utilizada à partir de um dispositivo mobile. O truque é fazer sua aplicação de modo que seja ajustável quanto ao lay-out. é comum também, criar uma aplicação web para pc/mac e outra para dispositivos móveis que tem a tela menor. Nesse caso, como eu uso o JQuery e JQueryUI, faço uma aplicação usando o JQueryMobile, que é um framework mais voltado para dispositivos móveis. Então na página principal, detecto o tipo de dispositivo acessando, se for um mobile, redireciono para a página equivalente para mobile. E sim, tanto JQuery, como JQueryUI e JQueryMobile, podem ser usados normalmente no Visual Studio, simplesmente por se tratarem de Javascripts.
OCELOT 01/08/2013 11:01:03
#426860
Depende da versão, mas não tem nenhuma de $400,00

Existe uma versão grátis com algumas limitações, uma versão indie de $299,00 que permite apenas usar o Xamarim Studio para desenvolver, dai tem a versão Business de $999,00 que permite programar e debugar direto no VS.Net 2010/2012, que é a versão que eu uso, ela era mais barata quando compramos ela, o licenciamento era diferente.

A documentação é em inglês, o que é normal para quase tudo quando se trata de programação. A documentação deles eu acho bem básica na parte das classes, tem tudo, porém não é tão detalhada quanto a da microsoft por exemplo, mas não faz muita diferença, na maioria das vezes uso a documentação deles apenas para saber se os objetos deles suportam ou não certos métodos, de resto pode-se usar a documentação do próprio .Net para as classes do .Net e sabendo fazer as conversões de nomenclatura pode-se usar a documentação do próprio android para as classes do android, já que ele tem praticamente toda a biblioteca do android exposta para o C#, com pequenas diferenças como por exemplo em vez de se ter métodos getQualquerCoisas e setQualquerCoisa se tem uma propriedade chamada QualquerCoisa, em vez de listeners se tem eventos do C# (que é muito mais prático do que o que tem de ser feito no java) e várias constantes foram convertidas para enums, quando você acostuma com isso procurar por exemplos e documentações em java mesmo fica muito fácil de entender.
MARCOS 01/08/2013 12:06:01
#426868
As alternativas sugeridas ,tanto pelo Kerplunk, quanto pelo
OCELOT, são as melhores sem dúvida.

O problema OCELOT,é que quem pretende desenvolver para vender, a licensa do Xamarim é mutto cara (999 Dólares)!

Obs: Digo que é cara para pessoa fisica como eu,embora na minha opinião vale o preço cobrado.

A alternativa do Kerplunk,me parece a mais viável no meu caso.
Kerplunk, você pode informar se o JQueryMobile é pago e o valor da licensa?
KERPLUNK 01/08/2013 13:28:44
#426879
Citação:

:
As alternativas sugeridas ,tanto pelo Kerplunk, quanto pelo
OCELOT, são as melhores sem dúvida.

O problema OCELOT,é que quem pretende desenvolver para vender, a licensa do Xamarim é mutto cara (999 Dólares)!

Obs: Digo que é cara para pessoa fisica como eu,embora na minha opinião vale o preço cobrado.

A alternativa do Kerplunk,me parece a mais viável no meu caso.
Kerplunk, você pode informar se o JQueryMobile é pago e o valor da licensa?


Não, é totalmente gratuíto, contanto que você não tire dos códigos fontes(os scripts do JQuery), os cabeçalhos, que são mais ou menos assim:

/*!
* jQuery JavaScript Library v1.4.4
* http://jquery.com/
*
* Copyright 2010, John Resig
* Dual licensed under the MIT or GPL Version 2 licenses.
* http://jquery.org/license
*
* Includes Sizzle.js
* http://sizzlejs.com/
* Copyright 2010, The Dojo Foundation
* Released under the MIT, BSD, and GPL Licenses.
*
* Date: Thu Nov 11 19:04:53 2010 -0500
*/
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas