DESTACAR IPI NO SAT
Pessoal, alguém destaca IPI no SAT ?, pelo q vi no documento é na tag voutro, porém tem q somar no custo do produto, e o item na prateleira ja esta com preço cheio, como vcs tratam isso ?
O SAT não possui Tags para isso por se tratar de venda de comerciantes varejistas.
Aconselho utilizar para esses casos NFE-e.
Mas tem aqui uma postagem feita pela TOTVS questionando a SEFAZ, que deu algumas dicas, mas no final também indicou que deve se utilizar NFE-e.
link
Aconselho utilizar para esses casos NFE-e.
Mas tem aqui uma postagem feita pela TOTVS questionando a SEFAZ, que deu algumas dicas, mas no final também indicou que deve se utilizar NFE-e.
link
Pois é Nilson, o cliente importou mercadorias direto da china, e o contador falou pra destacar IPI, ele vende a consumidor final com sat e tbm para empresas com NFe, to prevendo lambança geral nisso tudo.... vou ter que mexer desde oçamento até pedido de vendas, pra incluir esse tal de IPI nos itens q tem.
Citação:Pois é Nilson, o cliente importou mercadorias direto da china, e o contador falou pra destacar IPI, ele vende a consumidor final com sat e tbm para empresas com NFe, to prevendo lambança geral nisso tudo.... vou ter que mexer desde oçamento até pedido de vendas, pra incluir esse tal de IPI nos itens q tem.
No SAT vc não vai conseguir como na NFE somando ao valor do Item, somente no valor total do cupom, através da voutro.
Nilson, vc tem essa situação ?, no caso de etiquetas de preços para prateleiras, vc ja adiciona o valor do IPI ?, e nos oçamentos tbm ?
Citação:Nilson, vc tem essa situação ?, no caso de etiquetas de preços para prateleiras, vc já adiciona o valor do IPI ?, e nos oçamentos tbm ?
Não tenho, mas nunca vi essa coisa de acrescer ao preço do produto no varejo.
Consumidor Final não tem retenção de IPI, peça para seu cliente verificar novamente com o contador, pois ou ele não entendeu a situação ou não tem conhecimento do negócio como um todo.
Citação::
Consumidor Final não tem retenção de IPI, peça para seu cliente verificar novamente com o contador, pois ou ele não entendeu a situação ou não tem conhecimento do negócio como um todo.
Então, o cliente comprou uma carga direto da china, e o contador falou pra ele, que precisa destacar IPI nas notas, o problema é que ele é varejo e tbm distribui, achei uma situação meia confusa, pois dentro do estabelecimento que é auto serviço, é 100% sat, e para empresas emite NFe, no caso de destacar o IPI só nas NFes, é como se ele tivesse dois valores para o mesmo produto, seria isso ?, Pois qdo emitir NFe vai agregar o valor do IPI.
Citação:é como se ele tivesse dois valores para o mesmo produto
A Uma confusão ai eu acho, IPI é destacado no vlr das tags IPI, pipi, vipi e no vlr final da NFE, ele não acrescenta no total do Item e sim no total da nota.
Retirei esse texto de um site, destaque para esse trecho.
-------------------------------------------------------
Para identificar a base de cálculo voce deve considerar todos os valores do produto envolvido na operação:
Valor do produto + Seguro + Frete + Demais despesas Acessórias
Valor do IPI = Base de cálculo X Percentual da AlÃÂquota
-------------------------------------------------
Como calcular IPI?
Saber o que é IPI na nota fiscal é super importante, mas aprender a calcular o imposto também é fundamental. E o cálculo do IPI não é nenhum bicho de sete cabeças.
O primeiro passo para calcular o IPI é acessar a Tabela TIPI (Tabela de incidencia do Imposto sobre produtos industrializados). Nessa tabela, voce identifica o valor da alÃÂquota do produto industrializado, que pode variar de zero a 30%.
Além do valor da alÃÂquota do produto, voce também precisará da base de cálculo para inserir no cálculo do IPI.
Base de cálculo para IPI
Para identificar a base de cálculo voce deve considerar todos os valores do produto envolvido na operação:
Valor do produto + Seguro + Frete + Demais despesas Acessórias
Sempre considere o valor total da operação a partir da saÃÂda do produto do ambiente industrial.
Na base de cálculo de produtos importados, considera-se o valor que serve ou que serviria de base para o cálculo dos tributos aduaneiros, somados aos tributos ou encargos causados pela taxa de câmbio.
Fórmula para calcular IPI
Agora que voce já sabe quais elementos considerar no momento de calcular o IPI, use uma fórmula simples para identificar o valor do tributo:
Valor do IPI = Base de cálculo X Percentual da AlÃÂquota
Para que voce possa ver como fazer o cálculo do IPI, observe o exemplo abaixo:
Considere um produto com base de cálculo de R$ 500 e alÃÂquota de IPI de 15%, o valor do imposto será: 500 x 15% = R$ 75.
Vou exemplificar pra voce : o produto custa R$ 100 com 10% de IPI nas vendas com NF vc vai vender o produto 100 e cobrar 10,00 destacando o IPI em todas suas Tags.
Já no SAT o valor do produto é 110 e não 100, desta forma vc resolve o problema.
Então eu acho que desse jeito vc vai ter que ajustar na sua aplicação para atender esse cenário.
Já no SAT o valor do produto é 110 e não 100, desta forma vc resolve o problema.
Então eu acho que desse jeito vc vai ter que ajustar na sua aplicação para atender esse cenário.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas